Notícia Citroën Aircross 2026 melhorou o suficiente para superar o Chevrolet Spin?

A Citroën lançou o C3 Aircross no final de 2023, com o título de ser o carro de 7 lugares mais barato do Brasil. Poucos meses após chegar ao mercado veio uma grande pedra em seu sapato: o Chevrolet Spin reestilizado, que ganhou muitas melhorias no interior e manteve a mecânica robusta.

Isso ajudou a manter a Chevrolet como líder no segmento dos carros de sete lugares no Brasil. A Citroën atualizou o Aircross para a linha 2026, racionalizando a gama e melhorando alguns aspectos da cabine. Será que conseguiu virar o jogo? É o que vamos conferir aqui.

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Versões e preços

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O Spin possui uma gama maior e também a oferta de câmbio manual (Foto: Chevrolet | Divulgação)

A Citroën agora oferece o Aircross de cinco lugares apenas na versão Feel. O intermediário Feel Pack saiu de cena, enquanto o antigo topo de linha foi rebaixado para essa posição, liberando o topo da gama para o aventureiro XTR. No total são quatro versões agora, contra as seis que haviam antes.

Já o Spin é vendido em cinco versões, sendo três com cinco lugares e duas com sete. Ele se diferencia por oferecer o câmbio manual na LT, para clientes que ainda preferem essa configuração.

Preços Citroën Aircross 2026

VersãoPreço
Aircross Feel Turbo 200 ATR$ 118.800
Aircross 7 Feel Turbo 200 ATR$ 123.990
Aircross 7 Shine Turbo 200 ATR$ 147.990
Aircross 7 XTR Turbo 200 ATR$ 149.990

Preços Chevrolet Spin 2026

VersãoPreço
Spin 1.8 ATR$ 119.900
Spin LT 1.8 MTR$ 133.690
Spin LT 1.8 ATR$ 140.090
Spin LTZ 1.8 ATR$ 150.790
Spin Premier 1.8 ATR$ 160.390

Usando apenas as tabelas de preços, o Citroën Aircross se destaca pelos valores mais baixos. Ele também oferece a opção de sete lugares em versões mais simples, enquanto o Spin só tem essa possibilidade nas duas versões de topo.

Equipamentos

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O painel ganhou uma cobertura em vinil (Foto: Citroën | Divulgação)
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As portas seguem apenas com plástico duro (Foto: Citroën | Divulgação)
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Ele possui um ventilador de teto (Foto: Citroën | Divulgação)

As novidades da linha 2026 do Citroën Aircross se resumem ao reposicionamento dos botões do vidro elétrico traseiro, indo para as respectivas portas, e adição de duas entradas USB-C para o banco traseiro. Ele também ganhou uma forração em vinil no painel, simulando um soft-touch sem ter que usar material emborrachado.

Em meados de 2024, após o lançamento do Basalt, o Aircross havia recebido também o ar-condicionado automático e chave canivete. Essas foram as únicas mudanças nos equipamentos desde seu lançamento.

O modelo de entrada Feel segue com apenas dois airbags, painel digital simplificado, central multimídia, ar-condicionado, faróis halógenos, rodas de aço com calotas e direção com ajuste de altura. O modelo de sete lugares adiciona o circulador de ar no teto.

O Aircross Shine 7 2026 adiciona o painel digital colorido, airbags laterais dianteiros, ar-condicionado automático, faróis de neblina, rodas de liga leve, cruise control, regulagem elétrica dos retrovisores, sensor e câmera de ré, bancos e volante revestidos em vinil. No topo de linha XTR é adicionada a decoração aventureira, pneus de uso misto e pedaleira cromada.

Chevrolet Spin se destaca na tecnologia

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O interior da minivan conta com mais tecnologia, como o painel digital configurável e a central multimídia com Wi-Fi (Foto: Chevrolet | Divulgação)
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Ela também se destaca por ter 6 airbags e pacote ADAS (Foto: Chevrolet | Divulgação)
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O carregador por indução é um acessório no Aircross (Foto: Chevrolet | Divulgação)

Já o Chevrolet Spin 1.8 AT de entrada já parte com central multimídia com Wi-Fi, faróis full-LED, banco traseiro corrediço e bipartido, painel digital configurável, seis airbags, cruise control, roda de aço com calotas simples, saídas de ventilação para o banco traseiro, serviços conectados On Star, porta-luvas iluminado, retrovisores com regulagem manual e ar-condicionado.

A versão LT manual adiciona a regulagem elétrica dos retrovisores, rodas de aço com calotas que simulam rodas de liga leve, rack de teto funcional e câmera de ré. Com o câmbio automático é adicionado um console central diferente com saídas de ventilação para o banco traseiro e o cruise control.

O modelo LTZ agrega a terceira fileira de assentos, volante revestido em vinil, ar-condicionado automático, chave presencial, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, computador de bordo e rodas de liga leve aro 16″.

O Spin Premier, modelo topo de linha, conta com alerta de colisão, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, indicador de distância do carro à frente, carregador de smartphone por indução e bancos com revestimento premium.

Apesar de custar mais caro na tabela, o Chevrolet Spin compensa isso trazendo o pacote de equipamentos mais recheado em todas as versões. Ele se destaca, principalmente, na segurança, graças aos seis airbags em todas as versões e ao pacote ADAS da Premier.

Motorização

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São duas escolas bem diferentes, de um lado um motor 1.0 turbo... (Foto: Citroën | Divulgação)
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... do outro um 1.8 aspirado (Foto: Chevrolet | Divulgação)

Aqui a situação fica melhor para o Citroën Aircross 2026. Para quem exige mais desempenho ou roda muito com o carro cheio, o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm é superior nas acelerações e retomadas. Ele cobra isso no consumo maior na estrada, porém ambos modelos empatam na cidade.

O Chevrolet Spin 2026 segue com o antigo motor 1.8 Família 1, que recebeu atualizações no gerenciamento eletrônico para atender ao Proconve L8. Esse motor possui torque máximo a apenas 2.600 rpm, o que ajuda a sair da imobilidade sem grande esforço, mas a potência baixa aparece na estrada.

Esse motor, mesmo sendo antigo, consegue boas médias de consumo. Ele também é um queridinho de quem usa o carro para trabalhar por ser robusto e simples de cuidar, graças a grande oferta de peças.

Aqui não podemos cravar um vencedor por serem motores com filosofias bem distintas. A escolha vai do gosto do consumidor.

ItemCitroën C3 AircrossChevrolet Spin
Potência125 cv (G) 130 cv (E)106 cv (G) 111 cv (E)
Torque20,4 kgfm (G e E)16,8 kgfm (G) 17,7 kgfm (E)
0 a 100 km/h9,7s11 s
Consumo urbano7,4 km/l (E); 10,6 km/l (G)7,4 km/l (E); 10,5 km/l (G)
Consumo rodoviário8,6 km/l (E); 12 km/l (G)9,3 km/l (E); 13,4 km/l (G)

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