A Ford acaba de lançar a nova geração da Ranger. A picape norte-americana estreia totalmente renovada e nas palavras da marca: “para ser a referência em picapes”.
O mercado de picapes está em alta no Brasil e também lá fora. Por aqui, a Ranger vive um bom momento. Segundo a Ford, a participação saltou de 11,9% para 14,8% entre 2022 e o primeiro semestre de 2023.
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E como se trata de um produto global, oferecido em mais 180 países e produzida em seis fábricas ao redor do mundo, a Ford afirma que não há margem para erro com a picape. Por aqui será oferecida em cinco versões duas opções de motores e três tipos de caixa de marchas.
Nova Ranger recebeu conjunto ótico em C, como nos demais picapes Ford
A grande novidade da Ranger é o novíssimo motor V6 turbodiesel 3.0 de 250 cv e 61,7 kgfm de torque. Essa unidade é fabricada no Reino Unido e combinada com a transmissão automática de 10 marchas, que é produzida nos Estados Unidos.
Um dos destaques é que a transmissão tem acionamento eletrônico. Ela utiliza um sistema semelhante a modelos como Audi Q5 ou Peugeot 3008, em que não há comandos mecânicos. Segundo a Ford, a solução reduz a vibração dentro da cabine.
As versões com motor V6 contarão com transmissão E-Shifter, de acionamento eletrônico
Apesar de o powertrain não ser feito na planta de Coronel Pacheco (na região metropolitana de Buenos Aires), o conjunto foi desenvolvido pela engenharia brasileira para se adequar ao mercado latino-americano.
A Ranger também será oferecida com uma unidade mais simples, para as versões de acesso. Trata-se do motor Panther 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 kgfm de torque, importado da Índia. O motor será combinado com uma caixa automática de seis velocidades, ou uma unidade manual de seis marchas.
Pacote de conteúdos farto e boa qualidade de acabamento fazem da Ranger um carro de luxo
Por dentro a nova Ranger ficou mais sofistica. O destaque está no painel com o grande quadro de instrumentos de 12,4 polegadas e multmídia vertical de 12 polegadas. A manopla de marchas eletrônico, assim como o joystick para seleção de tração e os seis modos de condução também evidenciam a evolução da picape. Seu pacote de conteúdos conta com:
A versão lança mão da tração 4×2, mas adiciona os seguintes itens:
A versão adiciona:
A versão acresce, além do motor V6 os seguintes conteúdos:
Versão Limited tem pacote farto, mas seu preço pode subir para R$ 340 mil
A versão topo de linha inclui os seguintes equipamentos:
De fato a nova Ranger evoluiu além do motor e conteúdos. A picape ganhou chassi redesenhado com longarinas maiores e mais largas, que usam ação de alta resistência a tração. Assim a estrutura é 30% mais rígida e a capacidade de reboque é 25% superior.
Capacidade de carga é superior a 1 tonelada
Para provar que o chassi é forte, a Ford pendurou a Ranger em um cabo preso à ponta do reboque. A capacidade de reboque é de 3,1 toneladas, superior ao próprio da picape, que varia de 2.060 kg a 2.283 kg, de acordo com a versão.
As dimensões e capacidades também foram ajustadas. Ela ganhou entre-eixos 5 cm maiores e bitolas 5 cm mais largas, que ampliaram o espaço interno em cerca de 6 cm. Com 5,37 m de comprimento total, a picape é a maior do segmento. Suas dimensões são:
Motor | Cidade | Estrada
V6 | 7,5 km/l | 11,8 km/l
2.0 | 10 km/l | 11,5 km/l
Branco Ártico (solida), Vermelho Bari (sólida), Prata Geada (metálica), Azul Belize (perolizada), Preto Gales (perolizada), Cinza Moscow (perolizada) e Laranja Jalapão (perolizada)
A Ford divulgou apenas os preços das versões topo de linha, equipadas com motor V6. Os modelos com motor 2.0 turbodiesel terão as cifras divulgadas em outro momento. A pré-venda já foi iniciada para essas versões mais forte, confira os preços:
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O mercado de picapes está em alta no Brasil e também lá fora. Por aqui, a Ranger vive um bom momento. Segundo a Ford, a participação saltou de 11,9% para 14,8% entre 2022 e o primeiro semestre de 2023.
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E como se trata de um produto global, oferecido em mais 180 países e produzida em seis fábricas ao redor do mundo, a Ford afirma que não há margem para erro com a picape. Por aqui será oferecida em cinco versões duas opções de motores e três tipos de caixa de marchas.

Nova Ranger recebeu conjunto ótico em C, como nos demais picapes Ford
Motores e transmissões
A grande novidade da Ranger é o novíssimo motor V6 turbodiesel 3.0 de 250 cv e 61,7 kgfm de torque. Essa unidade é fabricada no Reino Unido e combinada com a transmissão automática de 10 marchas, que é produzida nos Estados Unidos.
Um dos destaques é que a transmissão tem acionamento eletrônico. Ela utiliza um sistema semelhante a modelos como Audi Q5 ou Peugeot 3008, em que não há comandos mecânicos. Segundo a Ford, a solução reduz a vibração dentro da cabine.

As versões com motor V6 contarão com transmissão E-Shifter, de acionamento eletrônico
Apesar de o powertrain não ser feito na planta de Coronel Pacheco (na região metropolitana de Buenos Aires), o conjunto foi desenvolvido pela engenharia brasileira para se adequar ao mercado latino-americano.
A Ranger também será oferecida com uma unidade mais simples, para as versões de acesso. Trata-se do motor Panther 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 kgfm de torque, importado da Índia. O motor será combinado com uma caixa automática de seis velocidades, ou uma unidade manual de seis marchas.
Por dentro da nova Ford Ranger

Pacote de conteúdos farto e boa qualidade de acabamento fazem da Ranger um carro de luxo
Por dentro a nova Ranger ficou mais sofistica. O destaque está no painel com o grande quadro de instrumentos de 12,4 polegadas e multmídia vertical de 12 polegadas. A manopla de marchas eletrônico, assim como o joystick para seleção de tração e os seis modos de condução também evidenciam a evolução da picape. Seu pacote de conteúdos conta com:
XL 2.0 4×4 MT6
- Volante com ajuste de altura e profundidade
- Quadro de instrumentos de 8 polegadas
- Multimídia Sync4 com tela 10 polegadas
- Conexão Android Auto e Apple CarPlay
- Bluetooth
- 2 portas USB
- Direção elétrica
- Ar-condicionado
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros
- Acendimento automático dos faróis
- Sistema de conectividade FordPass
- Ajuste elétrico de altura dos faróis
- Faróis halógenos
- Luzes de condução diurna
- Para-choque e moldura do para-lama na cor preta
- Para-barros dianteiros e traseiros
- Retrovisores elétricos com indicador de direção
- Bancos revestidos em tecido
- Tapetes de borracha
- Assistente de partida em rampas
- Controle eletrônico de estabilidade
- Controle automático em descidas
- Limitador de velocidade
- Diferencial traseiro blocante
- Cintos de segurança de três pontos
- Alarme perimétrico
- Caçamba com degraus de acesso
- Tampa com assistente de abertura e fechamento
- Trava com chave
- 6 pontos de amarração de carga
- Tomada 12V
- Provisão elétrica de reboque

XLS 2.0 4×2 AT6
A versão lança mão da tração 4×2, mas adiciona os seguintes itens:
- Rodas de liga leve 17”
- Pneus 255/70 R17 All Season
- Para-choque na cor do veículo
- Ar-condicionado para a segunda fileira de bancos
- Carregador de celular por indução
- Partida remota com acionamento do ar-condicionado e agendamento
- 4 modos de condução (Normal, Eco, Rebocar/Transporte e Escorregadio)
- Câmera de ré
- Sensor de estacionamento traseiro
- Faróis full LED
- Faróis de neblina halógenos
- 4 portas USB
XLS 2.0 4×4 AT6
A versão adiciona:
- Tração 4×4 com seletor eletrônico de tração
- Pneus 255/70 R17 All Terrain
XLT 3.0 V6 AT10 4WD
A versão acresce, além do motor V6 os seguintes conteúdos:
- Transmissão automática de 10 velocidades
- Tração 4WD
- Bancos de couro com ajuste elétrico do motorista em 8 posições
- Volante com revestimento premium
- Câmbio E-Shifter
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico
- Estribo plataforma
- Sensor de chuva
- Comandos de voz em português nativo
- Freio a disco nas 4 rodas
- Freio de mão eletrônico
- Sistema start-stop
- Alerta de colisão e assistente autônomo de frenagem com detecção depedestres
- Frenagem pós-colisão
- Sistema de reconhecimento de sinais de trânsito
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Farol alto automático
- Faróis de neblina em LED
- Retrovisor eletrocrômico
- Alarme volumétrico
- Caçamba com iluminação e trava elétrica
Limited 3.0 V6 AT10 4WD

Versão Limited tem pacote farto, mas seu preço pode subir para R$ 340 mil
A versão topo de linha inclui os seguintes equipamentos:
- Rodas de liga leve 18”
- Pneus 255/65 R18 All Terrain
- Santantônio esportivo na cor do veículo
- Bagageiro de teto
- Lanternas traseiras em LED
- Moldura do para-lama na cor do veículo
- Protetor de caçamba
- Tela multimídia touch de 12”
- Ar-condicionado automático e digital dual zone
- Chave com sensor de presença e partida sem chave
- Seis modos de condução (Normal, Eco, Rebocar/Transportar, Escorregadio, Lama/Terra e Areia)
- Descansa-braço traseiro
Opcionais para versão Limited
- Rodas aro 20
- Rodas de liga leve 20”
- Pneus 265/55 R20 All Season
- Painel de instrumentos configurável de 12,4”
- Piloto automático adaptativo com stop and go
- Câmera 360°
- Alerta de tráfego cruzado em marcha a ré com detecção de pedestres
- Sistema de monitoramento de ponto cego
- Assistente de permanência e centralização em faixa
- Assistente de manobras evasivas
- Assistente de cruzamentos
Chassi e carroceria da nova Ranger
De fato a nova Ranger evoluiu além do motor e conteúdos. A picape ganhou chassi redesenhado com longarinas maiores e mais largas, que usam ação de alta resistência a tração. Assim a estrutura é 30% mais rígida e a capacidade de reboque é 25% superior.

Capacidade de carga é superior a 1 tonelada
Para provar que o chassi é forte, a Ford pendurou a Ranger em um cabo preso à ponta do reboque. A capacidade de reboque é de 3,1 toneladas, superior ao próprio da picape, que varia de 2.060 kg a 2.283 kg, de acordo com a versão.
As dimensões e capacidades também foram ajustadas. Ela ganhou entre-eixos 5 cm maiores e bitolas 5 cm mais largas, que ampliaram o espaço interno em cerca de 6 cm. Com 5,37 m de comprimento total, a picape é a maior do segmento. Suas dimensões são:
- Comprimento: 5,37 m
- Distância entre-eixos: 3,27 m
- Altura: 1,88 m
- Largura: 1,91 m
- Bitola: 1,62 m
- Volume da caçamba: 1.250 l
- Tanque de combustível: 80 l
- Capacidade carga: 1.025 kg a 1.071 kg
- Capacidade de reboque: 3.100 kg (V6)
Consumo da nova Ranger
Motor | Cidade | Estrada
V6 | 7,5 km/l | 11,8 km/l
2.0 | 10 km/l | 11,5 km/l
Cores da Ford Ranger
Branco Ártico (solida), Vermelho Bari (sólida), Prata Geada (metálica), Azul Belize (perolizada), Preto Gales (perolizada), Cinza Moscow (perolizada) e Laranja Jalapão (perolizada)













Versões e preços da nova Ford Ranger
A Ford divulgou apenas os preços das versões topo de linha, equipadas com motor V6. Os modelos com motor 2.0 turbodiesel terão as cifras divulgadas em outro momento. A pré-venda já foi iniciada para essas versões mais forte, confira os preços:
- XLT 3.0 V6 4WD AT10 – R$ 289.990
- Limited 3.0 V6 4WD AT10 – R$ 319.990
O post Nova Ranger chega com V6 250 cv e preços que vão até R$ 340 mil apareceu primeiro em AutoPapo.
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