Já se foi o tempo em que um sedã compacto era apenas um hatch com traseira protuberante dentro da Volkswagen. A marca alemã lançou o Virtus 2023 com mudanças que distanciam ainda mais o modelo do Polo e o torna mais competitivo nesse segmento.
O novo Volkswagen Virtus abandonou vem com duas variações do 1.0 turbo da marca: o 170 TSI e o 200 TSI. O motor mais fraco oferece câmbio manual ou automático em uma versão de entrada sem nome, enquanto o mais forte equipa o Comfortline e traz apenas a caixa automática de marchas.
Versão Exclusive substitui a GTS
Ela mantém as rodas de 18 polegadas, porém com decoração mais discreta
Dianteira mais volumosa deixou o visual mais equilibrado
Lanternas escurecidas são o novo padrão da marca
Faróis full-LED são de série em todas as versões
A grafia é "Exclusive", diferente do "Exclusiv" do Santana
Agora todas versões trazem painel digital e carregador sem fio
Costuras contrastantes são a marca registrada do Exclusve
Porção em vinil deixa o painel com toque mais agradável
Nome da versão vem no banco
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O 1.4 TSI foi mantido, porém a versão esportiva GTS foi trocada pela nova Exclusive, com decoração mais executiva. Visualmente o Virtus ganhou identidade própria, usando mais cromados nos para-choques dianteiro e traseiro.
A frente ficou mais volumosa, com a grade mais vertical e capô mais alto. Isso deixou as linhas mais equilibradas. Na traseira estão as lanternas escurecidas, que se tornaram o novo padrão da Volkswagen no Brasil, e o emblema com o nome do modelo foi para o centro da tampa.
Motor 200 TSI foi mantido no Comfortline e no Highline
Essas versões 200 TSI mantiveram os freios a disco nas quatro rodas, o 170 TSI utiliza tambores na traseira
Ao contrário do Polo, o Virtus traz luzes de neblina
Nome do modelo vem no centro da tampa
O Virtus se destaca pelo espaço interno
Reajuste nos preços deixaram as versões equiparadas com os principais rivais
Cor Azul Biscay veio do Nivus
Porta-malas de 521 litros está entre os maiores da categoria
A marca alemã finalmente colocou 6 airbags no Virtus, item que já vem em seus principais rivais. Além disso, toda versão com câmbio automático traz o pacote ADAS, que inclui cruise control adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Já na versão manual o pacote de segurança traz frenagem pós colisão, cruise control comum e assistente de partida em rampas.
Todas versões agora contam com carregador de smartphone por indução, entradas USB do tipo C (para o banco traseiro é apenas com câmbio automático), painel digital, faróis e lanternas em LED, sensor de pressão dos pneus e central multimídia.
A VW ouviu as críticas recebidas pelo Polo e colocou o botão que muda a visualização do painel no Virtus 170 TSI manual, permitindo colocar o conta-giros. Já os interessados pelo hatch terão que esperar, essa mudança irá vir apenas na linha 2024.
Outro item criticado no Polo que não foi adotado no Virtus são os bancos com encosto de cabeça integrados. O. Sedã manteve bancos tradicionais com o apoio regulável. Por dentro o sedã se distancia do hatch ao adotar uma decoração visualmente mais refinada.
Ar-condicionado automático com botões capacitivos vêm a partir do Comfortline
Todas as entradas USB são do tipo C
Versão Highline utiliza detalhes em marrom no interior
A faixa em vinil só é usada nas duas versões de topo
Bancos usam material sintético que simula couro
Largura da cabine deixa o Virtus próximo aos médio
Saída de ventilação traseira com entradas USB só vêm em modelos autoáticos
O painel é o mesmo, mas nas versões Highline e Exclusive existe uma porção forrada em vinil que dá um visual e toque diferenciados. Não chega a ser um soft touch como nos carros médios, mas quebra o padrão de plástico duro.
A novidade da linha é o Virtus Exclusive 250 TSI, que parece roubar da fórmula que foi usada pelo Santana Executivo. Ele une o motor mais forte com um interior completo e de decoração mais luxuosa.
De resto, o Volkswagen Virtus 2023 manteve seus bons atributos como a maior largura da categoria, o bom entre eixos de 2,61m e o porta-malas de 521 litros. Ele ficou mais competitivo esse upgrade no pacote de segurança e tecnologia. Agora a briga no segmento de sedãs vai esquentar.
Fotos: Volkswagen | Divulgação
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Versão | Preço |
---|---|
170 TSI manual | R$ 103.990 |
170 TSI automático | R$ 112.990 |
200 TSI Comfortline | R$ 121.990 |
200 TSI Highline | R$ 130.030 |
250 TSI Exclusive | R$ 144.990 |
O novo Volkswagen Virtus abandonou vem com duas variações do 1.0 turbo da marca: o 170 TSI e o 200 TSI. O motor mais fraco oferece câmbio manual ou automático em uma versão de entrada sem nome, enquanto o mais forte equipa o Comfortline e traz apenas a caixa automática de marchas.

Versão Exclusive substitui a GTS

Ela mantém as rodas de 18 polegadas, porém com decoração mais discreta

Dianteira mais volumosa deixou o visual mais equilibrado

Lanternas escurecidas são o novo padrão da marca


Faróis full-LED são de série em todas as versões

A grafia é "Exclusive", diferente do "Exclusiv" do Santana

Agora todas versões trazem painel digital e carregador sem fio

Costuras contrastantes são a marca registrada do Exclusve

Porção em vinil deixa o painel com toque mais agradável

Nome da versão vem no banco
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O 1.4 TSI foi mantido, porém a versão esportiva GTS foi trocada pela nova Exclusive, com decoração mais executiva. Visualmente o Virtus ganhou identidade própria, usando mais cromados nos para-choques dianteiro e traseiro.
A frente ficou mais volumosa, com a grade mais vertical e capô mais alto. Isso deixou as linhas mais equilibradas. Na traseira estão as lanternas escurecidas, que se tornaram o novo padrão da Volkswagen no Brasil, e o emblema com o nome do modelo foi para o centro da tampa.
Reforço na segurança do Virtus 2023

Motor 200 TSI foi mantido no Comfortline e no Highline

Essas versões 200 TSI mantiveram os freios a disco nas quatro rodas, o 170 TSI utiliza tambores na traseira

Ao contrário do Polo, o Virtus traz luzes de neblina

Nome do modelo vem no centro da tampa

O Virtus se destaca pelo espaço interno

Reajuste nos preços deixaram as versões equiparadas com os principais rivais

Cor Azul Biscay veio do Nivus

Porta-malas de 521 litros está entre os maiores da categoria
A marca alemã finalmente colocou 6 airbags no Virtus, item que já vem em seus principais rivais. Além disso, toda versão com câmbio automático traz o pacote ADAS, que inclui cruise control adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Já na versão manual o pacote de segurança traz frenagem pós colisão, cruise control comum e assistente de partida em rampas.
Todas versões agora contam com carregador de smartphone por indução, entradas USB do tipo C (para o banco traseiro é apenas com câmbio automático), painel digital, faróis e lanternas em LED, sensor de pressão dos pneus e central multimídia.
A VW ouviu as críticas recebidas pelo Polo e colocou o botão que muda a visualização do painel no Virtus 170 TSI manual, permitindo colocar o conta-giros. Já os interessados pelo hatch terão que esperar, essa mudança irá vir apenas na linha 2024.
Outro item criticado no Polo que não foi adotado no Virtus são os bancos com encosto de cabeça integrados. O. Sedã manteve bancos tradicionais com o apoio regulável. Por dentro o sedã se distancia do hatch ao adotar uma decoração visualmente mais refinada.
Volkswagen caprichou no painel do Virtus 2023

Ar-condicionado automático com botões capacitivos vêm a partir do Comfortline

Todas as entradas USB são do tipo C

Versão Highline utiliza detalhes em marrom no interior

A faixa em vinil só é usada nas duas versões de topo

Bancos usam material sintético que simula couro

Largura da cabine deixa o Virtus próximo aos médio

Saída de ventilação traseira com entradas USB só vêm em modelos autoáticos
O painel é o mesmo, mas nas versões Highline e Exclusive existe uma porção forrada em vinil que dá um visual e toque diferenciados. Não chega a ser um soft touch como nos carros médios, mas quebra o padrão de plástico duro.
A novidade da linha é o Virtus Exclusive 250 TSI, que parece roubar da fórmula que foi usada pelo Santana Executivo. Ele une o motor mais forte com um interior completo e de decoração mais luxuosa.
De resto, o Volkswagen Virtus 2023 manteve seus bons atributos como a maior largura da categoria, o bom entre eixos de 2,61m e o porta-malas de 521 litros. Ele ficou mais competitivo esse upgrade no pacote de segurança e tecnologia. Agora a briga no segmento de sedãs vai esquentar.
Fotos: Volkswagen | Divulgação
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