Sabe aquele pai de jogador que atrapalha a carreira do filho? O up! teve tudo para vingar bonito no Brasil, mas a estratégia da Volkswagen não ajudou muito. Mesmo assim, o carrinho é cultuado por diversas virtudes e torna-se opção de usado para quem precisa de um veículo prático para a cidade.
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A praticidade já está nas duas dimensões. Ainda tem o ótimo nível de construção do modelo. Sem falar no desempenho eficiente e bem disposto, que ganha um fôlego e tanto no Volkswagen up! TSI.
up! TSI estrou a unidade turbo TSI 1.0 que é utilizada em todos os modelos nacionais da marca
Por isso, vamos destacar 10 fatos sobre o Volkswagen up! TSI, em especial os modelos do ano 2016.
O subcompacto da marca alemã foi apresentado como carro-conceito no Salão de Frankfurt de 2007. Foi projetado pelo brasileiro Marco Antônio Pavone e sua produção começou quatro anos depois, na Eslováquia.
Conceito do up! foi apresentado em 2007 praticamente com as soluções que estariam presentes no modelo de produção
O pequeno hatch foi desenvolvido com a proposta de ser um city car, como os europeus gostam de definir. Por lá, o Volkswagen up! substituiu o Lupo e foi vendido apenas com configurações para quatro passageiros.
O Volkswagen up! estreou por aqui em fevereiro de 2014. Com 8 cm a mais que o europeu, o subcompacto também tinha outras peculiaridades para o mercado brasileiro. Além da configuração quatro portas, foi homologado para cinco passageiros – a versão duas portas foi lançada posteriormente.
Lançado em 2014 no Brasil, o up! precisou crescer para acomodar o pneu estepe no porta-malas
Feito em Taubaté (SP) sobre a plataforma modular MQB, começou com o motor 1.0 três-cilindros MPI aspirado. A gama ainda experimentou opções com o dispensável câmbio automatizado i-Motion e uma equivocada variante aventureira CrossUp!.
Depois da chegada do Volkswagen up! TSI na linha 2016, sobre o qual detalharemos, o hatch ainda teve um sem número de versões e séries. Em 2016 ganhou nova opção aventureira Track e no ano seguinte passou por uma reestilização e a configuração duas portas deixou de ser fabricada.
O aguardado Volkswagen up! TSI foi lançado em 2015 como linha 2016. O pacato subcompacto virou uma Formiga Atômica com o motor turbo de 105 cv com etanol e 101 cv, com gasolina. Isso para um carro com apenas 971 kg.
Claro que não é um esportivo. Nem é essa a proposta. Mas você pisa no acelerador e o carrinho responde prontamente. Com o câmbio manual de engates justinhos e curso curto, difícil duvidar do 0 a 100 km/h na casa dos 9 segundos declarado pela marca alemã.
Tem ainda um belo torque de 16,8 kgfm com qualquer proporção no tanque. Já nas 1.500 rpm o motor do Volkswagen up! TSI está cheio e pronto para garantir boas ultrapassagens ou encarar as ladeiras.
As versões aspiradas do carrinho da VW sempre foram referência em consumo na sua época. Mas mesmo a adoção do motor turbo não tirou esse brilho do subcompacto produzido em Taubaté.
Pequeno e leve, o motorzinho do up! oferece excelente comportamento e baixo consumo
No ciclo urbano, o Volkswagen up! TSI 2016 anota médias de 9,6 km/l com etanol e de 13,8 km/l, com gasolina. Na estrada, as médias ficam em respectivos 11,1 km/l e 16,1 km/l. Mas tem testemunhos na internet de médias superiores a 18 km/l.
Com tantas virtudes, por que raios o Volkswagen up! não vendeu o que se esperava? O posicionamento foi um dos principais problemas. O carro chegou com preços próximos aos do Gol e o então campeão de vendas do mercado acabou por dividir atenção na loja com o subcompacto, perdendo a liderança de décadas.
Nos dois primeiros anos, o Volkswagen up! foi até bem: 58 mil emplacamentos em 2014 e 54 mil, em 2015. Mas enquanto o Gol perdia vendas, o novato não alavancou nas vendas. Isso porque brasileiro compra carro por tamanho e para muitos não fazia sentido pagar o mesmo (ou mais) por um modelo menor que o Gol.
Ainda tinha a concorrência braba de modelos como Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Em 2016, as vendas do Volkswagen up! caíram para 38 mil. No ano seguinte, mesmo com a reestilização da linha, foram 34 mil unidades entregues. Em 2018, 20 mil emplacamentos, e, em 2019, 13 mil.
Na linha 2020, a Volkswagen já sugeria que o up! estava em ritmo de despedida. O modelo passou a ser vendido em versão única Xtreme. A montadora ainda “re-homologou” o carro, para quatro passageiros – para não ter que colocar encosto e cinto de três pontos central no banco traseiro em toda a gama, como passou a exigir a legislação.
Naquele último ano, o Volkswagen up! vendeu menos de 7 mil unidades. E se despediu da linha de montagem.
Feito sobre a arquitetura MQB, o hatch tem uma dinâmica que atrai pela pegada mais firme. Isso é percebido na construção sólida, na rigidez da carroceria nas curvas e na direção precisa na maior parte do tempo. No Volkswagen up! TSI, até parece um kart – guardada as devidas proporções.
Inclusive, o Volkswagen up! foi um dos primeiros automóveis a “gabaritar” os testes de segurança do Latin NCAP. Por duas vezes o projeto recebeu pontuação máxima de cinco estrelas no nível de proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas na proteção a crianças.
Lembre que é um carro prático para a cidade que cabe em qualquer vaga. Só que isso cobra o preço no conforto. O espaço para motorista é no limite, sem claustrofobia, mas também sem folgas para pernas e joelhos. Ao menos, a posição de dirigir agrada.
Interior do up! é minimalista, mas bom bom aproveitamento do espaço interno
No banco traseiro não se iluda com a capacidade para três pessoas (antes da re-homologação, obviamente). Ali só cabem mesmo dois adultos, e assento e encosto são desconfortáveis. O porta-malas é diminuto e só recebe 285 litros.
Vamos de Volkswagen High up! TSI ano 2016. Na segurança, oferece os obrigatórios airbags frontais e freios com ABS. Também é equipado com controle eletrônico de tração, Isofix e sensor de ré.
No conforto, o Volkswagen High up! TSI 2016 tem, ainda, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, trio (vidros elétricos só na frente), couro, encosto traseiro rebatível, computador de bordo e banco do motorista com ajuste de altura.
Por fora, rodas de liga leve aro 15” e faróis de neblina. A pequena central multimídia é funcional, permite conexão Bluetooth e tem entrada USB. Só que o navegador GPS era opcional à época.
Preços do Volkswagen High up! TSI 2016, segundo a KBB Brasil (apurado na primeira semana de junho de 2025):
O carrinho tem fama de mecânica simples e oferta generosa de peças, só que o motor turbo pede mão de obra qualificada e cuidados na manutenção.
Confira os preços de peças do Volkswagen up! TSI 2016:
Entre as queixas mais comuns em relação ao Volkswagen up! TSI está a necessidade de substituição precoce de bandejas da suspensão. Outra peça que costuma dar problema com frequência, segundo relatos de donos, é a bomba de combustível.
Fique atento a vibrações fora do normal nos pedais do freio e da embreagem. E veja se o antigo dono do Volkswagen up! fez a manutenção correta do motor TSI e seguiu as trocas de óleo lubrificante dentro das especificações.
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A praticidade já está nas duas dimensões. Ainda tem o ótimo nível de construção do modelo. Sem falar no desempenho eficiente e bem disposto, que ganha um fôlego e tanto no Volkswagen up! TSI.

up! TSI estrou a unidade turbo TSI 1.0 que é utilizada em todos os modelos nacionais da marca
Por isso, vamos destacar 10 fatos sobre o Volkswagen up! TSI, em especial os modelos do ano 2016.
1. Trajetória do Volkswagen up!
O subcompacto da marca alemã foi apresentado como carro-conceito no Salão de Frankfurt de 2007. Foi projetado pelo brasileiro Marco Antônio Pavone e sua produção começou quatro anos depois, na Eslováquia.

Conceito do up! foi apresentado em 2007 praticamente com as soluções que estariam presentes no modelo de produção
O pequeno hatch foi desenvolvido com a proposta de ser um city car, como os europeus gostam de definir. Por lá, o Volkswagen up! substituiu o Lupo e foi vendido apenas com configurações para quatro passageiros.
2. Já no Brasil…
O Volkswagen up! estreou por aqui em fevereiro de 2014. Com 8 cm a mais que o europeu, o subcompacto também tinha outras peculiaridades para o mercado brasileiro. Além da configuração quatro portas, foi homologado para cinco passageiros – a versão duas portas foi lançada posteriormente.

Lançado em 2014 no Brasil, o up! precisou crescer para acomodar o pneu estepe no porta-malas
Feito em Taubaté (SP) sobre a plataforma modular MQB, começou com o motor 1.0 três-cilindros MPI aspirado. A gama ainda experimentou opções com o dispensável câmbio automatizado i-Motion e uma equivocada variante aventureira CrossUp!.
Depois da chegada do Volkswagen up! TSI na linha 2016, sobre o qual detalharemos, o hatch ainda teve um sem número de versões e séries. Em 2016 ganhou nova opção aventureira Track e no ano seguinte passou por uma reestilização e a configuração duas portas deixou de ser fabricada.
3. Na linha 2016, surge o Volkswagen up! TSI
O aguardado Volkswagen up! TSI foi lançado em 2015 como linha 2016. O pacato subcompacto virou uma Formiga Atômica com o motor turbo de 105 cv com etanol e 101 cv, com gasolina. Isso para um carro com apenas 971 kg.
Claro que não é um esportivo. Nem é essa a proposta. Mas você pisa no acelerador e o carrinho responde prontamente. Com o câmbio manual de engates justinhos e curso curto, difícil duvidar do 0 a 100 km/h na casa dos 9 segundos declarado pela marca alemã.
Tem ainda um belo torque de 16,8 kgfm com qualquer proporção no tanque. Já nas 1.500 rpm o motor do Volkswagen up! TSI está cheio e pronto para garantir boas ultrapassagens ou encarar as ladeiras.
4. Consumo do Volkswagen up! TSI 2016
As versões aspiradas do carrinho da VW sempre foram referência em consumo na sua época. Mas mesmo a adoção do motor turbo não tirou esse brilho do subcompacto produzido em Taubaté.

Pequeno e leve, o motorzinho do up! oferece excelente comportamento e baixo consumo
No ciclo urbano, o Volkswagen up! TSI 2016 anota médias de 9,6 km/l com etanol e de 13,8 km/l, com gasolina. Na estrada, as médias ficam em respectivos 11,1 km/l e 16,1 km/l. Mas tem testemunhos na internet de médias superiores a 18 km/l.
5. Mas por que deixou de ser produzido?
Com tantas virtudes, por que raios o Volkswagen up! não vendeu o que se esperava? O posicionamento foi um dos principais problemas. O carro chegou com preços próximos aos do Gol e o então campeão de vendas do mercado acabou por dividir atenção na loja com o subcompacto, perdendo a liderança de décadas.
Nos dois primeiros anos, o Volkswagen up! foi até bem: 58 mil emplacamentos em 2014 e 54 mil, em 2015. Mas enquanto o Gol perdia vendas, o novato não alavancou nas vendas. Isso porque brasileiro compra carro por tamanho e para muitos não fazia sentido pagar o mesmo (ou mais) por um modelo menor que o Gol.
Ainda tinha a concorrência braba de modelos como Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Em 2016, as vendas do Volkswagen up! caíram para 38 mil. No ano seguinte, mesmo com a reestilização da linha, foram 34 mil unidades entregues. Em 2018, 20 mil emplacamentos, e, em 2019, 13 mil.
Na linha 2020, a Volkswagen já sugeria que o up! estava em ritmo de despedida. O modelo passou a ser vendido em versão única Xtreme. A montadora ainda “re-homologou” o carro, para quatro passageiros – para não ter que colocar encosto e cinto de três pontos central no banco traseiro em toda a gama, como passou a exigir a legislação.
Naquele último ano, o Volkswagen up! vendeu menos de 7 mil unidades. E se despediu da linha de montagem.
6. Dinâmica e segurança
Feito sobre a arquitetura MQB, o hatch tem uma dinâmica que atrai pela pegada mais firme. Isso é percebido na construção sólida, na rigidez da carroceria nas curvas e na direção precisa na maior parte do tempo. No Volkswagen up! TSI, até parece um kart – guardada as devidas proporções.
Inclusive, o Volkswagen up! foi um dos primeiros automóveis a “gabaritar” os testes de segurança do Latin NCAP. Por duas vezes o projeto recebeu pontuação máxima de cinco estrelas no nível de proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas na proteção a crianças.
7. Espaço e conforto
Lembre que é um carro prático para a cidade que cabe em qualquer vaga. Só que isso cobra o preço no conforto. O espaço para motorista é no limite, sem claustrofobia, mas também sem folgas para pernas e joelhos. Ao menos, a posição de dirigir agrada.

Interior do up! é minimalista, mas bom bom aproveitamento do espaço interno
No banco traseiro não se iluda com a capacidade para três pessoas (antes da re-homologação, obviamente). Ali só cabem mesmo dois adultos, e assento e encosto são desconfortáveis. O porta-malas é diminuto e só recebe 285 litros.
8. Nossa dica de Volkswagen up! TSI
Vamos de Volkswagen High up! TSI ano 2016. Na segurança, oferece os obrigatórios airbags frontais e freios com ABS. Também é equipado com controle eletrônico de tração, Isofix e sensor de ré.
No conforto, o Volkswagen High up! TSI 2016 tem, ainda, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, trio (vidros elétricos só na frente), couro, encosto traseiro rebatível, computador de bordo e banco do motorista com ajuste de altura.
Por fora, rodas de liga leve aro 15” e faróis de neblina. A pequena central multimídia é funcional, permite conexão Bluetooth e tem entrada USB. Só que o navegador GPS era opcional à época.
Preços do Volkswagen High up! TSI 2016, segundo a KBB Brasil (apurado na primeira semana de junho de 2025):
- Preço de Loja: R$ 48.239 – R$ 51.541
- Preço de Particular: R$ 43.313 – R$ 46.489
- Preço de Troca: R$ 34.626 – R$ 38.618
9. Manutenção do Volkswagen up! TSI
O carrinho tem fama de mecânica simples e oferta generosa de peças, só que o motor turbo pede mão de obra qualificada e cuidados na manutenção.
Confira os preços de peças do Volkswagen up! TSI 2016:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 130 a R$ 260
- Jogo com três velas de ignição: de R$ 90 a R$ 190
- Bomba de combustível: de R$ 500 a R$ 630
- Kit troca de óleo (4 litros 5W40 + filtro): de R$ 270 a R$ 380
- Amortecedor traseiro: de R$ 500 a R$ 700 (par)
- Para-choque traseiro: de R$ 400 a R$ 780
- Farol direito: de R$ 480 a R$ 690
10. Principais problemas
Entre as queixas mais comuns em relação ao Volkswagen up! TSI está a necessidade de substituição precoce de bandejas da suspensão. Outra peça que costuma dar problema com frequência, segundo relatos de donos, é a bomba de combustível.
Fique atento a vibrações fora do normal nos pedais do freio e da embreagem. E veja se o antigo dono do Volkswagen up! fez a manutenção correta do motor TSI e seguiu as trocas de óleo lubrificante dentro das especificações.
Recalls do Volkswagen up!
- troca do software da seta de direção em unidades produzidas em 2013
- substituição da tampa do tanque de combustível em carros feitos entre 2014 e 2015
- troca do airbag do passageiro em Volkswagen up! 2015 e 2016
- substituição do alternador em modelos fabricados em 2016 e 2017
- substituição do airbag do motorista de Volkswagen up! modelos 2016 e 2017
- troca das porcas dos pivôs da suspensão em carros feitos de 2017 a 2018
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