Hatchback da GM chega à linha 2026 com mudanças visuais, novos equipamentos e ajustes mecânicos; veja consumo, desempenho e comparação com rivais

Depois de avaliá-lo no lançamento, a Revista Carro passou uma semana com o Chevrolet Onix RS 2026 para analisar consumo, desempenho e equipamentos. Desde 2012, a GM já vendeu mais de 3 milhões de unidades do modelo no Brasil, consolidando o hatch nas duas gerações lançadas. Após seis anos sem mudanças, o carro recebeu atualização visual e manteve o motor 1.0 turbo de três cilindros, agora com correia banhada em óleo, solução desenvolvida para ampliar a durabilidade. O preço da versão RS é de R$ 130.190.

Visual e equipamentos
O Onix RS 2026 ganhou faróis redesenhados, grade escurecida, novas lanternas traseiras e rodas de até 16 polegadas. Mede 4,16 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,47 m de altura e tem entre-eixos de 2,55 m. O porta-malas tem 303 litros.

Por dentro, o hatch traz painel digital de 8 polegadas e multimídia de 11 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A lista inclui ainda ar-condicionado digital, carregador de celular por indução e bancos com costuras vermelhas na versão RS. A multimídia, com resposta rápida, repete o sistema presente em S10, Tracker e Spin. A câmera de ré exibe guias dinâmicas. Entre os pontos ausentes estão os recursos de assistência à condução, como piloto automático adaptativo e frenagem autônoma.

Motor, câmbio, suspensão, correia, consumo e desempenho
O motor 1.0 turbo Ecotec CSS Prime segue sem injeção direta e agora entrega 115,5 cv, com torque de 16,8 kgfm. A queda de potência em relação aos 116 cv anteriores atende ao programa Carro Sustentável do Governo Federal. O câmbio automático de seis marchas recebeu ajustes que eliminaram atrasos nas trocas e trancos em manobras.

A suspensão mantém acerto firme e a direção elétrica passou por recalibração. O modelo ganhou 18 mm extras de altura em relação ao solo, reduzindo os toques do para-choque dianteiro em rampas e valetas, problema comum no lançamento da segunda geração em 2019.

No consumo, o hatch marca 13,7 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, são 9,8 km/l no uso urbano e 12,8 km/l no rodoviário.
A correia banhada em óleo é a principal novidade mecânica. Segundo a Chevrolet, ela combina características de correia dentada a seco e corrente de comando, com menor atrito e maior durabilidade. O intervalo de troca é de 240 mil km, desde que o proprietário utilize óleo 0W-20 sintético com especificação Dexos1 Gen 2. Em entrevista exclusiva à Revista O Mecânico, um engenheiro da GM detalhou o funcionamento do sistema e os cuidados necessários com a lubrificação.

Vale a pena?
O segmento de hatches compactos é liderado pelo Volkswagen Polo, com mais de 70 mil unidades no ano. O Fiat Argo soma 54 mil e o Hyundai HB20, 42 mil, empatado com o Onix.
Nos preços, o Polo Highline custa R$ 131,6 mil, cerca de R$ 1.400 a mais que o Onix RS. O Fiat Argo Trekking, sem motor turbo, sai por R$ 107,9 mil, enquanto o HB20 Platinum é oferecido por R$ 130,5 mil.

Com esse cenário, o Onix RS se posiciona como opção para quem busca visual esportivo e conectividade, frente a rivais que apostam em outros atributos. Polo e HB20 entregam conjuntos mecânicos considerados mais robustos, enquanto o Argo oferece mais espaço interno sem recorrer ao motor turbo de três cilindros.
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