Líder do mercado brasileiro em 2021, a Fiat pode crescer ainda mais em 2022, graças ao Pulse. Isso porque o modelo chegou para disputar o segmento que mais cresce no país: o de SUVs compactos. Segundo a marca italiana, entre 2012 e 2021, a participação dessa categoria nas vendas de veículos no país subiu de 2,8% para 22,8%. No mês passado, a novidade já figurava na 9ª posição no ranking de emplacamentos do país.
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Totalmente desenvolvido no Brasil, o projeto do Fiat Pulse une a identidade da marca a um design mais imponente, característico de SUV. A dianteira é alta, enquanto os faróis têm iluminação em LED e luzes de condução diurna (em toda a gama). Os faróis de de neblina e as lanternas traseiras também têm LEDs.
Já os para-choques são elevados, para ampliar os ângulos de entrada e de saída (20,5° e 31,4°, respectivamente). Elementos como os arcos em torno dos para-lamas, o rack de teto e as rodas de liga leve dão os toques finais ao estilo do Fiat Pulse.
Pintura bicolor está disponível opcionalmente
Claro, também há suspensão elevada – o vão livre do solo chega a 22,4 cm. Tanto na parte externa quanto na parte interna do modelo, existem easter-eggs, como o mapa da Itália e da América Latina com trilhas off-road, seguindo uma tradição que a Stellantis inaugurou no Brasil com os SUVs da Jeep.
A Fiat também ficou atenta ao interior do Pulse. Painel e forrações das portas são exclusivos para o modelo, enquanto os bancos, revestidos em malharia ou em couro sintético, dependendo da versão, são envolventes. Os instrumentos são 100% digitais, reunidos em uma tela de 7 polegadas.
Segundo a Fiat, o Pulse tem 18 porta-objetos espalhados pela cabine, que totalizam 25 litros de armazenamento. Por sua vez, o porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados com o rebatimento do banco traseiro, cujo encosto é bipartido na proporção 60/40.
O sistema multimídia traz uma tela flutuante, que pode ter 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas, dependendo da versão. Não faltam GPS nativo, e conectividade Android Auto e Apple CarPlay para até dois aparelhos simultanemamente, via Bluetooth, e conexão via internet 4G. O Pulse também compartilha o sinal de internet em uma rede Wi-Fi capaz de se conectar com até oito dispositivos.
Volante multifuncional abriga a tecla Sport
Tela de 7 polegadas reúne os instrumentos digitais
Painel é exclusivo do modelo
Central multimídia traz GPS nativo e conectividade Android Auto e Apple CarPlay
Há ainda três entradas USB, sendo uma do tipo C, em diferentes locais do habitáculo. Há ainda carregador de celular por indução. A central multimídia do Pulse estreia o Fiat Connect Me, nova plataforma de serviços conectados da marca.
Com ela, é possível controlar diversos recursos do veículo por meio de smartphone, smartwatch ou até pelos assistentes do Google (Google Assistant) e da Amazon (Amazon Alexa). É possível, por exemplo, abrir ou fechar as portas, acionar as luzes, buzina e até aquecer ou resfriar a cabine do veículo somente com um comando de voz.
A plataforma também permite acesso remoto a informações como hodômetro, nível de combustível e vida útil do óleo do motor. Se o motorista quiser, pode agendar serviços de manutenção em concessionárias. Outro recurso é o acompanhamento do veículo à distância, caso ele seja conduzido por outra pessoa: o proprietário pode programar alertas de velocidade e de perímetro de rodagem.
Assista ao vídeo e entenda melhor os recursos de conectividade do Fiat Pulse:
Caso haja um furto do veículo (detectado por meio de disparo do alarme, desconexão da bateria, movimentação), é possível usar serviços de assistência à recuperação veicular. O Fiat Pulse pode ainda acionar automaticamente o Call Center da marca se ocorrer deflagração de airbag, pretensionamento de cintos ou capotamento: o objetivo é prestar socorro rapidamente na ocorrência de um acidente.
O Fiat Pulse traz um pacote de segurança de última geração, com destaque para o ADAS (sigla de Sistema Avançado de Assistência ao Condutor). Entre os itens, oferece Comutação Automática dos Faróis (no qual a câmera é capaz de detectar outros veículos trafegando à frente ou em direção ao veículo, e desativa sozinha o facho alto para não ofuscar os outros motoristas), aviso de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência e controle de estabilidade e tração, sendo que esse último vem de série em todas as versões.
SUV utiliza LEDs em todo o conjunto óptico
Para-choque elevado garante ângulo de entrada de 20,5°
Lanternas raseiras também são de LED
Ângulo de saída é ainda maior, de e 31,4°
O controle de estabilidade, inclusive, pode atuar na função TC+, que auxilia o veículo a transitar em condições de baixa aderência. O equipamento ajusta os parâmetros do controle de estabilidade para bloquear a roda sem aderência e transferir o torque para o outro lado, aumentando a capacidade do Pulse para superar obstáculos. Essa tecnologia atua em conjunto com o ABS Off-Road, também voltado para manter a eficiência em vias sem pavimentação.
Todas as versões do fiat Pulse vêm com sensores de ré e câmera traseira, botão de partida com chave presencial e airbags laterais que avançam até a altura da cabeça.
Sob o capô, o Pulse também traz novidades. O maior delas é o motor Turbo 200 Flex, com três cilindros, 12 válvulas, turbo e injeção direta de combustível. Ele é o 1.0 sobrealimentado mais potente do Brasil, desenvolvendo, quando abastecido com etanol, 130 cv. Com gasolina são 125 cv com gasolina). Também elevado, o torque é de 20,4 kgfm, independente do combustível, e está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm.
Motor T200 é o 1.0 turbo mais potente do país, com até 130 cv
Entre os recursos que permitem tais números, estão o turbocompressor de baixa inércia, o sistema de admissão com volume reduzido (diminuindo ainda mais o turbo lag) e o sistema MultiAir III: trata-se de uma tecnologia que permite abrir as válvulas de admissão durante o ciclo de compressão do cilindro, por meio de um sistema eletro-hidráulico.
O controle eletrônico também permite antecipar a abertura das válvulas de admissão na fase de escapamento, criando uma recirculação de gases que reduz os óxidos de nitrogênio oriundos da combustão. Por conta disso, o Fiat Pulse já chegou ao mercado já atendendo às novas regras de emissões Proconve L7.
Outra opção é o já conhecido motor 1.3 Firefly, de aspiração natural, que gera, com etanol, 107 cv e 13,7 kgfm. Com gasolina, a potência é de 98 cv, e o torque, de 13,2 kgfm.
Ambas as motorizações são associadas a um câmbio automático CVT com sete velocidades, com três modos de funcionamento: Automático, Manual (que permite trocar sequencialmente as marchas, por meio da alavanca ou das borboletas no volante) e Sport, acionado por um botão no volante, que atua na direção, no controle de estabilidade e no mapeamento do acelerador e da transmissão.
O câmbio automático CVT é item de série nas versões equipadas com motor 1.0 turbo. Já o 1.3 Firefly, além da transmissão automática, pode receber também uma caixa manual de cinco marchas. A direção é sempre elétrica: a Fiat informa que o Pulse tem um diâmetro de giro de apenas 10,5 metros.
Linha do Pulse tem cinco versões
SUV compacto disputa segmento que mais cresce no mercado brasileiro
Todas as versões vêm com rodas de liga leve
Arcos em torno dos para-lamas e rack de teto transmitem ideia de robustez
Design das lanternas tem efeito flutuante
Grade do Pulse exibe novas identificações Logo Script e Fiat Flag
O SUV compacto da Fiat está disponível em cinco versões: confira os preços.
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Totalmente desenvolvido no Brasil, o projeto do Fiat Pulse une a identidade da marca a um design mais imponente, característico de SUV. A dianteira é alta, enquanto os faróis têm iluminação em LED e luzes de condução diurna (em toda a gama). Os faróis de de neblina e as lanternas traseiras também têm LEDs.
Já os para-choques são elevados, para ampliar os ângulos de entrada e de saída (20,5° e 31,4°, respectivamente). Elementos como os arcos em torno dos para-lamas, o rack de teto e as rodas de liga leve dão os toques finais ao estilo do Fiat Pulse.

Pintura bicolor está disponível opcionalmente
Claro, também há suspensão elevada – o vão livre do solo chega a 22,4 cm. Tanto na parte externa quanto na parte interna do modelo, existem easter-eggs, como o mapa da Itália e da América Latina com trilhas off-road, seguindo uma tradição que a Stellantis inaugurou no Brasil com os SUVs da Jeep.
Interior do Fiat Pulse
A Fiat também ficou atenta ao interior do Pulse. Painel e forrações das portas são exclusivos para o modelo, enquanto os bancos, revestidos em malharia ou em couro sintético, dependendo da versão, são envolventes. Os instrumentos são 100% digitais, reunidos em uma tela de 7 polegadas.
Segundo a Fiat, o Pulse tem 18 porta-objetos espalhados pela cabine, que totalizam 25 litros de armazenamento. Por sua vez, o porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados com o rebatimento do banco traseiro, cujo encosto é bipartido na proporção 60/40.
Conectividade
O sistema multimídia traz uma tela flutuante, que pode ter 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas, dependendo da versão. Não faltam GPS nativo, e conectividade Android Auto e Apple CarPlay para até dois aparelhos simultanemamente, via Bluetooth, e conexão via internet 4G. O Pulse também compartilha o sinal de internet em uma rede Wi-Fi capaz de se conectar com até oito dispositivos.

Volante multifuncional abriga a tecla Sport

Tela de 7 polegadas reúne os instrumentos digitais

Painel é exclusivo do modelo

Central multimídia traz GPS nativo e conectividade Android Auto e Apple CarPlay
Há ainda três entradas USB, sendo uma do tipo C, em diferentes locais do habitáculo. Há ainda carregador de celular por indução. A central multimídia do Pulse estreia o Fiat Connect Me, nova plataforma de serviços conectados da marca.
Com ela, é possível controlar diversos recursos do veículo por meio de smartphone, smartwatch ou até pelos assistentes do Google (Google Assistant) e da Amazon (Amazon Alexa). É possível, por exemplo, abrir ou fechar as portas, acionar as luzes, buzina e até aquecer ou resfriar a cabine do veículo somente com um comando de voz.
A plataforma também permite acesso remoto a informações como hodômetro, nível de combustível e vida útil do óleo do motor. Se o motorista quiser, pode agendar serviços de manutenção em concessionárias. Outro recurso é o acompanhamento do veículo à distância, caso ele seja conduzido por outra pessoa: o proprietário pode programar alertas de velocidade e de perímetro de rodagem.
Assista ao vídeo e entenda melhor os recursos de conectividade do Fiat Pulse:
Caso haja um furto do veículo (detectado por meio de disparo do alarme, desconexão da bateria, movimentação), é possível usar serviços de assistência à recuperação veicular. O Fiat Pulse pode ainda acionar automaticamente o Call Center da marca se ocorrer deflagração de airbag, pretensionamento de cintos ou capotamento: o objetivo é prestar socorro rapidamente na ocorrência de um acidente.
Equipamentos do Fiat Pulse
O Fiat Pulse traz um pacote de segurança de última geração, com destaque para o ADAS (sigla de Sistema Avançado de Assistência ao Condutor). Entre os itens, oferece Comutação Automática dos Faróis (no qual a câmera é capaz de detectar outros veículos trafegando à frente ou em direção ao veículo, e desativa sozinha o facho alto para não ofuscar os outros motoristas), aviso de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência e controle de estabilidade e tração, sendo que esse último vem de série em todas as versões.

SUV utiliza LEDs em todo o conjunto óptico

Para-choque elevado garante ângulo de entrada de 20,5°

Lanternas raseiras também são de LED

Ângulo de saída é ainda maior, de e 31,4°
O controle de estabilidade, inclusive, pode atuar na função TC+, que auxilia o veículo a transitar em condições de baixa aderência. O equipamento ajusta os parâmetros do controle de estabilidade para bloquear a roda sem aderência e transferir o torque para o outro lado, aumentando a capacidade do Pulse para superar obstáculos. Essa tecnologia atua em conjunto com o ABS Off-Road, também voltado para manter a eficiência em vias sem pavimentação.
Todas as versões do fiat Pulse vêm com sensores de ré e câmera traseira, botão de partida com chave presencial e airbags laterais que avançam até a altura da cabeça.
Motores do Fiat Pulse
Sob o capô, o Pulse também traz novidades. O maior delas é o motor Turbo 200 Flex, com três cilindros, 12 válvulas, turbo e injeção direta de combustível. Ele é o 1.0 sobrealimentado mais potente do Brasil, desenvolvendo, quando abastecido com etanol, 130 cv. Com gasolina são 125 cv com gasolina). Também elevado, o torque é de 20,4 kgfm, independente do combustível, e está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm.

Motor T200 é o 1.0 turbo mais potente do país, com até 130 cv
Entre os recursos que permitem tais números, estão o turbocompressor de baixa inércia, o sistema de admissão com volume reduzido (diminuindo ainda mais o turbo lag) e o sistema MultiAir III: trata-se de uma tecnologia que permite abrir as válvulas de admissão durante o ciclo de compressão do cilindro, por meio de um sistema eletro-hidráulico.
O controle eletrônico também permite antecipar a abertura das válvulas de admissão na fase de escapamento, criando uma recirculação de gases que reduz os óxidos de nitrogênio oriundos da combustão. Por conta disso, o Fiat Pulse já chegou ao mercado já atendendo às novas regras de emissões Proconve L7.
Outra opção é o já conhecido motor 1.3 Firefly, de aspiração natural, que gera, com etanol, 107 cv e 13,7 kgfm. Com gasolina, a potência é de 98 cv, e o torque, de 13,2 kgfm.
Câmbio automático CVT
Ambas as motorizações são associadas a um câmbio automático CVT com sete velocidades, com três modos de funcionamento: Automático, Manual (que permite trocar sequencialmente as marchas, por meio da alavanca ou das borboletas no volante) e Sport, acionado por um botão no volante, que atua na direção, no controle de estabilidade e no mapeamento do acelerador e da transmissão.
O câmbio automático CVT é item de série nas versões equipadas com motor 1.0 turbo. Já o 1.3 Firefly, além da transmissão automática, pode receber também uma caixa manual de cinco marchas. A direção é sempre elétrica: a Fiat informa que o Pulse tem um diâmetro de giro de apenas 10,5 metros.

Linha do Pulse tem cinco versões

SUV compacto disputa segmento que mais cresce no mercado brasileiro

Todas as versões vêm com rodas de liga leve

Arcos em torno dos para-lamas e rack de teto transmitem ideia de robustez

Design das lanternas tem efeito flutuante

Grade do Pulse exibe novas identificações Logo Script e Fiat Flag
Preços e versões do Fiat Pulse
O SUV compacto da Fiat está disponível em cinco versões: confira os preços.
Versão | Preço |
---|---|
Fiat Pulse Drive 1.3 | R$ 87.990 |
Fiat Pulse Drive 1.3 automático | R$ 96.990 |
Fiat Pulse Drive T200 automático | R$ 104.990 |
Fiat Pulse Audace T200 automático | R$ 112.490 |
Fiat Pulse Impetus T200 automático | R$ 123.490 |
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