Notícia Novo conceito de motor híbrido será apresentado no Salão de Xangai

Trem de força é compacto e modular para veículos de passeio, integrado em uma única unidade com motor a combustão, motor elétrico e transmissão




No Salão do Automóvel de Xangai 2025, a Horse Powertrain apresenta o seu mais recente avanço tecnológico, o Future Hybrid Concept.

Trata-se de um trem de força híbrido, no qual o motor a combustão interna (ICE), motor elétrico e a transmissão estão integrados em uma única unidade.

O sistema foi desenvolvido com o propósito de ser compacto e, facilitar a adesão das montadoras no momento de adaptarem plataformas de veículos elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicle) à crescente demanda por modelos híbridos, eliminando a necessidade de múltiplas plataformas e linhas de montagem distintas.

O Future Hybrid Concept é compatível com diferentes combustíveis, como gasolina, etanol (em misturas flexíveis), metanol puro e combustíveis sintéticos de nova geração.

Seu tamanho compacto e geometria foram projetados para substituir diretamente o módulo de tração dianteira de veículos elétricos. Com adaptações mínimas, o sistema pode ser fixado diretamente ao subchassi do veículo, permitindo às montadoras oferecer modelos híbridos em plataformas originalmente elétricas, sem a necessidade de grandes alterações estruturais.

Com transmissão e semi-eixos integrados, permite tração nas quatro rodas (AWD- All-Wheel Drive,) tanto em modo totalmente elétrico quanto em modo híbrido paralelo. A solução também é compatível com plataformas tradicionais de combustão interna.

Instalado em orientação transversal (East/West), o Future Hybrid Concept apresenta perfil superior mais estreito e base alargada. A unidade abriga ainda os sistemas eletrônicos necessários à operação híbrida como controlador, inversor, conversor DC/DC, carregador embarcado e booster de 800V para recarga rápida.

O sistema foi desenvolvido para operar globalmente, com recursos como sistema de ignição por pré-câmara, que permite o uso de diferentes combustíveis incluindo gasolina, etanol E85 (amplamente utilizado na América do Sul), metanol M100 (em crescente adoção na China, Índia e África Subsaariana), além de combustíveis sintéticos.

O projeto também antecipa tendências ambientais e exigências de design automotivo, acomodando tecnologias como bombas de calor de nova geração e o uso de fluidos refrigerantes sustentáveis, como o R290.

A previsão é que os primeiros veículos equipados com essa tecnologia estejam nas ruas já em 2028.


The post appeared first on .

 
Top