A Volvo caminhões anunciou a linha 2025 do FH produzido no Brasil com atualizações que o deixa alinhado com o modelo recém apresentado na Europa. O pesado mais vendido do país recebeu recursos tecnológicos que melhoram a vida a bordo, segurança e eficiência.
Um recurso que chama a atenção e que está ficando popular nos caminhões mais caros é o retrovisor por câmera. Ele já é disponível no Mercedes-Benz Actros vendido no Brasil e agora está disponível no Volvo FH 2025 como opcional.
O retrovisor por câmera ajuda mais na aerodinâmica por reduzir o arrasto (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)
O painel dianteiro foi redesenhado e recebeu novo emblema (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)
O letreiro Globetrotter ganhou nova grafia (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)
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Segundo a montadora sueca, os retrovisores externos por câmera trazem uma vantagem considerável na redução do consumo de combustível e no ruído interno. No lugar das peças grandes e planas ao lado da cabine entram suporte menores e mais aerodinâmicos onde são montados as câmeras, produzindo um arrasto menor.
O Volvo FH 2025 recebeu outras mudanças externas que ajudaram a melhorar a aerodinâmica. Para finalizar as melhorias estéticas está um novo painel dianteiro com a logo atualizada da montadora, o letreiro Globetrotter redesenhado e novos emblemas de potência do motor.
O sistema I-See agora antecipa curvas e rotatória para adiantar as trocas de marcha (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)
O monitor de pressão dos pneus também aponta a temperatura deles (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)
O câmbio automatizado I-Shift já é padrão na linha FH há alguns anos, para ajudar na eficiência a Volvo desenvolveu o I-See. Esse sistema utiliza dados de navegação para adiantar as trocas de marchas com base na topografia.
Em um caminhão pesado qualquer mudança de relevo afeta o ritmo e recuperar a velocidade leva tempo — e gasta mais óleo diesel. Com o I-See a caixa já sabe que uma subida está a caminho e reduz as marchas antecipadamente para manter o passo e não desperdiçar combustível.
Esses sistema foi atualizado na linha 2025 do Volvo FH. Agora o I-See antecipa curvas e rotatória, tornando o funcionamento da caixa I-Drive ainda mais previsível e eficiente. Ele também utiliza dados armazenados em nuvem, algo inédito no Brasil.
O FH na configuração de 540 cv é o caminhão mais vendido do Brasil (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)
O pesado sueco é produzido no estado do Paraná (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)
Outra novidade introduzida na linha 2025 do Volvo FH foi o monitoramento de pressão dos pneus que também é capaz de informar a temperatura. O operador pode programar os valores-limites para que o aviso de baixa pressão seja feito na cabine. Esses dados também podem ser acompanhados de forma remota pelo gestor de frotas através do Volvo Connect.
Finalizando o pacote de novidades estão algumas melhorias de vida a bordo na cabine do Volvo FH 2025: nova base do banco com ajustes melhores e entradas USB-C para carregamento rápido de smartphone e outros aparelhos. O caminhão já está disponível na rede oficial de concessionários.
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Um recurso que chama a atenção e que está ficando popular nos caminhões mais caros é o retrovisor por câmera. Ele já é disponível no Mercedes-Benz Actros vendido no Brasil e agora está disponível no Volvo FH 2025 como opcional.

O retrovisor por câmera ajuda mais na aerodinâmica por reduzir o arrasto (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)

O painel dianteiro foi redesenhado e recebeu novo emblema (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)

O letreiro Globetrotter ganhou nova grafia (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)
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Segundo a montadora sueca, os retrovisores externos por câmera trazem uma vantagem considerável na redução do consumo de combustível e no ruído interno. No lugar das peças grandes e planas ao lado da cabine entram suporte menores e mais aerodinâmicos onde são montados as câmeras, produzindo um arrasto menor.
O Volvo FH 2025 recebeu outras mudanças externas que ajudaram a melhorar a aerodinâmica. Para finalizar as melhorias estéticas está um novo painel dianteiro com a logo atualizada da montadora, o letreiro Globetrotter redesenhado e novos emblemas de potência do motor.
As novas tecnologias do Volvo FH 2025

O sistema I-See agora antecipa curvas e rotatória para adiantar as trocas de marcha (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)

O monitor de pressão dos pneus também aponta a temperatura deles (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)
O câmbio automatizado I-Shift já é padrão na linha FH há alguns anos, para ajudar na eficiência a Volvo desenvolveu o I-See. Esse sistema utiliza dados de navegação para adiantar as trocas de marchas com base na topografia.
Em um caminhão pesado qualquer mudança de relevo afeta o ritmo e recuperar a velocidade leva tempo — e gasta mais óleo diesel. Com o I-See a caixa já sabe que uma subida está a caminho e reduz as marchas antecipadamente para manter o passo e não desperdiçar combustível.
Esses sistema foi atualizado na linha 2025 do Volvo FH. Agora o I-See antecipa curvas e rotatória, tornando o funcionamento da caixa I-Drive ainda mais previsível e eficiente. Ele também utiliza dados armazenados em nuvem, algo inédito no Brasil.

O FH na configuração de 540 cv é o caminhão mais vendido do Brasil (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)

O pesado sueco é produzido no estado do Paraná (Foto: Volvo Caminhões | Divulgação)
Outra novidade introduzida na linha 2025 do Volvo FH foi o monitoramento de pressão dos pneus que também é capaz de informar a temperatura. O operador pode programar os valores-limites para que o aviso de baixa pressão seja feito na cabine. Esses dados também podem ser acompanhados de forma remota pelo gestor de frotas através do Volvo Connect.
Finalizando o pacote de novidades estão algumas melhorias de vida a bordo na cabine do Volvo FH 2025: nova base do banco com ajustes melhores e entradas USB-C para carregamento rápido de smartphone e outros aparelhos. O caminhão já está disponível na rede oficial de concessionários.
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