Notícia Honda City 2022 estreia nas carrocerias sedã e hatch

Novo Honda City 2022 hatch e sedã

Nova geração do sedã compacto é acompanhada do inédito City hatch, que irá ocupar o lugar do Fit no Brasil




A Honda apresentou, nesta quinta-feira (18), a nova geração do City. A partir de agora, além do sedã, o modelo será oferecido também na carroceria hatch no Brasil. Com isso, a marca pretende atrair ex-clientes de Fit e Civic, que sairão de linha até o fim deste ano. Para o novo City sedã 2022, a pré-venda terá início em 23 de novembro, com entrega das primeiras unidades em janeiro. Preços variam de R$ 108.300 a R$ 123.100. Na carroceria hatch, ainda sem preço divulgado, o lançamento ocorrerá apenas em março de 2022 (com pré-venda em janeiro).

O novo City sedã cresceu 94 mm no comprimento (4.549 mm ao todo) e 53 mm na largura (1.748 mm) em relação ao anterior, mas ficou 8 mm mais baixo (1.477 mm) e manteve a mesma distância entre eixos (2.600 mm). O porta-malas foi reduzido de 536 litros para 519 litros. Na carroceria hatch, largura e entre-eixos são os mesmos do três-volumes, mudando apenas o comprimento (4.341 mm) e a altura (1.498 mm). No compartimento de bagagens, o volume é de 268 litros. O City hatch é o único com sistema Magic Seat, que permite múltiplos arranjos dos bancos (como nos atuais Fit, WR-V e HR-V).

Novo Honda City 2022 hatch e sedã Novo Honda City 2022 hatch e sedã
O visual do sedã é uma evolução do modelo anterior e pega emprestados elementos de Civic e Accord, como os faróis mais afilados, a grade cromada maior e o capô mais plano. As lanternas têm luzes de posição e de frenagem em LED em todas as versões, enquanto os faróis podem ter luzes halógenas com projetor e luz de rodagem diurna em LED ou iluminação full LED. Devido ao entre-eixos inalterado, o City hatch reaproveita as portas traseiras do irmão, mas aposta em visual mais ousado para a traseira, com lanternas que lembram o Mercedes-Benz Classe A.

Construído em uma evolução da plataforma anterior, o novo City sedã ganhou maior quantidade de aços de alta e ultra-alta resistência. Com isso, a Honda diz ter elevado o índice de rigidez torcional, enquanto o peso total está até 4,3 kg menor (variando entre 1.165 kg e 1.170 kg, de acordo com a versão). No hatch, segundo a ficha técnica fornecida pela Honda, o peso é até 10 kg maior (entre 1.177 kg e 1.180 kg).

Novo Honda City sedã 2022 Novo Honda City hatch 2022
A marca diz ter aperfeiçoado o conjunto de suspensões, que mantêm o arranjo McPherson na dianteira, e por eixo de torção, na traseira. Os amortecedores ganharam batente hidráulico, a fim de diminuir o desconforto ao atingir o fim de curso. Os pneus, sempre de 16 polegadas (185/55R16), têm novo composto com menor resistência ao rolamento. Os freios continuam com sistema a tambor no eixo traseiro.

Na mecânica, City 2022 e City Hatchback 2022 estreiam um novo motor 1.5 16V flex, de quatro cilindros, aspiração atmosférica e construção em alumínio (bloco, cabeçote e cárter). Com duplo comando de válvulas e injeção direta de combustível, produz 126 cv de potência a 6.200 rpm (com etanol ou gasolina) e 15,8/15,5 kgfm de torque (E/G) a 4.600 rpm. Em relação ao antigo motor 1.5, sem injeção direta, o ganho é de até 11 cv e 0,5 kgfm. Para toda a gama do novo City 2022, o câmbio é sempre automático do tipo CVT, com simulação de 7 marchas e opção de trocas manuais por meio das borboletas no volante.

Interior novo Honda City sedã 2022 Interior novo Honda City sedã 2022
De acordo com dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, o consumo do novo City sedã é 9,2/13,1 km/l (E/G), na cidade, e de 10,5/15,2 km/l, na estrada. Para o City hatch, as médias urbanas são de 9,1/13,3 km/l e as rodoviárias, de 10,5/14,8 km/l, sempre na ordem etanol/gasolina.

Pela primeira vez no Brasil, o City finalmente virá de fábrica com controles de estabilidade e tração, além do assistente de saída em rampa. O pacote básico de segurança é complementado ainda por seis airbags. Na versão topo de linha, hatch e sedã vêm de série com o pacote de sistemas de auxílio à condução Honda Sensing. Na linha City, o Sensing engloba controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema de mitigação de evasão de pista com correção ativa do volante, sistema de centralização e permanência em faixa de rolagem e ajuste automático do farol alto.

Motor novo Honda City 2022 Interior novo Honda City 2022
O novo Honda City sedã será vendido em três versões (EX, EXL e Touring), enquanto o City hatch será oferecido apenas em dois acabamentos (EXL e Touring). Até o momento, a fabricante revelou apenas os preços do sedã: R$ 108.300 (EX), R$ 114.700 (EXL) e R$ 123.100 (Touring). A pré-venda do City hatch terá início apenas em janeiro, com entregas programadas para março.

Para o sedã, a versão EX vem de série com partida do motor por botão, chave presencial, central multimídia de 8 polegadas com espelhamento sem fio, ar-condicionado digital, câmera de ré, alerta de baixa pressão dos pneus, rodas de liga leve de 16 polegadas e faróis de neblina.

Interior novo Honda City hatch 2022 Interior novo Honda City hatch 2022
A configuração EXL de hatch e sedã acrescenta bancos em couro, quadro de instrumentos com tela digital de 7 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e monitor de ponto cego via câmera no retrovisor direito (Lane Watch). A topo de linha Touring é a única da gama com faróis full LED, faróis de neblina em LED, Honda Sensing e sensor de estacionamento na dianteira.

Ambos os modelos têm garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem. Para o sedã, serão oferecidas 6 cores de carroceria: branco Tafetá (sólida); azul Cósmico, prata Platinum e cinza Barium (metálicas); e branco Topázio e preto Cristal (perolizadas). O hatch terá, além destas, mais dois tons exclusivos: vermelho Mercúrio e cinza Grafeno (perolizadas).

Novo Honda City 2022 hatch e sedã Novo Honda City 2022 hatch e sedã
Fotos: Divulgação/Honda

The post Honda City 2022 estreia nas carrocerias sedã e hatch appeared first on Revista Carro.

Continue lendo...
 
Top