Notícia Stellantis faz ‘dança das cadeiras’ para aumentar vendas

A Stellantis anunciou mudanças importantes em sua equipe de liderança global. As novas nomeações fazem parte de uma reorganização corporativa do grupo (que inclui Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram) e antecedem a apresentação da nova estratégia da empresa para 2026.

Segundo o CEO António Filosa, o principal objetivo é fortalecer a governança global, com divisões regionais mais autônomas e foco em performance e inovação.

VEJA TAMBÉM:

Principais mudanças na liderança e novos nomes


O grupo promoveu e realocou vários nomes experientes para cargos-chave na empresa, combinando continuidade interna e novas contratações externas.

  • A Stellantis promoveu Herlander Zola, que atuava como vice-presidente sênior de operações comerciais no Brasil, a COO da América do Sul, em substituição a Emanuele Cappellano.
Herlander Zola 001

Herlander Zola
  • Europa: Emanuele Cappellano assume como COO da Europa ampliada e das marcas europeias, acumulando a função de líder global do Stellantis Pro One;
EmanueleCappellano Foto Leo Lara IMG 06311

Emanuele Cappellano
  • Maserati: Jean-Philippe Imparato deixa a Alfa Romeo para se dedicar integralmente à Maserati, buscando acelerar a recuperação da marca de luxo;
  • Design e Manufatura: Ralph Gilles, um nome famoso da indústria, se junta ao grupo como Head Global de Design. Francesco Ciancia, vindo da Mercedes-Benz, será o novo Head Global de Manufatura;
  • Mercados Estratégicos: Grégoire Olivier foi promovido a COO da Ásia-Pacífico e China, enquanto Samir Cherfan integra o SLT, mantendo o comando sobre Oriente Médio, África e Micromobilidade.

Estratégia e objetivos por trás das mudanças


Com essas mudanças, a Stellantis busca melhorar a competitividade global e agilizar decisões regionais. Filosa enfatizou que a empresa está “promovendo talentos excepcionais de dentro e de fora”. Ainda segundo ele, essa nova configuração reflete uma visão de longo prazo, com foco especial em regiões com potencial para expansão, como a América do Sul, África, Ásia-Pacífico e Oriente Médio.

O foco de Jean-Philippe Imparato na Maserati indica que a reestruturação busca dar um novo fôlego à marca de luxo no segmento premium global. Além disso, a contratação de um novo Head Global de Manufatura e o foco em design e suprimentos indicam que a empresa planeja otimizar sua produção e renovar seu apelo visual.

Continue lendo...
 
Top