Notícia VW Nivus Highline 2026: Avaliação da versão topo de linha com motor 1.0 TSI

Dinâmica de condução e visual são os pontos altos do modelo




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Modelo mais completo da gama do SUV compacto até a chegada do GTS em abril desse ano, a versão Highline se destaca por ter mais equipamentos do que as demais versões equipadas com motor 1.0 TSI. Entretanto, os concorrentes diretos e o recente lançamento do Tera podem complicar a vida desse modelo. Assim, a revista Carro traz uma avaliação completa do Nivus Highline e seus predicados para se manter competitivo no segmento.



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Dimensões




O Nivus, feito sobre a plataforma MQB-A0, tem 4,27 m de comprimento, 1,76 de largura, 1,5 m de altura e entre-eixos de 2,57 m. Em relação ao Tera, o Nivus tem 12 cm a mais de comprimento e 2 cm de altura, mas é 2 cm mais estreito. No porta-malas, o modelo tem 415 litros, número maior que o irmão, de 350 litros, mas inferior ao seu concorrente direto, o Fiat Fastback, que possui 516 litros na medição VDA.



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Design




Reestilizado em 2024, o Nivus ganhou mudanças visuais na parte externa e interna. A versão avaliada, Highline, possui barra de led interligando os DRLs dos faróis na dianteira, solução empregada primeiro no Taos. Os faróis são de LED do tipo refletor.



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Na traseira, o modelo também recebeu uma barra de LED interligando as lanternas, o que melhora visibilidade noturna para os veículos que vem atrás. Além disso, há um detalhe imitando alumínio no para-choque, que não tem saída de escape visível.



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Internamente, a versão Highline traz painel digital de 10,25 polegadas e central VW Play Connect de 10,1 polegadas. Os bancos e o volante têm revestimento em couro sintético, com aplique de material no painel. Há ainda o opcional do pacote Outfit, que traz detalhes e cores diferentes.



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Motorização




O motor que equipa todas as versões do Nivus, com exceção da GTS, é o conhecido 1.0 TSI da família EA211, que no SUV cupê entrega 128/116 cv (E/G) de potência e 20,4 kgfm (E/G) de torque e faz menção a designação 200TSI. O câmbio é o AQ250, um automático com conversor de torque de seis marchas.

Com esse conjunto, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em cerca de 10 segundos e a velocidade máxima é de 192 km/h. No consumo com etanol, o modelo fez 9 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, números superiores aos divulgados de 8,6/12,4 km/l (E/G) na em trecho urbano e 10,3/14,8 km/l (E/G) em trecho rodoviário.




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Impressões ao dirigir




Característico de veículos da Volkswagen, o Nivus possui um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. A versão Highline, equipada com rodas de 17 polegadas calçadas em pneus 205/55 R17, absorve bem os obstáculos, transmitindo apenas som de final de curso da suspensão em buracos maiores, por exemplo.

Na condução o modelo mostra ótima dinâmica, transmitindo confiança para fazer desvios rápidos de trajetória, além de ter pouca movimentação da carroceria em curvas de alta velocidade.




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Na cidade, há um certo delay nas arrancadas que pode incomodar em algumas situações, mas após entrar em movimento as acelerações são agradáveis graças ao torque de 20,4 kgfm a cerca de 2000 rpm. Com 1238 kg, o desempenho é adequado para o porte do SUV.

Uma característica que agrada no Nivus é a suavidade do motor três cilindros, que diferente da maioria dos propulsores dessa configuração não apresenta vibrações notáveis, mesmo em altas rotações.




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Equipamentos




A versão Highline traz como principais equipamentos ar-condicionado digital e automático, retrovisor central eletrocrômico, retrovisores elétricos e rebatíveis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, dentre outros.

Como opcionais no pacote ADAS estão disponíveis o assistente de mudança e permanência de faixa, assistente de estacionamento Park Assist e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.




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Vale a pena?




Com preço de tabela de R$ 160.790, a vida do Nivus Highline é complicada. Embora possua um conjunto bastante acertado, ele é mais de R$ 20 mil mais caro que o Tera High, que sai por R$ 139.990 e perde poucos equipamentos e espaço quando comparado ao Nivus. A maior diferença é mecânica, dado que o lançamento é equipado com motor 170TSI de 109/116 cv (E/G) e 16,8 (E/G) kgfm.



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Além da concorrência interna, existe ainda seu principal rival de porte e características cupê, o Fiat Fastback. Por R$ 165.990, há a versão 1.0 T200 Hybrid, enquanto que por R$ 168.990 há a Limited Edition com motor 1.3 T270 de 176 cv (E/G) e 27,5 kgfm (E/G).

Assim, o Nivus Highline agrada o consumidor que procura por um bom nível de equipamentos, boa dirigibilidade, design de estilo cupê e uma mecânica já bem consolidada, mas poderia ter preço mais acessível. Para quem busca mais desempenho existe ainda a opção do Nivus GTS, que ganha motor 250TSI de 150 cv (E/G) e 25,5 kgfm (E/G), pacote ADAS de série, ajustes na suspensão e sai por R$ 174.990.




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