Apresentado no Salão Automóvel de Paris de 1922, há exatos 100 anos, a Citroën lançou no mercado o seu “petit citron”, o Citroën 5CV. Ele se tornou o primeiro automóvel concebido para as mulheres, criado pelo próprio fundador da marca, André Citroën, quem o mundo considerava um grande visionário, pelas várias inovações realizadas.
Os carros criados até então não tinham direção hidráulica ou servo freio, eram pesados e seus motores exigiam que o motorista estivesse atento para regular manualmente diversos pontos, como a mistura de combustível e até a pressão no tanque de combustível. Isso significava que os carros eram destinados quase que exclusivamente ao público masculino, pois conduzi-los exigia muito esforço físico e, além disso, era uma tarefa que somente motoristas profissionais poderiam realizar. E naquela época os motoristas profissionais eram todos homens.
+ Conheça o Citroën 2CV, o carro que resistiu à Segunda Guerra Mundial
+ Citroën C4 Cactus recebe desconto; versão X-Series sai por R$ 102.990
+ Avaliação Citroën AMI: elétrico cotado para o Brasil não precisa de CNH
+ Citroën C3 é o primeiro dos 3 novos modelos que serão produzidos no RJ
André Citroën sempre pensou em dar um passo além e enquanto outras marcas criavam carros caros e exclusivos para homens, ele criava carros para outros públicos: mais acessíveis e mais versáteis para jovens e mulheres que até então nunca tiveram a possibilidade de ter o seu próprio carro.
Inovadora também na comunicação, a campanha publicitária do Citroën 5CV deu às mulheres um enorme destaque, mais até do que ao próprio carro. Seu objetivo era que elas se sentissem à vontade para dirigir e incentivadas a ter o modelo.
O Citroën 5CV foi o primeiro carro popular produzido em grande escala na Europa e foi apresentado em cores muito vivas e alegres. Quase todas as primeiras unidades tinham sua carroceria pintadas na cor amarela com os para-lamas pintados de preto. Essa cor amarela, o seu tamanho e o formato da traseira do modelo fizeram com ele logo fosse conhecido como “Petit Citron” (“Pequeno Limão” em português, também brincando com o nome da marca).
Citroën 5CV
1 of 8
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Etanol e Gasolina mais baratos nos postos brasileiros
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Mercedes de Hitler é pivô de grande polêmica
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ CNH vencida: veja o grupo que precisa renovar o documento em janeiro
+ Avaliação: Honda City 2022 quer ser novo Civic, mas não é
+ IPVA SP: vencimento da 2ª parcela com desconto começa na próxima semana; veja quando
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Avaliação: Honda CR-V agrada aos fãs, mas vale a pena?
+ Avaliação: Renault Duster e o motor 1.3 turbo que muda tudo
+ Cargueiro que levava carros de luxo afundou na costa de Portugal
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
O post Primeiro carro pensado para as mulheres foi lançado há 100 anos apareceu primeiro em Motor Show.
Continue lendo...
Os carros criados até então não tinham direção hidráulica ou servo freio, eram pesados e seus motores exigiam que o motorista estivesse atento para regular manualmente diversos pontos, como a mistura de combustível e até a pressão no tanque de combustível. Isso significava que os carros eram destinados quase que exclusivamente ao público masculino, pois conduzi-los exigia muito esforço físico e, além disso, era uma tarefa que somente motoristas profissionais poderiam realizar. E naquela época os motoristas profissionais eram todos homens.
+ Conheça o Citroën 2CV, o carro que resistiu à Segunda Guerra Mundial
+ Citroën C4 Cactus recebe desconto; versão X-Series sai por R$ 102.990
+ Avaliação Citroën AMI: elétrico cotado para o Brasil não precisa de CNH
+ Citroën C3 é o primeiro dos 3 novos modelos que serão produzidos no RJ
André Citroën sempre pensou em dar um passo além e enquanto outras marcas criavam carros caros e exclusivos para homens, ele criava carros para outros públicos: mais acessíveis e mais versáteis para jovens e mulheres que até então nunca tiveram a possibilidade de ter o seu próprio carro.
Inovadora também na comunicação, a campanha publicitária do Citroën 5CV deu às mulheres um enorme destaque, mais até do que ao próprio carro. Seu objetivo era que elas se sentissem à vontade para dirigir e incentivadas a ter o modelo.
O Citroën 5CV foi o primeiro carro popular produzido em grande escala na Europa e foi apresentado em cores muito vivas e alegres. Quase todas as primeiras unidades tinham sua carroceria pintadas na cor amarela com os para-lamas pintados de preto. Essa cor amarela, o seu tamanho e o formato da traseira do modelo fizeram com ele logo fosse conhecido como “Petit Citron” (“Pequeno Limão” em português, também brincando com o nome da marca).
Citroën 5CV
1 of 8

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Etanol e Gasolina mais baratos nos postos brasileiros
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Mercedes de Hitler é pivô de grande polêmica
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ CNH vencida: veja o grupo que precisa renovar o documento em janeiro
+ Avaliação: Honda City 2022 quer ser novo Civic, mas não é
+ IPVA SP: vencimento da 2ª parcela com desconto começa na próxima semana; veja quando
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Avaliação: Honda CR-V agrada aos fãs, mas vale a pena?
+ Avaliação: Renault Duster e o motor 1.3 turbo que muda tudo
+ Cargueiro que levava carros de luxo afundou na costa de Portugal
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
O post Primeiro carro pensado para as mulheres foi lançado há 100 anos apareceu primeiro em Motor Show.
Continue lendo...