Os radares, sensores e câmeras do pacote ADAS servem para prevenir acidentes. Quando eles não são suficientes, ou quando terceiros danificam o seu carro, será preciso realizar uma nova calibragem para que sigam funcionando direito.
O hardware que toca os assistentes ativos de segurança não exigem calibragem periódica. O serviço só deve ser feito após esses componentes sofrerem algum dano físico.
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Se o seu carro possui um radar no para-choque dianteiro, por exemplo, ele poderá ser descalibrado se um veículo chocar contra ele durante a baliza. Carros que usam apenas câmeras montadas no para-brisa vão exigir o serviço quando for preciso trocar o vidro.
O desalinhamento do sensor em apenas 1° já poderá causar erros nas leituras. Felizmente, o próprio sistema informa ao motorista no painel que há algum problema nos sistemas ADAS e desativa as funções.
Qualquer encostada no para-choque pode exigir um acerto (Foto: Hyundai | Divulgação)
O serviço de calibragem dos sistemas ADAS devem ser calibrados apenas em situações específicas. A mais comum é quando o carro sofreu alguma batida no para-choque, por menor que seja, pois elas podem desalinhar o radar.
Também é preciso calibrar o sistema quando há mudanças na suspensão, já que isso muda a altura de rodagem. Por fim, é preciso fazer esse serviço quando o para-brisa é trocado, já que a câmera fica lá.
O processo de calibragem dos sistemas ADAS deve ser feito por uma oficina especializada. Se o seu carro possui esse pacote de segurança, é preciso ter certeza que o local que irá repará-lo está apto para realizar esses ajustes.
A calibragem é feita com equipamentos específicos, como um painel que será lido pelas câmeras e sensores. O ajuste busca alinhar o sistema com os parâmetros originais do fabricante.
Também é preciso realizar uma calibragem com o carro em movimento, simulando condições específicas divulgadas pela fábrica.
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O hardware que toca os assistentes ativos de segurança não exigem calibragem periódica. O serviço só deve ser feito após esses componentes sofrerem algum dano físico.
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Se o seu carro possui um radar no para-choque dianteiro, por exemplo, ele poderá ser descalibrado se um veículo chocar contra ele durante a baliza. Carros que usam apenas câmeras montadas no para-brisa vão exigir o serviço quando for preciso trocar o vidro.
O desalinhamento do sensor em apenas 1° já poderá causar erros nas leituras. Felizmente, o próprio sistema informa ao motorista no painel que há algum problema nos sistemas ADAS e desativa as funções.
Quando é preciso realizar a calibragem
Qualquer encostada no para-choque pode exigir um acerto (Foto: Hyundai | Divulgação)
O serviço de calibragem dos sistemas ADAS devem ser calibrados apenas em situações específicas. A mais comum é quando o carro sofreu alguma batida no para-choque, por menor que seja, pois elas podem desalinhar o radar.
Também é preciso calibrar o sistema quando há mudanças na suspensão, já que isso muda a altura de rodagem. Por fim, é preciso fazer esse serviço quando o para-brisa é trocado, já que a câmera fica lá.
Como é a calibragem do ADAS
O processo de calibragem dos sistemas ADAS deve ser feito por uma oficina especializada. Se o seu carro possui esse pacote de segurança, é preciso ter certeza que o local que irá repará-lo está apto para realizar esses ajustes.
A calibragem é feita com equipamentos específicos, como um painel que será lido pelas câmeras e sensores. O ajuste busca alinhar o sistema com os parâmetros originais do fabricante.
Também é preciso realizar uma calibragem com o carro em movimento, simulando condições específicas divulgadas pela fábrica.
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