Notícia O meu carro do ano… É um modelo 1996

Fim de ano, profusão de prêmios dos melhores carros do ano, diversas categorias… Temos até o indesejado Pinóquio de Ouro 2022. Então eu resolvi escolher o carro mais legal que eu dirigi em 2022. Foram muitos – eu nem conto mais quantos são.

Por dever de ofício, devo ter andado em praticamente todos os lançamentos deste ano. Mas o que eu mais curti, foi um modelo 1996. Claro que não foi um carro qualquer, foi um Porsche 911 993, o último com motor refrigerado a ar.

VEJA TAMBÉM:

No começo foi um passeio meio tenso. Eu não gosto de dirigir carro dos outros (carros de “pessoas físicas”, imagina o carro do patrão. A oportunidade surgiu ao gravar uma pauta convenientemente sugerida por mim: um comparativo entre o 911 antigo e um novíssimo GT3. Vou até colocar o vídeo aqui abaixo:

“Nossa, mas os Porsches mais novos são muito mais potentes, têm muito mais tecnologia embarcada”, questiona um dos meus três leitores. Pois é, isso eu não nego. Mas te pergunto: realmente, números melhores é que fazer um carro divertido de dirigir? Ou isso é importante em um jogo de Super Trunfo.

Já falei isso aqui em outra coluna: vivemos uma era de carros desnecessários, verdadeiros trambolhos com desempenho absurdo, mas sem um propósito. Qual a necessidade de um carro com 500 ou 600 cv de potência para desfilar em um trânsito carregado. Suspensão dura igual um toco de madeira. Computadores tomando todas as decisões? Deus me livre!

Usável no dia a dia​

Esse 911 antigo é uma delícia para dirigir: desempenho na medida certa, interação direta com o motorista, suspensão razoavelmente confortável… Enfim, um carro plenamente usável no dia a dia, claro, respeitando as limitações de um esportivo de quase 3o anos.

A simplicidade está sendo esquecida nos novos carros, por exigências legais de emissões de poluentes ou de segurança ou até mesmo por escolhas dos próprios fabricantes. Tem quem ache legal? Claro! E que sejam respeitados. Mas neste Natal, este foi o meu ‘bom velhinho’.

Queria aproveitar também para agradecer aos leitores do AutoPapo, que nos qualificaram, mais uma vez, como um dos maiores portais de conteúdo automotivo do Brasil. Muito obrigado e meus votos de saúde e felicidades a todos vocês.

porsche-911-993-foto-rafael-dias-divulgacao-2.jpg

porsche-911-993-foto-rafael-dias-divulgacao-4.jpg

porsche-911-993-foto-rafael-dias-divulgacao-8.jpg

porsche-911-993-foto-rafael-dias-divulgacao-6.jpg

porsche-911-993-foto-rafael-dias-divulgacao-1.jpg

porsche-911-993-foto-rafael-dias-divulgacao-3.jpg

O post O meu carro do ano… É um modelo 1996 apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...