Sandero estreia motor híbrido na Europa enquanto Kardian segue sem eletrificação no Brasil

Texto: Marcos Camargo
A Dacia, marca controlada pela Renault, apresentou na Europa o Sandero e o Stepway com nova motorização híbrida e atualizações visuais. A novidade amplia o portfólio de compactos eletrificados da marca no continente. Indo além de um sistema 12V híbrido leve, a Dacia introduziu um motor eletrificado de tração na linha do compacto. Além disso há novidades visuais na linha 2026.

Visual atualizado, mas sem nova geração
As mudanças no design do Sandero e do Stepway não representam uma nova geração, mas uma reestilização leve. A dianteira recebeu novos faróis full LED com assinatura em pixels, molduras alargadas nas caixas de roda, faixa central na tampa do porta-malas e novas lanternas traseiras. Apesar das alterações pontuais, a base estrutural permanece a mesma, mantendo a plataforma CMF-B, também utilizada em modelos da Renault.

Novo motor híbrido com 160 cv
A principal novidade é a chegada da versão híbrida completa (full hybrid). O conjunto combina um motor 1.8 a gasolina aspirado com dois motores elétricos, resultando em 160 cv de potência combinada e 17,3 kgfm de torque. Segundo dados europeus, o consumo médio chega a 22 km/l no ciclo urbano, tornando o Sandero híbrido um dos compactos mais econômicos da categoria no mercado europeu.
Além da versão híbrida, a gama mantém outras opções conhecidas: o 1.0 SCe de 65 cv — o mesmo que equipa o Renault Kwid no Brasil —, o 1.0 TCe turbo de 100 cv e a variante 1.2 GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) voltada para países onde o combustível é popular.

Interior mais refinado e novas tecnologias
O interior também passou por evoluções. As versões de entrada utilizam revestimentos de tecido, enquanto as mais completas recebem o novo material sintético Microcloud TEP, que imita couro. Há nova alavanca de câmbio, a mesma usada no Renault Kardian, além de painel digital, central multimídia atualizada e melhorias ergonômicas.

Em configurações básicas, como a versão Expression, o Sandero mantém o suporte de fixação para celular no painel, solução simples para reduzir custos. Já as variantes superiores oferecem câmera 360 graus, sensores dianteiros, assistentes de condução (ADAS) e frenagem automática de emergência — este último item obrigatório em todos os carros novos vendidos na União Europeia.

Sandero mantém liderança de vendas na Europa
Desde 2024, o Dacia Sandero é o carro mais vendido da Europa, superando compactos de marcas tradicionais. A combinação de baixo custo de aquisição, mecânica simples e bom espaço interno mantém o modelo entre os preferidos do público europeu. A nova versão híbrida reforça essa posição ao unir eficiência energética e atualização tecnológica.
The post Fora de linha no Brasil, Sandero ganha até motor híbrido na Europa appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...