A linha 2023 do Volkswagen Virtus trouxe novidades que deixaram o sedã compacto mais preparado para incomodar os líderes Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S. Antes o compacto alemão se destacava pelo espaço interno e o prazer ao dirigir, agora ganhou um recheio de tecnologia e segurança para pisar no calo desses rivais.
Sob o capô veio a novidade do motor 170 TSI, o 1.0 turbo com turbocompressor menor que foi usado no Up TSI e foi adotado pelo Polo no final de 2022. Esse propulsor substitui o 1.6 16v MSI, que hoje sobrevive apenas na caminhonete Saveiro.
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Ao contrário do Polo, o motor 200 TSI foi mantido nas versões Comfortline e Highline. Como esse motor já havia sido adequado para as normas de emissões Proconve L7, nada mudou em desempenho e consumo nessas versões.
Nova calibragem dos amortecedores prioriza o conforto
O que todas as versões do Virtus receberam na linha 2023 foi a nova calibragem de amortecedores, que prioriza o conforto. O AutoPapo avaliou o sedã nas versões 170 TSI manual e Comfortline 200 TSI automática na região de Buenos Aires, na Argentina.
O ganho em conforto dessa nova calibragem pode ser notada nas ondulações da pista, porém o bom asfalto das rodovias repletos de pedágio do país vizinho difere do que estamos acostumados. O que pareceu não ter sido afetado foi a boa estabilidade, o Virtus 2023 rodou em altas velocidades de forma segura.
Devido a letargia típica dos câmbios automáticos e à perda de potência provocada pelo conversor de torque, o modelo manual foi mais esperto que o irmão mais potente. Um dos trunfos do motor 170 TSI no uso cotidiano é o turbocompressor menor, que enche mais rápido e entrega o torque máximo a 1.750 rpm — contra os 2.000 rpm do 200 TSI.
Na ficha técnica essa sensação é confirmada: a Volkswagen divulga aceleração de zero a 100 km/h em 9,8 segundos para o Virtus 170 TSI manual, 11,7 s para o 170 TSI automático e 10 s para o 200 TSI. O Exclusive 250 TSI, que ainda não esteve disponível para as impressões, está em um patamar superior cumprindo essa prova em 8,5 s.
O Volkswagen Virtus 170 TSI utiliza a boa e velha caixa MQ200, que estreou no Brasil com o Golf 2001 equipado com motor 1.6 EA111. Ela traz engates leves e precisos, sem ter um rival a altura desde que a Honda deixou de oferecer opção de 3 pedais em seus carros.
Já o modelo automático não traz surpresas: a sua caixa Aisin de seis marchas é a mesma utilizada por diversos outros carros, mudando apenas a programação. Todos modelos automáticos trazem as borboletas para as trocas sequenciais no volante.
Ficha técnica Virtus 200 TSI
Seis aribags e painel digital em todas as versões deixaram o Virtus mais atraente no mercado
Nas propagandas do Polo e do Virtus o painel digital e o motor turbo chamavam a atenção, mas até 2022 esses itens eram relegados às versões de topo. Na linha 2022 o sedan traz esses itens em todos os modelos, além de finalmente adotar os airbags de cortina.
Ao contrário do Polo 170 TSI manual, a versão de entrada do Virtus tem o botão no volante que permite mudar a visualização do painel digital com tela de 8 polegadas. Por causa da falta desse botão, o hatch não exibe o conta-giros na tela. O fabricante disse que irá corrigir essa falha no próximo ano-modelo.
A segurança não foi reforçada apenas no par extra de bolsas infláveis: agora toda versão com câmbio automático traz cruise control adaptativo via radar e frenagem autônoma de emergência. Todas as versões trazem faróis full-LED, detector de fadiga, frenagem pós colisão, XDS+ (simula um diferencial de deslizamento limitado com os freios) e sistema que aproxima as pastilhas dos discos em dias de chuva.
Todas as entradas USB do Volkswagen Virtus 2023 são do tipo C, sendo as voltadas para o branco traseiro disponíveis apenas junto do câmbio automático. Em todas as versões vêm o carregador de smartphone sem fio.
A central multimídia nas versões 170 TSI e Comfortline é a Composition Touch, com tela menor e alguns botões físicos. Ela traz Android Auto e Apple Carplay apenas via cabo. Já a VW Play, opcional no Comfortline e de série no Highline, possui tela maior, possibilidade de atualizações remotas e espelhamento sem fio.
O acabamento também ganhou um esmero na linha 2023 do Virtus, mas ficou limitado ao motorista e o passageiros dianteiro: as portas dianteira ganharam uma porção em tecido. Atrás continua tudo igual. A versão Highline ganhou detalhes em marrom no material sintético que forra os bancos e uma porção em vinil no painel.
Quatro adultos vão com conforto na cabine, mas as saídas de ventilação traseiras vêm apenas nas versões automáticas
O Volkswagen Virtus é classificado como carro compacto devido sua faixa de preço, mas o seu porte é similar ao de sedãs médios de 15 anos atrás. Em comparação com o Jetta 2007, o Virtus 2023 é maior em comprimento, entre-eixos e altura, perdendo apenas na largura por 3 cm.
Esse porte faz que a cabine seja um salão, com fartura de espaço para as pernas e largura para os ombros. Isso o coloca bem a frente do Hyundai HB20S, junto dos espaçosos Chevrolet Onix Plus e Honda City.
Com essa reestilização o Virtus ganhou uma frente mais longa e alta, o que deixou o desenho mais equilibrado e o distancia do Polo. Os faróis vieram do Nivus, mas a identidade visual diferente da dianteira dá uma personalidade própria ao sedan.
Um quesito onde o Virtus 2023 fica junto dos médios é no volume do porta-malas: são 521 litros no padrão VDA, que utiliza blocos que medem o espaço útil. Utilizando o padrão teórico máximo, que considera todos os cantos do porta-malas, o volume é de 605 litros. A VW disse que irá divulgar ambos números para fins comparativos, já que alguns fabricantes não adotam o VDA.
Apesar do porte, o Virtus só deverá oferecer incomodo aos médios com a versão Exclusive. Ela vem completa, com o motor 250 TSI e seu preço intercala com versões de entrada dos médios Toyota Corolla e Chevrolet Cruze.
Ao contrário do Polo, o Virtus traz faróis de neblina
A nova dianteira mais longa e alta deixou o visual mais equilibrado
O porte é próximo ao de sedans médios
Essas versões 200 TSI mantiveram os freios a disco nas quatro rodas, o 170 TSI utiliza tambores na traseira
Cor Azul Biscay veio do Nivus
O Virtus se destaca pelo espaço interno
Reajuste nos preços deixaram as versões equiparadas com os principais rivais
Versão Highline utiliza detalhes em marrom no interior
Bancos usam material sintético que simula couro
A faixa em vinil só é usada nas duas versões de topo
Largura da cabine deixa o Virtus próximo aos médio
Porta-malas de 521 litros está entre os maiores da categoria
Fotos: Volkswagen | Divulgação
O post [Impressões] Volkswagen Virtus 2023: veja como anda o 170 TSI manual apareceu primeiro em AutoPapo.
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Sob o capô veio a novidade do motor 170 TSI, o 1.0 turbo com turbocompressor menor que foi usado no Up TSI e foi adotado pelo Polo no final de 2022. Esse propulsor substitui o 1.6 16v MSI, que hoje sobrevive apenas na caminhonete Saveiro.
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Ao contrário do Polo, o motor 200 TSI foi mantido nas versões Comfortline e Highline. Como esse motor já havia sido adequado para as normas de emissões Proconve L7, nada mudou em desempenho e consumo nessas versões.
O Virtus 2023 suaviza o tempero típico da Volkswagen

Nova calibragem dos amortecedores prioriza o conforto
O que todas as versões do Virtus receberam na linha 2023 foi a nova calibragem de amortecedores, que prioriza o conforto. O AutoPapo avaliou o sedã nas versões 170 TSI manual e Comfortline 200 TSI automática na região de Buenos Aires, na Argentina.
O ganho em conforto dessa nova calibragem pode ser notada nas ondulações da pista, porém o bom asfalto das rodovias repletos de pedágio do país vizinho difere do que estamos acostumados. O que pareceu não ter sido afetado foi a boa estabilidade, o Virtus 2023 rodou em altas velocidades de forma segura.
O câmbio faz diferença
Devido a letargia típica dos câmbios automáticos e à perda de potência provocada pelo conversor de torque, o modelo manual foi mais esperto que o irmão mais potente. Um dos trunfos do motor 170 TSI no uso cotidiano é o turbocompressor menor, que enche mais rápido e entrega o torque máximo a 1.750 rpm — contra os 2.000 rpm do 200 TSI.
Na ficha técnica essa sensação é confirmada: a Volkswagen divulga aceleração de zero a 100 km/h em 9,8 segundos para o Virtus 170 TSI manual, 11,7 s para o 170 TSI automático e 10 s para o 200 TSI. O Exclusive 250 TSI, que ainda não esteve disponível para as impressões, está em um patamar superior cumprindo essa prova em 8,5 s.
O Volkswagen Virtus 170 TSI utiliza a boa e velha caixa MQ200, que estreou no Brasil com o Golf 2001 equipado com motor 1.6 EA111. Ela traz engates leves e precisos, sem ter um rival a altura desde que a Honda deixou de oferecer opção de 3 pedais em seus carros.
Já o modelo automático não traz surpresas: a sua caixa Aisin de seis marchas é a mesma utilizada por diversos outros carros, mudando apenas a programação. Todos modelos automáticos trazem as borboletas para as trocas sequenciais no volante.
Ficha técnica Virtus 170 TSI
- Motor 1.0 turbo com injeção direta;
- 109 cv (gasolina) 116 cv (etanol) a 5.000 rpm;
- 16,8 kgfm entre 1.750 e 4.250 rpm com ambos combustíveis;
- Câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis;
- Freios a discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira;
- Suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;
- Direção com assistência elétrica, 3 voltas entre batentes;
- Rodas de liga leve aro 15 com pneus 195/65 R15.
Ficha técnica Virtus 200 TSI
- Motor 1.0 turbo com injeção direta;
- 116 cv (gasolina) 128 cv (etanol) a 5.500 rpm;
- 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm com ambos combustíveis;
- Câmbio automático de seis marchas;
- Freios a discos ventilados na dianteira e a discos sólidos na traseira;
- Suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;
- Direção com assistência elétrica, 3 voltas entre batentes;
- Rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/55 R16 (Comfortline) ou aro 17 com pneus 205/50 R17 (Highline).
Recheio extra deixou o Virtus 2023 competitivo

Seis aribags e painel digital em todas as versões deixaram o Virtus mais atraente no mercado
Nas propagandas do Polo e do Virtus o painel digital e o motor turbo chamavam a atenção, mas até 2022 esses itens eram relegados às versões de topo. Na linha 2022 o sedan traz esses itens em todos os modelos, além de finalmente adotar os airbags de cortina.
Ao contrário do Polo 170 TSI manual, a versão de entrada do Virtus tem o botão no volante que permite mudar a visualização do painel digital com tela de 8 polegadas. Por causa da falta desse botão, o hatch não exibe o conta-giros na tela. O fabricante disse que irá corrigir essa falha no próximo ano-modelo.
A segurança não foi reforçada apenas no par extra de bolsas infláveis: agora toda versão com câmbio automático traz cruise control adaptativo via radar e frenagem autônoma de emergência. Todas as versões trazem faróis full-LED, detector de fadiga, frenagem pós colisão, XDS+ (simula um diferencial de deslizamento limitado com os freios) e sistema que aproxima as pastilhas dos discos em dias de chuva.
Todas as entradas USB do Volkswagen Virtus 2023 são do tipo C, sendo as voltadas para o branco traseiro disponíveis apenas junto do câmbio automático. Em todas as versões vêm o carregador de smartphone sem fio.
A central multimídia nas versões 170 TSI e Comfortline é a Composition Touch, com tela menor e alguns botões físicos. Ela traz Android Auto e Apple Carplay apenas via cabo. Já a VW Play, opcional no Comfortline e de série no Highline, possui tela maior, possibilidade de atualizações remotas e espelhamento sem fio.
O acabamento também ganhou um esmero na linha 2023 do Virtus, mas ficou limitado ao motorista e o passageiros dianteiro: as portas dianteira ganharam uma porção em tecido. Atrás continua tudo igual. A versão Highline ganhou detalhes em marrom no material sintético que forra os bancos e uma porção em vinil no painel.
Espaço interno continua sendo o maior trunfo do Virtus

Quatro adultos vão com conforto na cabine, mas as saídas de ventilação traseiras vêm apenas nas versões automáticas
O Volkswagen Virtus é classificado como carro compacto devido sua faixa de preço, mas o seu porte é similar ao de sedãs médios de 15 anos atrás. Em comparação com o Jetta 2007, o Virtus 2023 é maior em comprimento, entre-eixos e altura, perdendo apenas na largura por 3 cm.
Esse porte faz que a cabine seja um salão, com fartura de espaço para as pernas e largura para os ombros. Isso o coloca bem a frente do Hyundai HB20S, junto dos espaçosos Chevrolet Onix Plus e Honda City.
Com essa reestilização o Virtus ganhou uma frente mais longa e alta, o que deixou o desenho mais equilibrado e o distancia do Polo. Os faróis vieram do Nivus, mas a identidade visual diferente da dianteira dá uma personalidade própria ao sedan.
Um quesito onde o Virtus 2023 fica junto dos médios é no volume do porta-malas: são 521 litros no padrão VDA, que utiliza blocos que medem o espaço útil. Utilizando o padrão teórico máximo, que considera todos os cantos do porta-malas, o volume é de 605 litros. A VW disse que irá divulgar ambos números para fins comparativos, já que alguns fabricantes não adotam o VDA.
Apesar do porte, o Virtus só deverá oferecer incomodo aos médios com a versão Exclusive. Ela vem completa, com o motor 250 TSI e seu preço intercala com versões de entrada dos médios Toyota Corolla e Chevrolet Cruze.
Consumo Virtus 170 TSI manual 2023
Combustível | Urbano | Rodoviário | Combinado |
---|---|---|---|
Gasolina | 13,5 km/l | 15,9 km/l | 14,6 km/l |
Etanol | 9,2 km/l | 11,3 km/l | 10,2 km/l |
Consumo Virtus 170 TSI automático 2023
Combustível | Urbano | Rodoviário | Combinado |
---|---|---|---|
Gasolina | 12,2 km/l | 15,2 km/l | 13,6 km/l |
Etanol | 8,5 km/l | 10,7 km/l | 9,5 km/l |
Consumo Virtus 200 TSI automático 2023
Combustível | Urbano | Rodoviário | Combinado |
---|---|---|---|
Gasolina | 11,8 km/l | 15, km/l | 13,2 km/l |
Etanol | 8,2 km/l | 10,4 km/l | 9,2 km/l |

Ao contrário do Polo, o Virtus traz faróis de neblina

A nova dianteira mais longa e alta deixou o visual mais equilibrado

O porte é próximo ao de sedans médios

Essas versões 200 TSI mantiveram os freios a disco nas quatro rodas, o 170 TSI utiliza tambores na traseira

Cor Azul Biscay veio do Nivus

O Virtus se destaca pelo espaço interno

Reajuste nos preços deixaram as versões equiparadas com os principais rivais

Versão Highline utiliza detalhes em marrom no interior

Bancos usam material sintético que simula couro

A faixa em vinil só é usada nas duas versões de topo

Largura da cabine deixa o Virtus próximo aos médio

Porta-malas de 521 litros está entre os maiores da categoria
Fotos: Volkswagen | Divulgação
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