O Jeep Renegade é daqueles carros do tipo “falem mal, mas falem de mim”. Durante anos, foi acusado de não subir nem meio-fio com seu controverso motor 1.8 E.torQ ou de ser um jipe de butique. Críticas que não causaram nenhuma ruga de preocupação em qualquer vendedor do SUV. Desde o lançamento, em 2015, o modelo é um sucesso e agora passa por mais uma mudança em sua linha..
A eficiência em vendas é notória. Em 2021, o Renegade foi novamente o SUV mais emplacado do país no acumulado do ano, segundo dados da Fenabrave. Em janeiro passado ainda atingiu a marca de 300 mil unidades produzidas. A propósito, foi o primeiro veículo feito na fábrica erguida pela então FCA – Fiat Chrysler Automóveis (hoje Stellantis).
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Apesar das “provas numéricas”, a Jeep tratou de dar uma sacudida no carro para tentar acabar com os comentários maldosos. De uma vez só, substitui o 1.8 e o 2.0 turbodiesel pelo novo 1.3 turboflex na linha 2022 do utilitário esportivo. Ao mesmo tempo, deixou a lista de equipamentos mais completa. Porém, os preços também subiram – e bem…
Mudanças para tentar manter o Renegade na ponta entre os SUVs compactos, segmento que mais cresce no mercado brasileiro. Se vai conseguir – tanto garantir a liderança, como minimizar as críticas -, só o tempo dirá (contudo,em 10 dias, já foram 10 mil unidades vendidas). De qualquer maneira, o AutoPapo já adianta 10 fatos sobre o novo Jeep Renegade que você precisa saber.
Com a adoção do novo motor 1.3 GSE turboflex o novo Jeep Renegade se torna o SUV compacto mais potente do mercado. São 185 cv com etanol e 180 cv, com gasolina, além de torque máximo de 27,5 kgfm a 1.750 rpm provenientes do quatro-cilindros com injeção direta de combustível.
Trata-se do mesmo motor que estreou nas remodeladas linhas Compass e Fiat Toro no ano passado, e também no Commander, o novo SUV médio de sete lugares lançado em 2021. Porém, o Renegade é bem mais leve que os irmãos de fábrica pernambucana – pesa entre 1.500 e 1.600 kg kg -, o que faz o motor render bem mais.
Nas versões 4×2 com câmbio automático de seis marchas, são 8,7 segundos no 0 a 100 km/h com etanol, e 8,8 s, com gasolina. As variantes 4×4 com caixa de nove velocidades são naturalmente um pouco mais lentas, com 0-100 em respectivos 9,5 e 9,8 segundos – dados fornecidos pela marca.
Apesar de perder as opções turbodiesel, a Jeep preservou um dos diferenciais do Renegade no segmento: a tração nas quatro rodas. As versões mais caras do SUV compacto usam o 1.3 turboflex, mas combinado ao antigo conjunto do 2.0 Multijet: tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas da ZF.
O sistema de tração integral Select-Terrain sob demanda oferece bloqueio eletrônico de diferencial e até cinco configurações de terreno: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, recomendado para pisos escorregadios) e Sand/Mud (Areia/Lama), enquanto o Rock (Pedra) é exclusivo da versão Trailhawk. Além disso, o conjunto tem opção de reduzida e controle eletrônico de descida.
Na prévia do lançamento do novo Jeep Renegade 2022, ainda no ano passado e com o carro camuflado, o SUV provou que mantém sua robustez. Em uma pista off-road em Curvello (MG), a configuração 4×4 do jipinho atravessou com desenvoltura trechos alagados e com bastante lama, e outros exercícios off-road, como pista de caixa de ovos e inclinação em rampas.
Participamos da prévia. Veja o que achamos!
Mesmo com a perda de vão livre do solo (eram mais de 22 cm nas versões diesel e agora são pouco mais de 18,5 cm), o novo Jeep Renegade ainda tem capacidades fora de estrada invejáveis que vão além da tração. As opções 4×4 trazem ângulo de entrada de 29°, ângulo de saída de 32° e ângulo de rampa de 21° (nos 4×2, são 21°, 31°, e 22°, respectivamente).
Um dos fatos sobre o novo Jeep Renegade diz respeito à eficiência do conjunto mecânico. Claro que o 1.3 GSE confere mais desempenho e rodar menos áspero que o antigo aspirado E.torQ, mas o ganho de consumo decepciona – assim como ocorreu com o Compass.
Na comparação, pelos padrões do Inmetro, o 1.8 fazia 6,9 km/l com etanol na cidade, enquanto o novo Jeep Renegade 4×2 anota 7,7 km/l. O ciclo urbano com gasolina ficava em 10,0 km/l, agora passou para 11 km/l. Na estrada, os 8,6 km/l do E.torQ deram lugar a 9,1 km/l com álcool. O melhor ganho se dá na estrada com gasolina: de 10,8 km/l para 12,8 km/l.
As novas derivações 4×4, obviamente, anotam números mais tímidos. As médias ficaram em 6,3 km/l e 7,3 km/l com etanol, e em 9,1 km/l e 10,8 km/l, com gasolina. Claro que versões diesel consomem menos, então a comparação acaba não sendo muito justa, mas vale como registro, já que os ciclos eram de 10,4 km/l na cidade e de 13,6 km/l, na estrada – em todas as situações consideramos as versões mais eficientes de antes e depois.
Se pegarmos os preços fixos das revisões do novo Jeep Renegade com motor turboflex e compararmos com o antigo modelo 1.8 aspirado, o custo de manutenção é basicamente o mesmo. A soma das seis primeiras revisões até 60 mil km fica em R$ 5.369 para as versões 4×2, e de R$ 5.665 para as 4×4, ante R$ 5.399 dos antecessores com motor E.torQ.
A turma saudosa do diesel, contudo, sentirá mais no bolso. É que as revisões do antigo Renegade 2.0 eram a cada 20 mil km e totalizavam R$ 3.620 em três manutenções até os 60 mil km.
Renegade 2022 4×2
Renegade 2022 4×4
Um dos principais fatos do modelo diz respeito à nova lista de equipamentos. Inegavelmente, o SUV passou por um upgrade nesse sentido. Desde a opção de entrada Sport, o novo Jeep Renegade recebe itens de auxílio à condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de manutenção e assistente de faixa, detector de fadiga e leitor de placas.
Além disso, toda a linha 2022 passa a vir de série com seis airbags, sistema multimídia com conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis Full LED, além de controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, rodas de liga-leve, freio de estacionamento eletrônico e quadro de instrumentos com tela de TFT customizável.
Ar automático bizona, painel 100% eletrônico, bancos de couro, carregador de smartphone por indução, faróis de neblina de LED e tela de 8,4” no multimídia são alguns dos itens a mais na Longitude 4×2. Já a S 4×4 agrega chave presencial, rodas de 19”, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático, detector de tráfego traseiro e sensor de ponto cego.
A Trailhawk tem a mesma lista da S, porém, com alguns detalhes para reforçar uma faceta mais lameira. Pneus de uso misto com rodas de 17”, suspensão elevada e proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível são alguns dos diferenciais.
Além disso, o quadro de instrumentos digital de 7” tem animação exclusiva e há detalhes vermelhos nas costuras dos bancos de couro e nas molduras dos alto-falantes e saídas de ar laterais.
Pois é, se o SUV já estava longe de ser barato, pelo menos tinha a versão Sport com preço inicial abaixo dos R$ 100 mil. Agora, o novo Jeep Renegade mais em conta começa em R$ 123.990.
Confira os preços das versões da linha 2022 do SUV para todo o Brasil, exceto estados de São Paulo e Paraíba:
Preços para o estado de São Paulo:
Preços para o estado da Paraíba:
Uma coisa que não mudou praticamente no novo Jeep Renegade é um dos seus pontos mais críticos: o espaço para bagagens. Estreito e curto, o porta-malas de 385 litros é um dos menores da categoria e não anima muito quem gosta de levar a casa dentro do carro. Uma solução pode ser um baú no bagageiro no teto – respeitando as capacidades de peso.
O espaço interno também nunca foi o forte no Renegade. A posição de dirigir elevada e ergonômica agrada, porém, não há folgas muito generosas para pernas e joelhos e o banco traseiro comporta dois adultos e uma criança, sem exageros.
O acerto da suspensão é competente. Com um jogo McPherson independente nas quatro rodas e barras estabilizadoras na frente e atrás, o Renegade, apesar da altura, não fica quicando em demasia nos buracos e quebra-molas. E ainda se mostra equilibrado em curvas a velocidades civilizadas.
É um carro que vende bem 0 km e também seminovo. Historicamente, o Renegade sempre teve boa liquidez entre os usados. Além disso, o nível de depreciação é baixo. No último ano, a propósito, valorizou – como boa parte do segmento. Segundo levantamento da KBB Brasil, em média, a linha 2021 do Renegade valorizou 5,22% (comparação de Preço 0 km KBB de janeiro de 2021 com Preço de Revendedor KBB de dezembro de 2021).
O post 10 fatos sobre o novo Jeep Renegade 2022: confira prós e contras do SUV apareceu primeiro em AutoPapo.
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A eficiência em vendas é notória. Em 2021, o Renegade foi novamente o SUV mais emplacado do país no acumulado do ano, segundo dados da Fenabrave. Em janeiro passado ainda atingiu a marca de 300 mil unidades produzidas. A propósito, foi o primeiro veículo feito na fábrica erguida pela então FCA – Fiat Chrysler Automóveis (hoje Stellantis).
VEJA TAMBÉM:
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- Renault Duster 2023 chega com novo motor 1.3 turbo e 1.6 atualizado
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Apesar das “provas numéricas”, a Jeep tratou de dar uma sacudida no carro para tentar acabar com os comentários maldosos. De uma vez só, substitui o 1.8 e o 2.0 turbodiesel pelo novo 1.3 turboflex na linha 2022 do utilitário esportivo. Ao mesmo tempo, deixou a lista de equipamentos mais completa. Porém, os preços também subiram – e bem…
Mudanças para tentar manter o Renegade na ponta entre os SUVs compactos, segmento que mais cresce no mercado brasileiro. Se vai conseguir – tanto garantir a liderança, como minimizar as críticas -, só o tempo dirá (contudo,em 10 dias, já foram 10 mil unidades vendidas). De qualquer maneira, o AutoPapo já adianta 10 fatos sobre o novo Jeep Renegade que você precisa saber.



Novo motor 1.3 turbo
Com a adoção do novo motor 1.3 GSE turboflex o novo Jeep Renegade se torna o SUV compacto mais potente do mercado. São 185 cv com etanol e 180 cv, com gasolina, além de torque máximo de 27,5 kgfm a 1.750 rpm provenientes do quatro-cilindros com injeção direta de combustível.
Trata-se do mesmo motor que estreou nas remodeladas linhas Compass e Fiat Toro no ano passado, e também no Commander, o novo SUV médio de sete lugares lançado em 2021. Porém, o Renegade é bem mais leve que os irmãos de fábrica pernambucana – pesa entre 1.500 e 1.600 kg kg -, o que faz o motor render bem mais.
Nas versões 4×2 com câmbio automático de seis marchas, são 8,7 segundos no 0 a 100 km/h com etanol, e 8,8 s, com gasolina. As variantes 4×4 com caixa de nove velocidades são naturalmente um pouco mais lentas, com 0-100 em respectivos 9,5 e 9,8 segundos – dados fornecidos pela marca.
Tem tração 4×4
Apesar de perder as opções turbodiesel, a Jeep preservou um dos diferenciais do Renegade no segmento: a tração nas quatro rodas. As versões mais caras do SUV compacto usam o 1.3 turboflex, mas combinado ao antigo conjunto do 2.0 Multijet: tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas da ZF.
O sistema de tração integral Select-Terrain sob demanda oferece bloqueio eletrônico de diferencial e até cinco configurações de terreno: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, recomendado para pisos escorregadios) e Sand/Mud (Areia/Lama), enquanto o Rock (Pedra) é exclusivo da versão Trailhawk. Além disso, o conjunto tem opção de reduzida e controle eletrônico de descida.
Robustez se manteve

Na prévia do lançamento do novo Jeep Renegade 2022, ainda no ano passado e com o carro camuflado, o SUV provou que mantém sua robustez. Em uma pista off-road em Curvello (MG), a configuração 4×4 do jipinho atravessou com desenvoltura trechos alagados e com bastante lama, e outros exercícios off-road, como pista de caixa de ovos e inclinação em rampas.
Participamos da prévia. Veja o que achamos!
Mesmo com a perda de vão livre do solo (eram mais de 22 cm nas versões diesel e agora são pouco mais de 18,5 cm), o novo Jeep Renegade ainda tem capacidades fora de estrada invejáveis que vão além da tração. As opções 4×4 trazem ângulo de entrada de 29°, ângulo de saída de 32° e ângulo de rampa de 21° (nos 4×2, são 21°, 31°, e 22°, respectivamente).
Renegade turbo ficou mais econômico? Não!
Um dos fatos sobre o novo Jeep Renegade diz respeito à eficiência do conjunto mecânico. Claro que o 1.3 GSE confere mais desempenho e rodar menos áspero que o antigo aspirado E.torQ, mas o ganho de consumo decepciona – assim como ocorreu com o Compass.
Na comparação, pelos padrões do Inmetro, o 1.8 fazia 6,9 km/l com etanol na cidade, enquanto o novo Jeep Renegade 4×2 anota 7,7 km/l. O ciclo urbano com gasolina ficava em 10,0 km/l, agora passou para 11 km/l. Na estrada, os 8,6 km/l do E.torQ deram lugar a 9,1 km/l com álcool. O melhor ganho se dá na estrada com gasolina: de 10,8 km/l para 12,8 km/l.
As novas derivações 4×4, obviamente, anotam números mais tímidos. As médias ficaram em 6,3 km/l e 7,3 km/l com etanol, e em 9,1 km/l e 10,8 km/l, com gasolina. Claro que versões diesel consomem menos, então a comparação acaba não sendo muito justa, mas vale como registro, já que os ciclos eram de 10,4 km/l na cidade e de 13,6 km/l, na estrada – em todas as situações consideramos as versões mais eficientes de antes e depois.
Revisões do Renegade 2022

Se pegarmos os preços fixos das revisões do novo Jeep Renegade com motor turboflex e compararmos com o antigo modelo 1.8 aspirado, o custo de manutenção é basicamente o mesmo. A soma das seis primeiras revisões até 60 mil km fica em R$ 5.369 para as versões 4×2, e de R$ 5.665 para as 4×4, ante R$ 5.399 dos antecessores com motor E.torQ.
A turma saudosa do diesel, contudo, sentirá mais no bolso. É que as revisões do antigo Renegade 2.0 eram a cada 20 mil km e totalizavam R$ 3.620 em três manutenções até os 60 mil km.
Preços de cada revisão do novo Jeep Renegade:
Renegade 2022 4×2
- 10.000 km: R$ 669
- 20.000 km: R$ 768
- 30.000 km: R$ 857
- 40.000 km: R$ 795
- 50.000 km: R$ 1.297
- 60.000 km: R$ 983
- Total: R$ 5.369
Renegade 2022 4×4
- 10.000 km: R$ 718
- 20.000 km: R$ 817
- 30.000 km: R$ 907
- 40.000 km: R$ 844
- 50.000 km: R$ 1.346
- 60.000 km: R$ 1.033
- Total: R$ 5.665
Está mais equipado…




Um dos principais fatos do modelo diz respeito à nova lista de equipamentos. Inegavelmente, o SUV passou por um upgrade nesse sentido. Desde a opção de entrada Sport, o novo Jeep Renegade recebe itens de auxílio à condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de manutenção e assistente de faixa, detector de fadiga e leitor de placas.
Além disso, toda a linha 2022 passa a vir de série com seis airbags, sistema multimídia com conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis Full LED, além de controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, rodas de liga-leve, freio de estacionamento eletrônico e quadro de instrumentos com tela de TFT customizável.
Ar automático bizona, painel 100% eletrônico, bancos de couro, carregador de smartphone por indução, faróis de neblina de LED e tela de 8,4” no multimídia são alguns dos itens a mais na Longitude 4×2. Já a S 4×4 agrega chave presencial, rodas de 19”, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático, detector de tráfego traseiro e sensor de ponto cego.
A Trailhawk tem a mesma lista da S, porém, com alguns detalhes para reforçar uma faceta mais lameira. Pneus de uso misto com rodas de 17”, suspensão elevada e proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível são alguns dos diferenciais.
Além disso, o quadro de instrumentos digital de 7” tem animação exclusiva e há detalhes vermelhos nas costuras dos bancos de couro e nas molduras dos alto-falantes e saídas de ar laterais.
… mas novo Renegade ficou mais caro
Pois é, se o SUV já estava longe de ser barato, pelo menos tinha a versão Sport com preço inicial abaixo dos R$ 100 mil. Agora, o novo Jeep Renegade mais em conta começa em R$ 123.990.
Confira os preços das versões da linha 2022 do SUV para todo o Brasil, exceto estados de São Paulo e Paraíba:
- Novo Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 123.990
- Novo Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 138.990
- Novo Jeep Renegade S T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 163.290
- Novo Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 163.290
Preços para o estado de São Paulo:
- Novo Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 128.115
- Novo Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 143.615
- Novo Jeep Renegade S T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 168.723
- Novo Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 168.723
Preços para o estado da Paraíba:
- Novo Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 127.583
- Novo Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 143.018
- Novo Jeep Renegade S T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 168.022
- Novo Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 168.022
Porta-malas cenográfico

Uma coisa que não mudou praticamente no novo Jeep Renegade é um dos seus pontos mais críticos: o espaço para bagagens. Estreito e curto, o porta-malas de 385 litros é um dos menores da categoria e não anima muito quem gosta de levar a casa dentro do carro. Uma solução pode ser um baú no bagageiro no teto – respeitando as capacidades de peso.
Conforto do novo Renegade

O espaço interno também nunca foi o forte no Renegade. A posição de dirigir elevada e ergonômica agrada, porém, não há folgas muito generosas para pernas e joelhos e o banco traseiro comporta dois adultos e uma criança, sem exageros.
O acerto da suspensão é competente. Com um jogo McPherson independente nas quatro rodas e barras estabilizadoras na frente e atrás, o Renegade, apesar da altura, não fica quicando em demasia nos buracos e quebra-molas. E ainda se mostra equilibrado em curvas a velocidades civilizadas.
Liquidez e (des)valorização
É um carro que vende bem 0 km e também seminovo. Historicamente, o Renegade sempre teve boa liquidez entre os usados. Além disso, o nível de depreciação é baixo. No último ano, a propósito, valorizou – como boa parte do segmento. Segundo levantamento da KBB Brasil, em média, a linha 2021 do Renegade valorizou 5,22% (comparação de Preço 0 km KBB de janeiro de 2021 com Preço de Revendedor KBB de dezembro de 2021).
O post 10 fatos sobre o novo Jeep Renegade 2022: confira prós e contras do SUV apareceu primeiro em AutoPapo.
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