Notícia Ford Ranger PHEV recebe sistema de condução semiautônomo BlueCruise na Europa

Além da picape, outros três modelos ganharam acesso à tecnologia que permite tirar as mãos do volante em determinados trechos




ford-ranger-phev-bluecruise-2-1280x720.jpeg




A Ford anunciou a ampliação da disponibilidade do sistema de condução semiautônomo BlueCruise na Europa, incluindo a Ranger PHEV a partir do segundo trimestre de 2026. Além da picape híbrida plug-in, os modelos Puma, Puma Gen-E e Kuga também passam a contar com a tecnologia.

O BlueCruise é um sistema avançado de assistência ao motorista que atua sobre direção, aceleração, frenagem, posicionamento em faixa e distância em relação ao veículo da frente. A tecnologia é do tipo “hands-off, eyes-on”, que permite que o motorista retire as mãos do volante em rodovias homologadas, embora ele ainda deva manter a atenção na estrada.




ford-ranger-phev-bluecruise-4-e1768841854525-1280x523.jpeg




O sistema possui uma câmera frontal que identifica faixas de rodagem e sinais de velocidade, além de radares que monitoram a posição e a velocidade de outros veículos. Há ainda uma câmera voltada ao motorista, responsável por verificar a atenção do condutor por meio do acompanhamento do olhar e da posição da cabeça.

Segundo a Ford, veículos equipados com o BlueCruise já acumularam mais de 888 milhões de quilômetros rodados em modo sem as mãos no volante ao redor do mundo.




ford-ranger-phev-bluecruise-1-1280x853.jpeg




No Brasil, a Ford já confirmou o lançamento da Ranger PHEV para 2027, embora a picape não deva contar com a tecnologia BlueCruise, visto que sistemas de condução semiautônomos ainda não são homologados no mercado nacional.



The post Ford Ranger PHEV recebe sistema de condução semiautônomo BlueCruise na Europa appeared first on Revista Carro.

Continue lendo...
 
Top