Em um movimento estratégico para nacionalizar sua frota e mitigar o impacto das novas tarifas de importação, a Chevrolet anunciou, durante o Salão do Automóvel, a produção brasileira do Spark EUV.
A montagem do compacto elétrico terá início em dezembro de 2026 no novo Polo Automotivo do Ceará, localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), fruto de uma parceria com a empresa Commexport, afirmou o site InsideEVs.
Com preço inicial sugerido de R$ 159.990, o SUV compacto já figura entre os elétricos mais vendidos do país. A decisão de fabricá-lo em solo nacional visa não apenas a redução de custos logísticos e tributários, mas também a garantia de volume para atender à crescente demanda do segmento de entrada dos veículos a bateria.
Chevrolet Spark EUV (Foto: Divulgação | Chevrolet)
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Diferentemente das operações tradicionais de CKD (onde os kits vêm desmontados apenas para finalização), o acordo firmado entre a Commexport, o Governo do Ceará e os parceiros industriais prevê uma efetiva transferência de tecnologia, afirmam os envolvidos.
A planta cearense operará em um formato “multimarcas”, uma tendência global que otimiza a capacidade ociosa das fábricas. O planejamento inicial estipula a entrega de 400 unidades mensais do modelo da Chevrolet no arranque da operação.
Contudo, a infraestrutura do complexo foi dimensionada para uma capacidade total de até 80.000 veículos por ano, permitindo uma rápida escalada de produção conforme a resposta do mercado e a adesão de outras montadoras ao polo.
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A montagem do compacto elétrico terá início em dezembro de 2026 no novo Polo Automotivo do Ceará, localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), fruto de uma parceria com a empresa Commexport, afirmou o site InsideEVs.
Com preço inicial sugerido de R$ 159.990, o SUV compacto já figura entre os elétricos mais vendidos do país. A decisão de fabricá-lo em solo nacional visa não apenas a redução de custos logísticos e tributários, mas também a garantia de volume para atender à crescente demanda do segmento de entrada dos veículos a bateria.
Chevrolet Spark EUV (Foto: Divulgação | Chevrolet)
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Modelo industrial inovador
Diferentemente das operações tradicionais de CKD (onde os kits vêm desmontados apenas para finalização), o acordo firmado entre a Commexport, o Governo do Ceará e os parceiros industriais prevê uma efetiva transferência de tecnologia, afirmam os envolvidos.
A planta cearense operará em um formato “multimarcas”, uma tendência global que otimiza a capacidade ociosa das fábricas. O planejamento inicial estipula a entrega de 400 unidades mensais do modelo da Chevrolet no arranque da operação.
Contudo, a infraestrutura do complexo foi dimensionada para uma capacidade total de até 80.000 veículos por ano, permitindo uma rápida escalada de produção conforme a resposta do mercado e a adesão de outras montadoras ao polo.
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