Notícia Fora de linha no Brasil, Sandero ganha até motor híbrido na Europa

Sandero estreia motor híbrido na Europa enquanto Kardian segue sem eletrificação no Brasil




dacia-sandero-2-1280x720.jpeg




Texto: Marcos Camargo

A Dacia, marca controlada pela Renault, apresentou na Europa o Sandero e o Stepway com nova motorização híbrida e atualizações visuais. A novidade amplia o portfólio de compactos eletrificados da marca no continente. Indo além de um sistema 12V híbrido leve, a Dacia introduziu um motor eletrificado de tração na linha do compacto. Além disso há novidades visuais na linha 2026.




dacia-sandero-3-1280x720.jpeg




Visual atualizado, mas sem nova geração




As mudanças no design do Sandero e do Stepway não representam uma nova geração, mas uma reestilização leve. A dianteira recebeu novos faróis full LED com assinatura em pixels, molduras alargadas nas caixas de roda, faixa central na tampa do porta-malas e novas lanternas traseiras. Apesar das alterações pontuais, a base estrutural permanece a mesma, mantendo a plataforma CMF-B, também utilizada em modelos da Renault.



dacia-sandero-1-1280x720.jpeg




Novo motor híbrido com 160 cv




A principal novidade é a chegada da versão híbrida completa (full hybrid). O conjunto combina um motor 1.8 a gasolina aspirado com dois motores elétricos, resultando em 160 cv de potência combinada e 17,3 kgfm de torque. Segundo dados europeus, o consumo médio chega a 22 km/l no ciclo urbano, tornando o Sandero híbrido um dos compactos mais econômicos da categoria no mercado europeu.

Além da versão híbrida, a gama mantém outras opções conhecidas: o 1.0 SCe de 65 cv — o mesmo que equipa o Renault Kwid no Brasil —, o 1.0 TCe turbo de 100 cv e a variante 1.2 GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) voltada para países onde o combustível é popular.




dacia-sandero-6-1280x720.jpeg




Interior mais refinado e novas tecnologias




O interior também passou por evoluções. As versões de entrada utilizam revestimentos de tecido, enquanto as mais completas recebem o novo material sintético Microcloud TEP, que imita couro. Há nova alavanca de câmbio, a mesma usada no Renault Kardian, além de painel digital, central multimídia atualizada e melhorias ergonômicas.



dacia-sandero-5-1280x720.jpeg




Em configurações básicas, como a versão Expression, o Sandero mantém o suporte de fixação para celular no painel, solução simples para reduzir custos. Já as variantes superiores oferecem câmera 360 graus, sensores dianteiros, assistentes de condução (ADAS) e frenagem automática de emergência — este último item obrigatório em todos os carros novos vendidos na União Europeia.



dacia-sandero-4-1280x720.jpeg




Sandero mantém liderança de vendas na Europa




Desde 2024, o Dacia Sandero é o carro mais vendido da Europa, superando compactos de marcas tradicionais. A combinação de baixo custo de aquisição, mecânica simples e bom espaço interno mantém o modelo entre os preferidos do público europeu. A nova versão híbrida reforça essa posição ao unir eficiência energética e atualização tecnológica.



The post Fora de linha no Brasil, Sandero ganha até motor híbrido na Europa appeared first on Revista Carro.

Continue lendo...
 
Top