A Honda CB 650R 2026 não é novidade no mercado, pois foi apresentada há alguns meses pela japonesa. O que chama atenção na atualização é a nova tecnologia E-Cloutch, que por meio de atuadores elétricos dispensa totalmente o uso do manete de embreagem. A convite da Honda, o AutoPapo rodou 170 km testando a nova tecnologia.
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De forma sucinta, o Honda E-Clutch substitui o acionamento manual da embreagem por dois motores elétricos instalados junto ao conjunto da transmissão. Esses motores são controlados por sensores que identificam o movimento do pedal de câmbio e, automaticamente, acionam a embreagem sem que o piloto precise usar o manete.
Com isso, o sistema elimina a necessidade do cabo e da alavanca da embreagem possibilitando que o motociclista utilize apenas o pedal.
Sistema incorpora 2 kg no modelo (Foto: Honda | Divulgação)
A tecnologia que surgiu na Europa em 2024 e chegou ao Brasil pela primeira vez equipou um modelo relativamente versátil e teve sua funcionalidade.
Rodamos cerca de 170 km sobre a nova moto, variando em estradas curvas de serras e retas de rodovias estaduais. A atuação da tecnologia foi impecável!
A Honda CB 650R ganhou uma nova geração totalmente redesenhada, mesmo mantendo estética semelhante (Foto: Honda | Divulgação)
Diferente de sistemas semiautomáticos como já conhecemos na Biz e na POP, este não gera nenhum tipo de “engasgo” independente da forma que o piloto conduz. Reduzindo, rapidamente, uma, duas ou três velocidades, a moto eleva o giro, troca, mas não ocasiona “trancos”.
Ao elevar as marchas o caminho é parecido. Mesmo rodando em giro baixo, o motor quatro cilindros de 86,7 cv e 5,8 kgfm não desanima, mas indica no painel a necessidade de troca.
Por mais que o destaque esteja na “automatização”, a nova geração da CB 650R ganhou uma nova frente – de design bem semelhante – mas mais moderno e com iluminação mais eficiente.
Detalhe no farol que mudou um pouco, junto da lanterna traseira (Foto: Honda | Divulgação)
A moto foi toda redesenhada e com isso perdeu peso na rabeta (400 g) e concentrou o ganho de 5 kg nas partes mais próximas ao motor. Destaque negativo na parte da frente, que ficou mais pesada.
A nova tela digital de 5 polegadas e carregada de função foi uma boa investida da Honda. Com possibilidade de comando com joystick, ela tem dezenas de possibilidades.
Botão no punho esquerdo desliga e liga o controle de tração (Foto: Honda | Divulgação)
A Honda CB 650R E-Clutch está em comercialização pela fabricante e tem preço sugerido partindo de R$ 58.270. A garantia da fabricante cobre o modelo por 3 anos e ainda oferece Sistema de assistência em toda a América Latina.
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O novo Honda E-Clutch
De forma sucinta, o Honda E-Clutch substitui o acionamento manual da embreagem por dois motores elétricos instalados junto ao conjunto da transmissão. Esses motores são controlados por sensores que identificam o movimento do pedal de câmbio e, automaticamente, acionam a embreagem sem que o piloto precise usar o manete.
Com isso, o sistema elimina a necessidade do cabo e da alavanca da embreagem possibilitando que o motociclista utilize apenas o pedal.

Sistema incorpora 2 kg no modelo (Foto: Honda | Divulgação)
- Importante frisar que: caso o condutor queira usar a moto de forma tradicional, basta acionar a alavanca de embreagem normalmente.
Rodando na Honda CB 650R E-Clutch
A tecnologia que surgiu na Europa em 2024 e chegou ao Brasil pela primeira vez equipou um modelo relativamente versátil e teve sua funcionalidade.
Rodamos cerca de 170 km sobre a nova moto, variando em estradas curvas de serras e retas de rodovias estaduais. A atuação da tecnologia foi impecável!

A Honda CB 650R ganhou uma nova geração totalmente redesenhada, mesmo mantendo estética semelhante (Foto: Honda | Divulgação)
Diferente de sistemas semiautomáticos como já conhecemos na Biz e na POP, este não gera nenhum tipo de “engasgo” independente da forma que o piloto conduz. Reduzindo, rapidamente, uma, duas ou três velocidades, a moto eleva o giro, troca, mas não ocasiona “trancos”.
Ao elevar as marchas o caminho é parecido. Mesmo rodando em giro baixo, o motor quatro cilindros de 86,7 cv e 5,8 kgfm não desanima, mas indica no painel a necessidade de troca.
- Em suma, o modelo tem um comportamento bem semelhante à variante anterior e o sistema E-Clutch somou bastante no conjunto.
Outras atualizações na nova moto
Por mais que o destaque esteja na “automatização”, a nova geração da CB 650R ganhou uma nova frente – de design bem semelhante – mas mais moderno e com iluminação mais eficiente.

Detalhe no farol que mudou um pouco, junto da lanterna traseira (Foto: Honda | Divulgação)
A moto foi toda redesenhada e com isso perdeu peso na rabeta (400 g) e concentrou o ganho de 5 kg nas partes mais próximas ao motor. Destaque negativo na parte da frente, que ficou mais pesada.
A nova tela digital de 5 polegadas e carregada de função foi uma boa investida da Honda. Com possibilidade de comando com joystick, ela tem dezenas de possibilidades.

Botão no punho esquerdo desliga e liga o controle de tração (Foto: Honda | Divulgação)
Honda CB 650R E-Clutch
A Honda CB 650R E-Clutch está em comercialização pela fabricante e tem preço sugerido partindo de R$ 58.270. A garantia da fabricante cobre o modelo por 3 anos e ainda oferece Sistema de assistência em toda a América Latina.
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