Notícia Moto Usada: 10 pontos sobre a Honda CG 125 2018

A Honda CG 125 reinou por muitos anos no mercado brasileiro como o grande sucesso da japonesa líder de mercado. Em 2018 ela saiu de linha, dando sequência para sua variante de motor 160, mas até hoje não deixou o mercado de usados e ainda é bem fácil de se encontrar.

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Honda CG Fan 125i 2018 (1)

  • Confira alguns detalhes e pontos importantes sobre a Honda CG 125 2018.

1 – Primeira moto da Honda no Brasil


Uma curiosidade interessante é que a Honda CG 125 foi a primeira motocicleta da moto fabricada no Brasil. O modelo que foi campeão de vendas desde seu lançamento chegou ao Brasil – importado – em 1976, mas começou a ser produzido com o nome CG em 1976.

2 – Honda CG 125 2018: também foi a última dessa motorização


Após 45 anos de mercado, 2018 marcou o fim da motorização 125 da Honda no Brasil. A Última variante foi homenageada em todo o país e reconhecida como a moto de outro da fabricante japonesa, além de responsável por grande parte do sucesso da marca. Como sucessora, a CG 160 seguiu o legado da irmã mais velha, variante que ainda é a mais vendida do Brasil e dona de mais de 20% do comércio de duas rodas nacional.

3 – Já é injetada


Falando um pouco mais das características da CG 125 ano 2018, essa última variante também foi marcada pelas tecnologias que começavam a chegar em modelos menores.

A que mais se destaca dentre estas é a injeção eletrônica. Introduzida na família CG em 2009, ela chegou a motorização 125 alguns anos depois e modernizou o sistema de alimentação do modelo, acabando com problemas de partidas a frio e necessidade de limpeza e regulagem frequente do combustível injetado.

  • Na variante 2018, ela pode ser identificada pela letra “i” no nome, resultando na Honda CG 125i 2018.
Honda CG Fan 125i 2018 (2)

4 – Honda CG 125 2018: com câmbio de 5 velocidades


Outra vantagem desta variante é que ela conta com um câmbio de 5 velocidades. Para alguns isso pode parecer óbvio, mas pensando em um modelo mais antigo (que já tem 7 anos) muitos podem remeter às mais antigas Honda CG, ou pequenos modelos atuais, que contam com câmbios de 4 velocidades.

5 – Vibrações na rabeta


Como nem tudo são flores, um grande problema de algumas variantes Honda – e que insiste nessa – é a fragilidade da rabeta. São comuns as reclamações de barulhos durante a rodagem até da frouxidão desta peça que segura a placa, o que pode acabar até na quebra da peça.

6 – Honda CG 125 2018: folga nas partes plásticas

Outro problema da Honda CG 160 2018 está em algumas partes plásticas, que acabam ficando folgadas e gerando atrito até, quem sabe, a quebra. Além da rabeta isso costuma acontecer muito na frente da moto, soltando a “cabeça” do resto do modelo e causando até muitas vibrações no farol.

  • A maioria dos proprietários recorrem a recursos técnicos para prender e fixar melhor estas partes plásticas e sanar o problema.
Honda CG Fan 125i 2018 (3)

7 – Não é flex


Principalmente em épocas de alta no valor do combustível e no percentual do etanol na gasolina, ter uma moto que não aceita etanol pode ser uma questão para alguns.

A variante CG 125 vinha apenas com a opção de ser abastecida com gasolina, deixando a tecnologia flex apenas para as variantes 150 e 160.

8 – Honda CG 125 2018: painel eletrônico com mostrador de combustível


Mesmo não tendo o painel mais completo, esta pequena já conta com um mostrador digital que disponibiliza informações fundamentais como velocidade, gritos, hodômetro e até o nem sempre disponibilizado nível de combustível, que mostra no canto direito a quantidade de gasolina por uma série de “risquinhos”.

9 – Ainda conta com freios a tambor


Quem prioriza a segurança e também freios de manutenção mais simples pode desgostar da CG 125, já que a variante ainda contava com um conjunto de freios a tambor, deixando os freios a disco para as versões mais premium.

10 – Honda CG 125 2018: modelo mais vendido da história brasileira


Considerando os pontos positivos e avaliando até os negativos, é possível perceber por que a Honda CG 125 foi a moto mais vendida do Brasil durante toda sua vida.

A variante segue com uma opção interessante para quem quer um modelo pequeno e de fácil comércio para um deslocamento convencional. Nada de luxos ou altas velocidades, mas também sem problemas mecânicos graves. A única atenção que o piloto deve ter é a procedência do modelo, já que pela idade pode já estar bem rodado e mal cuidado.

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