Motor de quatro cilindros turbo será utilizado na linha 2026 do Jeep Grand Cherokee
A Stellantis anunciou a chegada de uma nova versão mais potente do motor Hurricane 4, que possui 2.0 litros de deslocamento, turbocompressor e quatro cilindros. A nova configuração será utilizada na linha 2026 do Jeep Grand Cherokee, que também vai receber mudanças no design interno e externo.
A versão mais potente passa a entregar 328 cv de potência e 46 kgfm de torque, com potência específica de 164 cv por litro. Segundo a Stellantis, o motor pode funcionar com gasolina comum e supera em desempenho a maioria dos outros quatro-cilindros do segmento.
A principal novidade da configuração mais potente é a adoção da tecnologia de ignição por jato turbulento (Turbulent Jet Ignition), a primeira aplicação do sistema em larga escala em um motor de produção. O sistema utiliza uma pré-câmara de combustão posicionada no topo de cada cilindro, onde uma pequena quantidade de combustível é inflamada, entrando na forma de jatos para a câmara principal e acelerando a queima da mistura ar-combustível.
Essa tecnologia permite ganhos em eficiência térmica e redução de emissões, sem reduzir a entrega de potência. O sistema de pré-câmara de combustão também é usado no motor V6 biturbo Nettuno que equipa veículos da Maserati, marca do grupo Stellantis.
O novo Hurricane 4 ainda conta com turbocompressor de geometria variável, permitindo que cerca de 90% do torque máximo esteja disponível entre 2.600 e 5.600 rpm, melhorando arrancadas e retomadas de velocidade.
A produção do novo motor será feita na planta de Dundee, em Michigan, nos Estados Unidos. No Brasil, os modelos Jeep Compass, Commander e Ram Rampage possuem versões que utilizam o motor Hurricane 4 na configuração de 272 cv, o que indica que a nova versão mais forte pode chegar ao mercado brasileiro no futuro.
The post Stellantis apresenta nova versão de 328 cv do motor Hurricane 4 nos EUA appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...