Notícia Mazda mostra híbrido com motor rotativo que limpa o ar enquanto roda

A Mazda apresentou, no Salão de Tóquio, um carro-conceito que desafia a lógica da poluição automotiva. O Vision X-Coupe, um cupê de design arrojado, não apenas marca o retorno do icônico motor rotativo Wankel, mas o faz com uma promessa ousada: limpar o ar quanto mais o motorista dirige.

A tecnologia por trás da promessa é o sistema “Mazda Mobile Carbon Capture” (Captura Móvel de Carbono da Mazda, em inglês). O veículo consiste em um carro elétrico com extensor de autonomia. Nele, um novo motor Wankel de dois rotores atua exclusivamente como gerador para recarregar as baterias, sem mover as rodas diretamente.

mazda booth 2 l

Sistema de captura móvel de carbono do Vision X-Coupe (Foto: Mazda | Divulgação)

Mas é quando esse motor a combustão entra em ação que o sistema é ativado: o dispositivo purificador suga o dióxido de carbono (CO2) emitido pelo próprio escapamento e o armazena em um tanque a bordo.

Segundo a fabricante, esse CO2 capturado pode ser posteriormente removido, sequestrado (armazenado de forma segura) ou, idealmente, reutilizado na produção de combustíveis sintéticos, como um à base de microalgas que a própria empresa pesquisa.

“Vislumbramos um futuro onde, quanto mais quilômetros você dirige, mais você ajuda a reduzir o CO2”, disse Masahiro Moro, CEO global da montadora, durante a apresentação do protótipo.

VEJA TAMBÉM:

Promessa firme


O conjunto motriz do Vision X-Coupe entrega até 500 cavalos de potência. Ele possui uma autonomia de cerca de 160 km em modo puramente elétrico, mas o extensor de autonomia eleva o alcance total para estimados 800 km.

Embora a Mazda insista que a tecnologia é mais do que “uma fantasia típica de salão de automóvel”, o Vision X-Coupe ainda é um protótipo. A empresa planeja testar o sistema de captura de carbono em condições reais de competição, equipando um carro de corrida na série Super Taikyu, no Japão.

Continue lendo...
 
Top