Versão intermediária EXL, testada pela Revista Carro, é oferecida por R$ 170,9 mil

O Honda HR-V segue entre os SUVs compactos mais vendidos do país, mesmo com as pequenas atualizações na linha 2026. A versão EXL, posicionada como intermediária, é oferecida por R$ 170.900 e traz novos equipamentos de conforto e segurança, sem alterações mecânicas, que permanece com o motor 1.5 flex aspirado de 126 cv. A configuração, que foi avaliada pela Revista Carro, mantém o equilíbrio entre desempenho e eficiência, mas não entrega o mesmo rendimento das versões turbo de 177 cv, que custam cerca de R$ 200 mil. Mas o quais são de fato os atributos do modelo japonês para se manter entre os SUVs compactos mais vendidos do país?

Equipamentos e visual
Na linha 2026, o HR-V EXL passou a oferecer sensor dianteiro de estacionamento, sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico. Esses itens que somam ao pacote que já incluía ar-condicionado digital de duas zonas, carregador por indução, freio de estacionamento eletrônico e partida por botão.

Visualmente, a grade dianteira e o para-choque receberam leve atualização de desenho, com novo acabamento horizontal para as versões aspiradas, enquanto as versões turbinadas mantêm a grade tipo colmeia. A nova cor cinza perolizada também entra no catálogo.

As rodas continuam com aro 17 polegadas de liga leve, enquanto as versões turbo utilizam rodas de 18 polegadas. Na traseira, as lanternas translúcidas permanecem com iluminação em LED, mas sem setas dinâmicas, exclusivas do HR-V Touring.
Interior preserva o bom espaço e praticidade
Por dentro, o HR-V EXL mantém o recurso Magic Seat, que permite rebater ou levantar os bancos traseiros para ampliar o espaço de carga de maneira prática. O assoalho plano e a ausência de túnel central facilitam o uso do espaço interno, além de continuar a oferecer portas USB-C, bancos de couro e acabamento interno bem montado pela Honda.

O painel digital permanece com instrumentos configuráveis, e a central multimídia tem espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, que não são tão modernos quanto os dos rivais Kicks, T-Cross, Hyundai e Tracker, só que a multimídia funciona bem e conecta o celular sem engasgos. Claro, a câmera de ré poderia ter uma melhor resolução.

Ademais, o sistema Honda Sensing segue presente, com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência, fazendo do HR-V um dos modelos mais bem seguros da categoria, assim como o sistema ADAs tem uma boa calibração.
Motor e desempenho
O motor 1.5 flex aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm de torque é o mesmo da linha anterior, sem alterações de calibração. Todavia, esse conjunto entrega de força é suficiente para o uso urbano, mas quem busca desempenho superior pode optar pelas versões com motor 1.5 turbo de 177 cv, que têm acréscimo de cerca de R$ 30 mil no preço. No caso, do conjunto aspirado as retomadas poderiam trabalhar melhor transmissão CVT, que é ruidosa.

Em relação ao consumo, com etanol o SUV compacto faz 8,8 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Já com gasolina no trecho urbano faz 9,9 km/l e 13,9 km/l no trecho rodoviário.
Vale a pena o HR-V EXL 2026?
Com os novos equipamentos e o preço de R$ 170.900, o Honda HR-V EXL 2026 se posiciona entre os SUVs médios de entrada e os compactos topo de linha, competindo diretamente com Volkswagen T-Cross Comfortline, que custa R$ 175.990, Chevrolet Tracker LTZ, que sai por R$ 157.690, e Nissan Kicks Advance, que é negociado por R$ 177.990. Todos esses rivais são equipados com motor 1.0 turbo, o que é diferente do Honda HR-V vendido com conjunto turbo apenas nas versões mais caras.

Embora o valor seja elevado para um modelo com motor aspirado, o HR-V oferece bom pacote de segurança, confiabilidade da marca e acabamento de qualidade. Para quem busca economia e durabilidade, a versão EXL atende bem. Já quem prioriza desempenho, a opção turbo entrega experiência mais completa, só que sai a partir de R$ 199.400 na versão HR-V Advance, equipada com motor 1.5 litro turbo de até 177 cv.
The post Avaliação Honda HR-V EXL: versão mais equipada com motor do City appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...