Até 2019, não havia uma classificação técnica oficial sobre o que é — ou não — um SUV. O Inmetro criou uma regra que usa os ângulos de ataque, saída, ventral e vão livre para definir isso. O novo Volkswagen Tera se enquadra nas regras, com exceção de uma versão.
Ele foi lançado em quatro versões: MPI, TSI, Comfort e High. As versões com motor turbo possuem rodas de diâmetro maior, que deixa um vão livre maior e ajuda nos ângulos.
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Já o Volkswagen Tera MPI, com motor 1.0 aspirado, possui o mesmo conjunto de roda e pneus do Polo Track. Por isso, seu vão livre é menor e o tira da classificação de SUV do Inmetro.
Compare esse TSI com a foto que abre a matéria, o vão livre é maior aqui (Foto: Volkswagen | Divulgação)
A Volkswagen não divulgou o vão livre e os ângulos do Tera. Mas podemos ter uma noção dessa diferença pela altura total do veículo: o MPI mede 1,47 m, enquanto os modelos turbinados medem 1,50 m.
Fazer o carro com motor 1.0 e conjunto rodas/pneus menor foi uma escolha da Volkswagen. A Citroën, por exemplo, vende o Basalt 1.0 com a mesma suspensão e o mesmo conjunto de rodas e pneus das versões turbo.
Segundo a classificação do Inmetro, os únicos SUVs com motor 1.0 aspirado vendidos no Brasil são o Renault e o Citroën C3. O Fiat Argo Trekking é outros hatch que saiu como SUV, mas ele conta com motor 1.3 aspirado
Esse é o Basalt Feel 1.0, ele usa as mesmas rodas da versão turbo (Foto: Citroën | Divulgação)
A regra do Inmetro é para poder classificar os carros em sua tabela de eficiência energética. Para fins de marketing não há uma regulamentação sobre o que pode ser chamado de SUV. As exigências são:
Alguns dos SUVs mais populares do mercado brasileiro não estão classificados na tabela do Inmetro dessa forma. O Toyota Corolla Cross, o BYD Yuan Pro, o Song Plus, o Song Pro, o Honda HR-V, o Hyundai Kona, o Volvo EX30, o BMW X2, o GAC Aion Y, o Mercedes-Benz GLA, o Chevrolet Equinox e o Audi Q7 estão como carros de passeio.
Isso tudo significa que aquele papo de comprar um SUV para não raspar em valetas e quebra-molas nem sempre é real. Alguns hatches podem se sair melhor que os carros grandões vendidos como utilitário.
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Ele foi lançado em quatro versões: MPI, TSI, Comfort e High. As versões com motor turbo possuem rodas de diâmetro maior, que deixa um vão livre maior e ajuda nos ângulos.
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Já o Volkswagen Tera MPI, com motor 1.0 aspirado, possui o mesmo conjunto de roda e pneus do Polo Track. Por isso, seu vão livre é menor e o tira da classificação de SUV do Inmetro.

Compare esse TSI com a foto que abre a matéria, o vão livre é maior aqui (Foto: Volkswagen | Divulgação)
A Volkswagen não divulgou o vão livre e os ângulos do Tera. Mas podemos ter uma noção dessa diferença pela altura total do veículo: o MPI mede 1,47 m, enquanto os modelos turbinados medem 1,50 m.
Fazer o carro com motor 1.0 e conjunto rodas/pneus menor foi uma escolha da Volkswagen. A Citroën, por exemplo, vende o Basalt 1.0 com a mesma suspensão e o mesmo conjunto de rodas e pneus das versões turbo.
Segundo a classificação do Inmetro, os únicos SUVs com motor 1.0 aspirado vendidos no Brasil são o Renault e o Citroën C3. O Fiat Argo Trekking é outros hatch que saiu como SUV, mas ele conta com motor 1.3 aspirado
Alguns carros vendidos como SUV não são classificados assim

Esse é o Basalt Feel 1.0, ele usa as mesmas rodas da versão turbo (Foto: Citroën | Divulgação)
A regra do Inmetro é para poder classificar os carros em sua tabela de eficiência energética. Para fins de marketing não há uma regulamentação sobre o que pode ser chamado de SUV. As exigências são:
- Pelo menos 18 cm de vão livre
- Ângulo de ataque superior a 23°
- Ângulo de saída superior a 20°
- Ângulo de transposição de rampa (central) superior a 10°
- Os quatro itens precisam ser atendidos com margem de erro de 1 cm ou 1°
Alguns dos SUVs mais populares do mercado brasileiro não estão classificados na tabela do Inmetro dessa forma. O Toyota Corolla Cross, o BYD Yuan Pro, o Song Plus, o Song Pro, o Honda HR-V, o Hyundai Kona, o Volvo EX30, o BMW X2, o GAC Aion Y, o Mercedes-Benz GLA, o Chevrolet Equinox e o Audi Q7 estão como carros de passeio.
Isso tudo significa que aquele papo de comprar um SUV para não raspar em valetas e quebra-molas nem sempre é real. Alguns hatches podem se sair melhor que os carros grandões vendidos como utilitário.
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