Notícia Volkswagen Virtus 2023 melhora onde o Polo não melhorou

Já se foi o tempo em que um sedã compacto era apenas um hatch com traseira protuberante dentro da Volkswagen. A marca alemã lançou o Virtus 2023 com mudanças que distanciam ainda mais o modelo do Polo e o torna mais competitivo nesse segmento.

VersãoPreço
170 TSI manualR$ 103.990
170 TSI automáticoR$ 112.990
200 TSI ComfortlineR$ 121.990
200 TSI HighlineR$ 130.030
250 TSI ExclusiveR$ 144.990

O novo Volkswagen Virtus abandonou vem com duas variações do 1.0 turbo da marca: o 170 TSI e o 200 TSI. O motor mais fraco oferece câmbio manual ou automático em uma versão de entrada sem nome, enquanto o mais forte equipa o Comfortline e traz apenas a caixa automática de marchas.

volkswagen-virtus-exclusive-2023-preto-frente-1920x1155.jpg

Versão Exclusive substitui a GTS
volkswagen-virtus-exclusive-2023-preto-frente-2-1918x1280.jpg

Ela mantém as rodas de 18 polegadas, porém com decoração mais discreta
volkswagen-virtus-exclusive-2023-preto-lateral-1918x1280.jpg

Dianteira mais volumosa deixou o visual mais equilibrado
volkswagen-virtus-exclusive-2023-preto-traseira-1920x1080.jpg

Lanternas escurecidas são o novo padrão da marca
volkswagen-virtus-exclusive-2023-preto-traseira-plano-aberto-1920x1280.jpg

volkswagen-virtus-exclusive-2023-preto-detalhe-dianteira-farois-1920x1080.jpg

Faróis full-LED são de série em todas as versões
volkswagen-virtus-exclusive-2023-preto-detalhe-emblema-1920x1080.jpg

A grafia é "Exclusive", diferente do "Exclusiv" do Santana
volkswagen-virtus-exclusive-2023-interior-painel-1920x1080.jpg

Agora todas versões trazem painel digital e carregador sem fio
volkswagen-virtus-exclusive-2023-interior-detalhe-porta-1920x1080.jpg

Costuras contrastantes são a marca registrada do Exclusve
volkswagen-virtus-exclusive-2023-interior-detalhe-painel-1920x1080.jpg

Porção em vinil deixa o painel com toque mais agradável
volkswagen-virtus-exclusive-2023-interior-detalhe-banco-1920x1080.jpg

Nome da versão vem no banco

VEJA TAMBÉM:


O 1.4 TSI foi mantido, porém a versão esportiva GTS foi trocada pela nova Exclusive, com decoração mais executiva. Visualmente o Virtus ganhou identidade própria, usando mais cromados nos para-choques dianteiro e traseiro.

A frente ficou mais volumosa, com a grade mais vertical e capô mais alto. Isso deixou as linhas mais equilibradas. Na traseira estão as lanternas escurecidas, que se tornaram o novo padrão da Volkswagen no Brasil, e o emblema com o nome do modelo foi para o centro da tampa.

Reforço na segurança do Virtus 2023​

volkswagen-virtus-highline-2023-azul-biscay-frente-2-1920x1280.jpg

Motor 200 TSI foi mantido no Comfortline e no Highline
volkswagen-virtus-highline-2023-azul-biscay-frente-1920x1280.jpg

Essas versões 200 TSI mantiveram os freios a disco nas quatro rodas, o 170 TSI utiliza tambores na traseira
volkswagen-virtus-highline-2023-azul-biscay-dianteira-detalhe-farol-grade-1920x1280.jpg

Ao contrário do Polo, o Virtus traz luzes de neblina
volkswagen-virtus-highline-2023-azul-biscay-traseira-2-1920x1280.jpg

Nome do modelo vem no centro da tampa
volkswagen-virtus-highline-2023-azul-biscay-traseira-porta-aberta-1920x1280.jpg

O Virtus se destaca pelo espaço interno
volkswagen-virtus-highline-2023-azul-biscay-traseira-visto-de-cima-1920x1280.jpg

Reajuste nos preços deixaram as versões equiparadas com os principais rivais
volkswagen-virtus-highline-2023-azul-biscay-traseira-1920x1280.jpg

Cor Azul Biscay veio do Nivus
volkswagen-virtus-highline-2023-azul-biscay-porta-malas-1920x1079.jpg

Porta-malas de 521 litros está entre os maiores da categoria

A marca alemã finalmente colocou 6 airbags no Virtus, item que já vem em seus principais rivais. Além disso, toda versão com câmbio automático traz o pacote ADAS, que inclui cruise control adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Já na versão manual o pacote de segurança traz frenagem pós colisão, cruise control comum e assistente de partida em rampas.

Todas versões agora contam com carregador de smartphone por indução, entradas USB do tipo C (para o banco traseiro é apenas com câmbio automático), painel digital, faróis e lanternas em LED, sensor de pressão dos pneus e central multimídia.

A VW ouviu as críticas recebidas pelo Polo e colocou o botão que muda a visualização do painel no Virtus 170 TSI manual, permitindo colocar o conta-giros. Já os interessados pelo hatch terão que esperar, essa mudança irá vir apenas na linha 2024.

Outro item criticado no Polo que não foi adotado no Virtus são os bancos com encosto de cabeça integrados. O. Sedã manteve bancos tradicionais com o apoio regulável. Por dentro o sedã se distancia do hatch ao adotar uma decoração visualmente mais refinada.

Volkswagen caprichou no painel do Virtus 2023​

volkswagen-virtus-highline-2023-interior-volante-1920x1122.jpg

Ar-condicionado automático com botões capacitivos vêm a partir do Comfortline
volkswagen-virtus-highline-2023-interior-painel-1920x1080.jpg

Todas as entradas USB são do tipo C
volkswagen-virtus-highline-2023-interior-painel-2-1920x1079.jpg

Versão Highline utiliza detalhes em marrom no interior
volkswagen-virtus-highline-2023-interior-detalhe-painel-1920x1080.jpg

A faixa em vinil só é usada nas duas versões de topo
volkswagen-virtus-highline-2023-interior-visto-de-lado-1920x1080.jpg

Bancos usam material sintético que simula couro
volkswagen-virtus-highline-2023-interior-bancos-1920x1080.jpg

Largura da cabine deixa o Virtus próximo aos médio
volkswagen-virtus-highline-2023-interior-banco-traseiro-1920x1079.jpg

Saída de ventilação traseira com entradas USB só vêm em modelos autoáticos

O painel é o mesmo, mas nas versões Highline e Exclusive existe uma porção forrada em vinil que dá um visual e toque diferenciados. Não chega a ser um soft touch como nos carros médios, mas quebra o padrão de plástico duro.

A novidade da linha é o Virtus Exclusive 250 TSI, que parece roubar da fórmula que foi usada pelo Santana Executivo. Ele une o motor mais forte com um interior completo e de decoração mais luxuosa.

De resto, o Volkswagen Virtus 2023 manteve seus bons atributos como a maior largura da categoria, o bom entre eixos de 2,61m e o porta-malas de 521 litros. Ele ficou mais competitivo esse upgrade no pacote de segurança e tecnologia. Agora a briga no segmento de sedãs vai esquentar.

Fotos: Volkswagen | Divulgação

O post Volkswagen Virtus 2023 melhora onde o Polo não melhorou apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...
 
Top