Os planos de manutenções periódicas dos carros incluem os itens que devem ser trocados com certa periodicidade. Algumas peças devem ser substituídas em todas as revisões — e isso não é uma picaretagem.
Essas peças que devem ser trocadas em todas as revisões são simples, mas o desleixo com elas pode gerar prejuízos grandes. Listamos a seguis quais são e explicamos a importância delas.
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Essa peça ajuda na vedação e foi projetada para se deformar, por isso é preciso trocar sempre (Foto: Shutterstock)
A troca do óleo é o que dita as revisões preventivas de um carro. Ela costumava ser feita a cada 5 mil km, mas hoje o padrão é ser realizada a cada 10 mil km.
O procedimento para esse serviço envolve tirar o bujão do cárter, para remover o lubrificante usado. Ajudando a vedar essa abertura está um anel, que se deforma ao apertar o bujão.
Por ser feito para se deformar, é preciso trocar o anel de vedação toda vez que o bujão for removido. É uma peça bastante barata, custa cerca de R$ 10.
Caso seja reaproveitado, a vedação não será perfeita e o óleo irá vazar. Rodar com pouco ou sem lubrificante irá destruir o seu motor.
O filtro tem que ser trocado junto do lubrificante (Foto: Shutterstock)
Outro item que deve ser trocado junto do lubrificante é o filtro de óleo. Como o nome diz, essa peça é responsável por limpar impurezas que estejam presentes no óleo.
Com o uso normal do carro esse filtro fica saturado e perde a eficiência. Sua troca também é barata, custa menos de R$ 100. Mas te salva de ter prejuízos maiores.
Uma válvula antiga pode causar perda de pressão nos pneus (Foto: Shutterstock)
A troca dos pneus de um carro é menos frequente que as revisões. Mantendo o carro sempre alinhado, realizando o rodízio e usando pneus de qualidade, um jogo pode durar até 80 mil km.
Na hora de trocar os pneus, é recomendado substituir junto a sua válvula. Ela também é feita de borracha e pode ressecar com a ação do tempo, o que pode gerar perda de pressão.
Manter uma válvula antiga com um pneu novo pode fazer dela um ponto para a fuga do ar, exigindo calibração mais frequente. Trocá-la junto dos pneus vai garantir a manutenção da pressão.
A troca dele pode ser feita junto da troca do óleo (Foto: Shutterstock)
A troca do filtro de combustível pode ser feita junto da troca de óleo, não é preciso levar a uma concessionária. Ele é acessado pela parte inferior do carro, o que pode ser feito enquanto o veículo está no elevador.
O filtro de combustível segura a sujeira que pode estar presente na gasolina ou no etanol. Seu valor é bem baixo, na faixa de R$ 20 em modelos populares.
O recomendado é trocar essa bomba junto da correia dentada (Foto: Shutterstock)
Motores mais recentes, como o 3 cilindros da Volkswagen, estão exigindo a troca da bomba d’água junto da correia dentada. Para alguns modelos já é vendida em um kit junto dos tensores.
As bombas atuais são mais simples e o conserto delas é inviável, pode sair mais caro que a peça nova. Trocá-la junto da correia dentada vai garantir que o sistema de arrefecimento esteja em dia e diminui o risco de superaquecimento.
Essas peças que devem ser trocadas em todas as revisões são simples, mas o desleixo com elas pode gerar prejuízos grandes. Listamos a seguis quais são e explicamos a importância delas.
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1. Anel do bujão do cárter

Essa peça ajuda na vedação e foi projetada para se deformar, por isso é preciso trocar sempre (Foto: Shutterstock)
A troca do óleo é o que dita as revisões preventivas de um carro. Ela costumava ser feita a cada 5 mil km, mas hoje o padrão é ser realizada a cada 10 mil km.
O procedimento para esse serviço envolve tirar o bujão do cárter, para remover o lubrificante usado. Ajudando a vedar essa abertura está um anel, que se deforma ao apertar o bujão.
Por ser feito para se deformar, é preciso trocar o anel de vedação toda vez que o bujão for removido. É uma peça bastante barata, custa cerca de R$ 10.
Caso seja reaproveitado, a vedação não será perfeita e o óleo irá vazar. Rodar com pouco ou sem lubrificante irá destruir o seu motor.
2. Filtro de óleo

O filtro tem que ser trocado junto do lubrificante (Foto: Shutterstock)
Outro item que deve ser trocado junto do lubrificante é o filtro de óleo. Como o nome diz, essa peça é responsável por limpar impurezas que estejam presentes no óleo.
Com o uso normal do carro esse filtro fica saturado e perde a eficiência. Sua troca também é barata, custa menos de R$ 100. Mas te salva de ter prejuízos maiores.
3. Válvula do pneu

Uma válvula antiga pode causar perda de pressão nos pneus (Foto: Shutterstock)
A troca dos pneus de um carro é menos frequente que as revisões. Mantendo o carro sempre alinhado, realizando o rodízio e usando pneus de qualidade, um jogo pode durar até 80 mil km.
Na hora de trocar os pneus, é recomendado substituir junto a sua válvula. Ela também é feita de borracha e pode ressecar com a ação do tempo, o que pode gerar perda de pressão.
Manter uma válvula antiga com um pneu novo pode fazer dela um ponto para a fuga do ar, exigindo calibração mais frequente. Trocá-la junto dos pneus vai garantir a manutenção da pressão.
4. Filtro de combustível

A troca dele pode ser feita junto da troca do óleo (Foto: Shutterstock)
A troca do filtro de combustível pode ser feita junto da troca de óleo, não é preciso levar a uma concessionária. Ele é acessado pela parte inferior do carro, o que pode ser feito enquanto o veículo está no elevador.
O filtro de combustível segura a sujeira que pode estar presente na gasolina ou no etanol. Seu valor é bem baixo, na faixa de R$ 20 em modelos populares.
5. Bomba d’água

O recomendado é trocar essa bomba junto da correia dentada (Foto: Shutterstock)
Motores mais recentes, como o 3 cilindros da Volkswagen, estão exigindo a troca da bomba d’água junto da correia dentada. Para alguns modelos já é vendida em um kit junto dos tensores.
As bombas atuais são mais simples e o conserto delas é inviável, pode sair mais caro que a peça nova. Trocá-la junto da correia dentada vai garantir que o sistema de arrefecimento esteja em dia e diminui o risco de superaquecimento.