Notícia Opinião: Eletrificado mundo novo (carros elétricos e um verde não tão verde assim…)

A nova edição especial de carros elétricos e híbridos da MOTOR SHOW mostra um novo mundo (leia mais aqui). Ele às vezes parece até mágico, alimentado por jornalistas empolgados, muita propaganda e atuações de políticos.

Montadoras querem que consumidores amem elétricos, e respondem ao problema da autonomia/recarga com baterias que se carregam em 15, 30 minutos – se houverem carregadores caríssimos, e em número suficiente, para uma frota que políticos europeus, por exemplo, sonham em forçar a chegar a 100% de domínio dos elétricos na frota zero-quilômetro já em 2035.

motor show especial de elétricos e híbridos


Falam em emissão zero – mas só no escape. Na cidade, de fato são vantajosos para a qualidade do ar e a saúde pública. Mas a extração de lítio e terras raras para baterias tem grande impacto ambiental.

Baterias, aliás, que usam quantidade enorme de matéria prima e são caras de fazer, em processos que emitem muito CO2 e poluentes. Que tornam os elétricos mais pesados, reduzindo sua eficiência. Que têm oito anos ou 100, 160 mil quilômetros de garantia, e depois… Como se descartam ou se reciclam?

Carros elétricos
1 of 34
carros elétricos

carros elétricos

carros elétricos

carros elétricos

carros elétricos

carros elétricos

carros elétricos

O melhor ângulo do Volvo C40 (foto: Flávio Silveira)
carros elétricos

carros elétricos

carros elétricos

Foto: Divulgação
carros elétricos

Foto: Divulgação
b1fd53e2-4d77-465d-b768-4c121efdeb3f-low-747x420.png

Foto: Divulgação
840ffa6b-d761-4c41-9d56-daaaf2b96b70-low-747x420.png

Foto: Divulgação
41d94467-1001-4d24-9586-529f2a01eb2d-low-746x420.png

Foto: Divulgação
jeep

Foto: Divulgação
Jeep

Foto: Divulgação
p90437514-lowres-the-first-ever-bmw-i-714x420.jpg

Foto: Divulgação
p90437504-lowres-the-first-ever-bmw-i-630x420.jpg

Foto: Divulgação
carros elétricos

Foto: Divulgação
p90437494-lowres-the-first-ever-bmw-i-630x420.jpg

Foto: Divulgação
p90437495-lowres-the-first-ever-bmw-i-630x420.jpg

Foto: Divulgação
p90437499-lowres-the-first-ever-bmw-i-630x420.jpg

Foto: Divulgação
p90437503-lowres-the-first-ever-bmw-i-630x420.jpg

Foto: Divulgação
O Mirai tem linhas típicas da Toyota, com alguns toques especiais. Entre eles, as partes pretas do pára-choque dianteiro, que escondem tomadas de ar: o trem de força produz eletricidade fazendo o hidrogênio reagir com o oxigênio obtido por ali

O Mirai tem linhas típicas da Toyota, com alguns toques especiais. Entre eles, as partes pretas do pára-choque dianteiro, que escondem tomadas de ar: o trem de força produz eletricidade fazendo o hidrogênio reagir com o oxigênio obtido por ali
7_ms430_toyota-mirai3-747x420.jpg

Divulgação
Toyota a hidrogênio

Divulgação
O painel se assemelha ao do Prius
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Não se sabe nem como esses carros estarão após anos uso, com baterias no fim de vida. Consumidores na Europa e nos Estados Unidos já relatam que trocá-las ou consertá-las custa mais do que vale o carro no mercado de usados, transformando-o em “sucata”.

E, ainda sobre baterias, a Tesla, devido a alta no preço do níquel, por aumento da demanda, trocará, em alguns mercados e modelos, as de íons de lítio pelas de fosfato de ferro-lítio, tecnologia usada em modelos baratos.

Ainda há a questão energética. Na Espanha, consumidores reclamam nas redes sociais que a energia elétrica subiu 300% nos últimos anos. Na Itália, nossa parceira Quattroruote mostrou em grande reportagem que a demanda de energia elétrica por automóveis já está no limite da capacidade, e não haverá energia suficiente para todos.

Na Alemanha, Polônia e outros países, a maior parte da eletricidade vem do carvão, anulando em grande parte os benefícios dos carro elétricos. Por fim, os CEOs da Volkswagen e da Stellantis disseram que, basicamente, os políticos não entendem do assunto e as metas são irrealistas.

Enfim, este admirável mundo novo dos carros elétricos não é exatamente o que tentam vender hoje. Baterias “revolucionárias” são prometidas há tempos, mas ainda não há nada de concreto.

O carro elétrico já é realidade, e, ao mesmo tempo, ainda é um sonho. Uma possibilidade de evolução está nos elétricos a hidrogênio – nos quais marcas como Toyota e Mercedes-Benz sempre acreditaram mais (acabaram “forçadas” pelo mercado a investir em modelos a bateria).

São aqueles a célula de combustível, como Toyota Mirai (leia aqui a avaliação) e Hyundai Nexo, vendidos em poucas regiões, caros e que demandam infraestrutura de abastecimento.

Outra célula de combustível mais promissora, a SOFC, faz do etanol disponível em qualquer posto fonte do hidrogênio para alimentar o motor elétrico. É desenvolvida por Nissan e Ipen, no Japão e no Brasil. Pode ser a virada de página da qual os elétricos precisam?

Flávio Silveira | Editor da revista MOTOR SHOW

LEIA MAIS SOBRE CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS:

+Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+Nem todo carro híbrido é igual: saiba as diferenças
+Avaliação: mais cupê do que SUV, elétrico Volvo C40 exagera na potência para marcar território
+Carro elétrico ou híbrido? Saiba qual é o melhor para você
+Avaliação: uma semana de Renault Zoe – carro elétrico vale a pena?
+Seguro para automóveis híbridos e elétricos; confira como funciona
+Avaliação: Volvo XC40 vira SUV elétrico com bom custo-benefício e pegada de esportivo
+Avaliação: Audi RS e-tron GT pode soar falso, mas é ridiculamente rápido
+Primeiro elétrico da Fiat, 500e chega ao Brasil por R$ 239.990
+
Diesel, híbrido, plug-in ou elétrico; qual é o melhor para você?
+Carro elétrico traz vantagens, mas não é solução mágica
+Avaliação: Hyundai Ioniq 5, um elétrico incrível, é verdadeira revolução coreana
+Teste de consumo: Corolla Cross Hybrid vs. Corolla Cross 2.0
+Audi e-tron vs. Jaguar I-Pace: os SUVs elétricos que adiantam o futuro
+Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2020: confira o ranking
+Avaliação: Mercedes-Benz EQA, o GLA elétrico que chega ao Brasil em breve
+Avaliação: Volkswagen ID.4 é o Taos do futuro (e já chegou)


O post Opinião: Eletrificado mundo novo (carros elétricos e um verde não tão verde assim…) apareceu primeiro em Motor Show.

Continue lendo...
 
Top