A Honda Brasil e a Neoenergia formalizaram uma parceria estratégica para acelerar a introdução do hidrogênio verde na matriz de transportes do Brasil. O acordo visa validar a viabilidade técnica e comercial desse combustível como uma alternativa complementar aos veículos elétricos a bateria, focando especialmente em gargalos de autonomia e tempo de recarga.
O centro da operação será Brasília (DF), onde a Neoenergia inaugura, ainda em dezembro de 2025, seu primeiro posto de produção e abastecimento de hidrogênio verde. A estação integra um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que recebeu aporte superior a R$ 30 milhões.
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Para testar a infraestrutura em condições reais, a Honda cederá o CR-V e:FCEV. O modelo carrega uma tecnologia singular: trata-se de um veículo elétrico híbrido plug-in que combina uma célula de combustível a hidrogênio com a capacidade de recarga em tomadas convencionais. Essa dualidade permite que o motorista utilize a bateria para trajetos curtos urbanos e o hidrogênio para longas distâncias, eliminando a dependência exclusiva de postos de H2, que ainda são escassos.
Durante seis meses, o veículo será submetido a rodagens de teste para coleta de dados sobre eficiência e comportamento do sistema em solo brasileiro. Embora o teste seja feito com um SUV de passeio, o objetivo final das empresas é mais amplo. A Neoenergia enxerga no hidrogênio verde um vetor crucial para a descarbonização de transportes pesados e de uso intensivo — como ônibus e caminhões —, setores onde as baterias elétricas pesadas ainda enfrentam limitações logísticas.
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O centro da operação será Brasília (DF), onde a Neoenergia inaugura, ainda em dezembro de 2025, seu primeiro posto de produção e abastecimento de hidrogênio verde. A estação integra um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que recebeu aporte superior a R$ 30 milhões.
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O carro
Para testar a infraestrutura em condições reais, a Honda cederá o CR-V e:FCEV. O modelo carrega uma tecnologia singular: trata-se de um veículo elétrico híbrido plug-in que combina uma célula de combustível a hidrogênio com a capacidade de recarga em tomadas convencionais. Essa dualidade permite que o motorista utilize a bateria para trajetos curtos urbanos e o hidrogênio para longas distâncias, eliminando a dependência exclusiva de postos de H2, que ainda são escassos.
Durante seis meses, o veículo será submetido a rodagens de teste para coleta de dados sobre eficiência e comportamento do sistema em solo brasileiro. Embora o teste seja feito com um SUV de passeio, o objetivo final das empresas é mais amplo. A Neoenergia enxerga no hidrogênio verde um vetor crucial para a descarbonização de transportes pesados e de uso intensivo — como ônibus e caminhões —, setores onde as baterias elétricas pesadas ainda enfrentam limitações logísticas.
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