Notícia Fiat Panda de 50 cm: italiano cria o carro mais estreito do mundo

Existem algumas modificações automotivas incríveis por aí, os entusiastas do assunto sempre vão além e se superam a cada alteração feita nos mais variados veículos. Mas existem projetos que desafiam o limite da criatividade e da engenharia. Andrea Marazzi, um jovem italiano, transformou um Fiat Panda 1993 em um microcarro quase irreconhecível. O veículo é tão compacto que cabe entre dois carros estacionados.

VEJA TAMBÉM:

O projeto inusitado


Marazzi deseja garantir um lugar no Guinness World Records com o projeto e garantir para si o título de criador do carro mais estreito já feito. O jovem italiano fez todas as modificações no ferro-velho da família, localizado na cidade de Bagnolo Cremasco.


Ao longo de um ano, Andrea foi modificando o carro e o apresentou ao público durante um festival dedicado a versões do Fiat Panda, o “Panda a Pandino”. Ele utilizou quase todas as peças do modelo original de 1993, mesmo após reduzir drasticamente o tamanho do carro, e remodelou algumas para encaixá-las no novo projeto.

O modelo pronto e suas peculiaridades são impressionantes:

  • 50 cm de largura × 1,46 m originais
  • Marazzi reduziu o peso do carro para 265 kg
  • Um motor elétrico simples, indo até 15 km/h e autonomia de 25 km

O interior do carro remete a um brinquedo ou simulador de corridas, com volante minimalista e espaço bastante compacto.


O projeto mistura originalidade e ousadia, e ainda não foi legalizado para circulação em vias públicas e tem sido utilizado somente em exibições e eventos especiais por Marazzi. Foi informado pelo criador que o processo formal já foi iniciado para que a obra seja reconhecida pelo Guinness como o carro mais estreito do mundo.

Independentemente do reconhecimento da organização, o carro chamou atenção nas redes sociais por sua engenhosidade, habilidade manual e, principalmente, criatividade. Esse Fiat Panda mostra, mais uma vez, o potencial da cultura de customização automotiva, além de despertar curiosidade sobre os limites do design de carros.

Continue lendo...
 
Top