A Volkswagen acaba de lançar comercialmente o Tera. O SUV compacto será oferecido em x versões, com preço inicial de R$ 99.990. O valor deixa claro que a VW irá com tudo para cima do Fiat Pulse, que inclusive terá valores da linha 2026 divulgados nesta segunda-feira (26).
VEJA TAMBÉM:
Mas o preço agressivo é promocional. Ele é válido para as primeiras 999 unidades da versão de entrada do Tera. Quando o lote esgotar, o valor subirá para R$ 103.990.
Volkswagen Tera terá duas opções de motores e dois tipos de transmissão
O modelo será equipado com o motor MPI 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm de torque, combinado com transmissão manual de cinco marchas. O modelo também será equipado com bloco 170 TSI 1.0 turbo de 116 cv e 17,3 kgfm de torque. A unidade poderá ser combinada com caixa manual ou automática de seis marchas.
Preço de R$ 99.990 será oferecido para as primeiras 999 unidades da versão MPI (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
O Volkswagen Tera será oferecido em 5 versões. São elas: MPI, TSI, Comfort e Highline. Ele também contará com a edição especial Outfit The Town Edition.
O Volkswagen Tera é oferecido em quatro versões e uma série especial. Todas as versões contam com seis airbags e frenagem emergencial autônoma de série. Confira o que cada versão oferece.
Versão de entrada recorre às rodas de aço de 15 polegadas, adornada por calotas, que foram retiradas do Polo Track
A versão conta com os mesmos itens da MPI, mas acrescenta os itens abaixo.
Opcional:
Volkswagen Tera Comfort é a versão intermediária e primeira opção com motor turbo e caixa automática
A primeira opção com motor turbo inclui os seguintes equipamentos:
Opcional – Pacote Conforto:
Opcional – Pacote ADAS:
Opcional – Pacote Outfit The Town Edition:
O Tera é um legítimo aventureiro derivado de um hatch. Assim como seus rivais Pulse, Kardian e Basalt ele revela os traços de seus descendentes. O SUV tem estilo anabolizado, evidenciado pela linha de cintura elevada e contornos dos para-lamas.
Construído sobre a plataforma do Polo Track, o Tera chega para completar a família de SUVs da VW. O modelo se posicionará na base do mercado, ficando abaixo do Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan.
Com a chegada do modelo, a marca passa a concorrer com efetividade na seara dos SUVs compactos derivados de hatches, como Pulse, Kardian e Basalt. Dessa forma, a VW passa preencher uma faixa de preços que vai de R$ 100 mil a R$ 300 mil.
A tendência é que o Tera substitua gradualmente o Polo. Mas vale lembrar que o Polo Track (que conta com a plataforma do Tera) continuará em linha para ser a opção de acesso da marca e atender demanda principalmente de frotistas.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- VW Tera pode chegar em maio por menos de R$ 100 mil
- Volkswagen confirma data para o lançamento do Tera
- O que é o VW Tera? Vai custar quanto?
Mas o preço agressivo é promocional. Ele é válido para as primeiras 999 unidades da versão de entrada do Tera. Quando o lote esgotar, o valor subirá para R$ 103.990.
Motores do Tera

Volkswagen Tera terá duas opções de motores e dois tipos de transmissão
O modelo será equipado com o motor MPI 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm de torque, combinado com transmissão manual de cinco marchas. O modelo também será equipado com bloco 170 TSI 1.0 turbo de 116 cv e 17,3 kgfm de torque. A unidade poderá ser combinada com caixa manual ou automática de seis marchas.

Preço de R$ 99.990 será oferecido para as primeiras 999 unidades da versão MPI (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Versões e preços do Tera
O Volkswagen Tera será oferecido em 5 versões. São elas: MPI, TSI, Comfort e Highline. Ele também contará com a edição especial Outfit The Town Edition.
Versão | Motor | Potência | Preço |
---|---|---|---|
Tera MPI | 1.0 MT5 | 84 cv | R$ 99.990 |
Tera TSI | 1.0 turbo MT5 | 116 cv | R$ 116.990 |
Tera Comfort | 1.0 Turbo AT6 | 116 cv | R$ 126.990 |
Tera High | 1.0 turbo AT6 | 116 cv | R$ 139.990 |
Tera + Pacote Outfit The Town | 1.0 turbo AT6 | 116 cv | R$ 142.290 |
Equipamentos de série do Volkswagen Tera 2026
O Volkswagen Tera é oferecido em quatro versões e uma série especial. Todas as versões contam com seis airbags e frenagem emergencial autônoma de série. Confira o que cada versão oferece.
Tera MPI MT5

Versão de entrada recorre às rodas de aço de 15 polegadas, adornada por calotas, que foram retiradas do Polo Track
- Airbags frontais (2), laterais (2)
- Airbags de cortina (2)
- Alto-falantes (4)
- AEB – Frenagem autônoma de emergência
- Alerta de cinto de segurança dianteiro e traseiro
- Antena no teto
- Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- Hill Hold Control (HHC)
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Banco traseiro com encosto rebatível
- Capas dos retrovisores e maçanetas na cor do veículo
- Cintos com regulagem de altura e pré-tensionador (dianteiros)
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Computador de bordo
- ESC, ASR, EDS (estabilidade, tração e bloqueio eletrônico do diferencial)
- Direção elétrica
- Retrovisores elétricos com luzes de direção e função tilt down (lado direito)
- Faróis de LED com luz diurna de LED
- ISOFIX e Top Tether
- Freios ABS com EBD
- Lanternas traseiras em LED
- Painel de instrumentos digital de 8”
- Para-choques na cor do veículo
- Para-sol com espelho apenas para passageiro
- Piloto automático
- Rack de teto longitudinal
- Rodas de aço aro 15” com pneus 185/65 R15 e supercalotas
- Sensores de estacionamento traseiros
- Alarme com comando remoto (keyless)
- Pós-colisão – sistema de frenagem automática
- Sistema multimídia VW Play 10,1” touchscreen com App-Connect
- Detector de fadiga do motorista
- Controle de pressão dos pneus
- Tomadas USB tipo C dianteiras
- Vidros elétricos nas quatro portas (one touch nos dianteiros)
- Travamento elétrico e remoto
- Volante multifuncional
Tera TSI MT5
A versão conta com os mesmos itens da MPI, mas acrescenta os itens abaixo.
- Grade do radiador com friso cromado
- Luzes de leitura dianteira e traseira
- Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
- Rodas de aço aro 16” com pneus 205/60 R16
- Volante multifuncional com acabamento premium
Opcional:
- Rodas de liga leve 16”
Tera Comfort TSI AT6

Volkswagen Tera Comfort é a versão intermediária e primeira opção com motor turbo e caixa automática
A primeira opção com motor turbo inclui os seguintes equipamentos:
- ACC – Controle adaptativo de velocidade e distância
- Descanso de braço dianteiro
- Sistema “Kessy” – acesso sem chave e partida por botão
- Sistema Start-Stop
- Tomadas USB tipo C traseiras
- Transmissão automática de 6 marchas
- Volante multifuncional com acabamento premium e shift paddles
Opcional – Pacote Conforto:
- Ar-condicionado digital “Climatronic Touch”
- Carregamento de celular por indução
Tera High TSI AT6
- Alto-falantes (6)
- Banco traseiro bipartido
- Câmera de ré
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Faróis com função “Coming & Leaving home”
- Iluminação ambiente em LED
- Iluminação no porta-luvas
- Painel digital 10,25”
- Rodas de liga leve 17” com pneus 205/55 R17
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Sensores de chuva e crepuscular
- Tapetes em carpete (4)
Opcional – Pacote ADAS:
- Lane Assist (assistente ativo de mudança de faixa)
- Câmera multifuncional
- Detector de ponto cego com assistente de saída de vaga
Opcional – Pacote Outfit The Town Edition:
- Bancos com revestimento premium e inserto Outfit
- Rodas 17” escurecidas
- Teto e retrovisores pintados de preto Ninja
Visual do Volkswagen Tera

O Tera é um legítimo aventureiro derivado de um hatch. Assim como seus rivais Pulse, Kardian e Basalt ele revela os traços de seus descendentes. O SUV tem estilo anabolizado, evidenciado pela linha de cintura elevada e contornos dos para-lamas.
Estratégia da VW
Construído sobre a plataforma do Polo Track, o Tera chega para completar a família de SUVs da VW. O modelo se posicionará na base do mercado, ficando abaixo do Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan.
Com a chegada do modelo, a marca passa a concorrer com efetividade na seara dos SUVs compactos derivados de hatches, como Pulse, Kardian e Basalt. Dessa forma, a VW passa preencher uma faixa de preços que vai de R$ 100 mil a R$ 300 mil.
A tendência é que o Tera substitua gradualmente o Polo. Mas vale lembrar que o Polo Track (que conta com a plataforma do Tera) continuará em linha para ser a opção de acesso da marca e atender demanda principalmente de frotistas.
Continue lendo...