O Volkswagen Tera acaba de estrear no mercado brasileiro. E a grande novidade é a versão de entrada, MPI 1.0, que se posiciona na base da linha, oferecido por R$ 99.990.
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Mas o valor é promocional e é válido para as primeiras 999 unidades da versão. Depois disso, o Tera MPI sobe para R$ 103.990.
Visualmente, o Tera MPI traz elementos que estão presentes nas versões mais sofisticadas. Ele oferece assinatura em LED, lanternas em LED e capa dos retrovisores na cor da carroceria.
O visual da versão de entrada do Tera é limpo, sem detalhes em destaque ou rodas grandes, mas o conjunto não deixa transparecer simplicidade
No entanto, tem acabamento simplificado, com grades e peças de acabamento plástico fosco. Mas o que chama atenção são as rodas de aço estampado de 15 polegadas.
O Tera foi desenhado para acomodar rodas de diâmetros maiores, como 16 e 17 polegadas. Mas para a opção de acesso, foi adotada a roda de aço. Para disfarçar a proporção menor das jantes (como dizem os patrícios), elas foram pintadas de preto, assim como as calotas. Assim, elas se mesclam aos pneus. Um truque visual inteligente.
Por dentro, a simplicidade impera no Tera MPI. A lembrança com Polo Track e o finado Gol é imediata. Mas não se pode exigir refinamento na versão de acesso.
O Tera MPI é a opção de largada e seu preço inicial é o principal cartão de visitas para levar o consumidor à concessionária. Ou seja, a versão tem apelo publicitário, pois seu preço é quase metade do que é cobrado pela versão topo de linha. Afinal, a versão topo de linha é 42% mais cara e tem preços que esbarram em SUVs mais qualificados.
A versão de entrada do Tera é equipada com a unidade MPI 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão manual de cinco marchas.
O desempenho do Tera MPI vai de encontro com o que é esperado de um compacto 1.0 aspirado
Segundo a VW, a aceleração do Tera MPI, no 0 a 100 km/h, é de 14,3 segundos, com gasolina. Ao usar etanol, o tempo cai para 13,8 segundos. Já a velocidade máxima é de 158 km/h (gasolina) e 162 km/h (etanol).
O pacote de equipamentos do Tera de entrada oferece bons recursos de comodidade. Mas o principal atrativo são as seis bolsas infláveis. Além disso, a versão ainda conta com frenagem emergencial autônoma. Confira a lista completa:
Apesar de ser a versão mais simples, o SUV de entrada oferece recursos como cluster digital, seis airbags e multimídia flutuante
O Tera MPI 1.0 concorre na base do segmento. Seus rivais diretos são Citroën Basalt Feel 1.0 e Fiat Pulse Drive 1.3, que também utilizam motores aspirados. O Kardian “manual” concorre com a versão TSI MT5 do Tera, já que combina a caixa com embreagem e motores 1.0 turbo.
Citroën Basalt de entrada tem motor mais fraco que o Tera MPI, mas se dá melhor no porta-malas (Foto: Citroën | Divulgação)
O SUV cupê francês tem preço sugerido de R$ 100.490. Mas é ofertado no site da Citroën por R$ 92.990 promocionais. Seu motor é o Firefly 1.0 de 75 cv e 10 kgfm, combinado com transmissão manual de cinco marchas. Seu principal atributo é o porta-malas de 490 litros.
Já o Pulse Drive 1.3 MT, que acaba de voltar ao mercado, deverá ter seu preço anunciado nesta segunda-feira (26), já que a Fiat aguardava o preço final do Tera. A expectativa é que fique pelo menos R$ 1 mil mais barato. Na VW, executivos sopraram ao pé do ouvido que o rival italiano deverá ser posicionado em R$ 98,5 mil, mas não menos que isso.
De cara nova, Pulse Drive (manual) está de volta para tumultuar a vida do Tera MPI (Foto: Fiat | Divulgação)
O SUV derivado do Argo tem como principal atributo o motor Firefly 1.3 de 107 cv 13,7 kgfm de torque. O italiano acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e atinge 174 km/h de máxima.
O Tera tem medidas
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Mas o valor é promocional e é válido para as primeiras 999 unidades da versão. Depois disso, o Tera MPI sobe para R$ 103.990.
Visual do Tera MPI 1.0
Visualmente, o Tera MPI traz elementos que estão presentes nas versões mais sofisticadas. Ele oferece assinatura em LED, lanternas em LED e capa dos retrovisores na cor da carroceria.

O visual da versão de entrada do Tera é limpo, sem detalhes em destaque ou rodas grandes, mas o conjunto não deixa transparecer simplicidade
No entanto, tem acabamento simplificado, com grades e peças de acabamento plástico fosco. Mas o que chama atenção são as rodas de aço estampado de 15 polegadas.
O Tera foi desenhado para acomodar rodas de diâmetros maiores, como 16 e 17 polegadas. Mas para a opção de acesso, foi adotada a roda de aço. Para disfarçar a proporção menor das jantes (como dizem os patrícios), elas foram pintadas de preto, assim como as calotas. Assim, elas se mesclam aos pneus. Um truque visual inteligente.
Por dentro, a simplicidade impera no Tera MPI. A lembrança com Polo Track e o finado Gol é imediata. Mas não se pode exigir refinamento na versão de acesso.
O Tera MPI é a opção de largada e seu preço inicial é o principal cartão de visitas para levar o consumidor à concessionária. Ou seja, a versão tem apelo publicitário, pois seu preço é quase metade do que é cobrado pela versão topo de linha. Afinal, a versão topo de linha é 42% mais cara e tem preços que esbarram em SUVs mais qualificados.
O motor do Tera aspirado é mais esperto com álcool
A versão de entrada do Tera é equipada com a unidade MPI 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão manual de cinco marchas.

O desempenho do Tera MPI vai de encontro com o que é esperado de um compacto 1.0 aspirado
Segundo a VW, a aceleração do Tera MPI, no 0 a 100 km/h, é de 14,3 segundos, com gasolina. Ao usar etanol, o tempo cai para 13,8 segundos. Já a velocidade máxima é de 158 km/h (gasolina) e 162 km/h (etanol).
Itens de série do VW Tera MPI 2026
O pacote de equipamentos do Tera de entrada oferece bons recursos de comodidade. Mas o principal atrativo são as seis bolsas infláveis. Além disso, a versão ainda conta com frenagem emergencial autônoma. Confira a lista completa:

Apesar de ser a versão mais simples, o SUV de entrada oferece recursos como cluster digital, seis airbags e multimídia flutuante
- Airbags frontais (2), laterais (2)
- Airbags de cortina (2)
- Alto-falantes (4)
- AEB – Frenagem autônoma de emergência
- Alerta de cinto de segurança dianteiro e traseiro
- Antena no teto
- Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- Hill Hold Control (HHC)
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Banco traseiro com encosto rebatível
- Capas dos retrovisores e maçanetas na cor do veículo
- Cintos com regulagem de altura e pré-tensionador (dianteiros)
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Computador de bordo
- ESC, ASR, EDS (estabilidade, tração e bloqueio eletrônico do diferencial)
- Direção elétrica
- Retrovisores elétricos com luzes de direção e função tilt down (lado direito)
- Faróis de LED com luz diurna de LED
- ISOFIX e Top Tether
- Freios ABS com EBD
- Lanternas traseiras em LED
- Painel de instrumentos digital de 8”
- Para-choques na cor do veículo
- Para-sol com espelho apenas para passageiro
- Piloto automático
- Rack de teto longitudinal
- Rodas de aço aro 15” com pneus 185/65 R15 e supercalotas
- Sensores de estacionamento traseiros
- Alarme com comando remoto (keyless)
- Pós-colisão – sistema de frenagem automática
- Sistema multimídia VW Play 10,1” touchscreen com App-Connect
- Detector de fadiga do motorista
- Controle de pressão dos pneus
- Tomadas USB tipo C dianteiras
- Vidros elétricos nas quatro portas (one touch nos dianteiros)
- Travamento elétrico e remoto
- Volante multifuncional
Quem são os rivais do Tera MPI?
O Tera MPI 1.0 concorre na base do segmento. Seus rivais diretos são Citroën Basalt Feel 1.0 e Fiat Pulse Drive 1.3, que também utilizam motores aspirados. O Kardian “manual” concorre com a versão TSI MT5 do Tera, já que combina a caixa com embreagem e motores 1.0 turbo.

Citroën Basalt de entrada tem motor mais fraco que o Tera MPI, mas se dá melhor no porta-malas (Foto: Citroën | Divulgação)
O SUV cupê francês tem preço sugerido de R$ 100.490. Mas é ofertado no site da Citroën por R$ 92.990 promocionais. Seu motor é o Firefly 1.0 de 75 cv e 10 kgfm, combinado com transmissão manual de cinco marchas. Seu principal atributo é o porta-malas de 490 litros.
Já o Pulse Drive 1.3 MT, que acaba de voltar ao mercado, deverá ter seu preço anunciado nesta segunda-feira (26), já que a Fiat aguardava o preço final do Tera. A expectativa é que fique pelo menos R$ 1 mil mais barato. Na VW, executivos sopraram ao pé do ouvido que o rival italiano deverá ser posicionado em R$ 98,5 mil, mas não menos que isso.

De cara nova, Pulse Drive (manual) está de volta para tumultuar a vida do Tera MPI (Foto: Fiat | Divulgação)
O SUV derivado do Argo tem como principal atributo o motor Firefly 1.3 de 107 cv 13,7 kgfm de torque. O italiano acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e atinge 174 km/h de máxima.
Medidas e Capacidades do Tera MPI
O Tera tem medidas
- Peso em ordem de marcha: 1186 kg
- Peso bruto total (PBT): 1986 kg
- Carga útil: 770 kg
- Comprimento: 4,14 m
- Largura (sem retrovisores): 1,77 m
- Largura (com retrovisores): 2,00 m
- Altura: 1,53 m
- Distância entre eixos: 2,56 m
- Peso em ordem de marcha: 1.186 kg
- Peso bruto total (PBT): 1.986 kg
- Carga útil: 770 kg
- Pneus: 185/65 R15
- Porta-malas: 350 litros (padrão VDA)
- Porta-malas: 407 litros (volume teórico máximo)
- Tanque de combustível: 49 litros
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