Notícia Audi comemora aniversário de 20 anos da RS6 Avant

Apesar das peruas hoje serem uma predileção dos entusiastas, no passado esse tipo de carro era visto apenas como um veículo familiar sem pretensões esportivas. A Audi lançou o segmento de super peruas quando fez a RS2 Avant junto da Porsche e hoje reina nesse segmento com a RS6 Avant.

Após a RS2 Avant sair de linha en 1995, a Audi só voltou a usar essa sigla em 1999 com a RS4 Avant. Com o sucesso desse modelo o fabricante expandiu o tratamento para seu carro maior, o A6. As duas primeiras gerações do RS6 eram vendidos como sedã e perua.

VEJA TAMBÉM:

A RS6 Avant traz força bruta em embalagem familiar​

primeira e quarta geracao da audi rs6

O modelo atual alia um V8 biturbo de 600 cv com um sistema híbrido leve (Foto: Audi | Divulgação)

O primeiro RS6 chegou em uma época onde o BMW M5 tinha 400 cv e o Mercedes-Benz E55 AMG produzia 359 cv, ambos com tração traseira. A Audi subiu o patamar equipando o seu sedã executivo — e perua — com um V8 4.2 biturbo de 450 cv preparado em conjunto com a Cosworth. Para completar, estava lá a tração integral Quattro.

Na geração seguinte essa fórmula de oferecer mais força que os rivais e tração integral continuou, mas dessa vez o motor era um V10 5.0 biturbo. A potência de 571 cv e o torque de 66,2 eclipsavam o V10 aspirado do BMW M5 contemporâneo, com “apenas” 507 cv e 53 kgfm.

A terceira geração do RS6 foi lançada apenas como perua e abandonou o V10, voltando a usar um motor V8. Esse motor era novo, trazia os coletores de escape no centro do “V” e a admissão na lateral, conceito vindo dos carros de corrida, ajudando a manter os turbocompressores quentes e melhorando o fluxo de gases do escapamento.

primeira e quarta geracao da audi rs6 2

A primeira RS6 trazia 450 cv numa época que o BMW M5 tinha 400 cv (Foto: Audi | Divulgação)

Nessa geração a potência caiu para 560 cv, mas o torque de 71,3 kgfm compensava. Para quem quisesse ainda mais força, o pacote Performance subia a potência para 600 cv. A quarta geração, que é a atual, usa esse motor de 600 cv, mas traz um sistema híbrido-leve de 48 volts que ajuda a reduzir as emissões e adiciona mais 16 cv.

A Audi vende a RS6 Avant no Brasil, com preço um pouco acima de R$ 1 milhão. Essa geração atual foi a primeira em que a RS6 Avant foi vendida nos EUA, até então apenas o sedã foi comercializado por lá. Para o futuro a Audi prepara uma RS6 elétrica e ainda mais forte que a atual.

O Audi E-Tron GT adianta como poderá andar a futura RS6 elétrica, confira o nosso comparativo dele com o GT Malzoni do Boris:


O post Audi comemora aniversário de 20 anos da RS6 Avant apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...
 
Top