Como todas as fabricantes, a Toyota afirma se preocupar com a mobilidade urbana e também sustentabilidade, talvez por isso seu novo protótipo, o FT-Me, tenha sido tão apelativo. Este microcarro elétrico é tão modesto que permite que maiores de 14 anos o conduzam, na Europa.
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Esta permissibilidade vem graças à sua classificação como quadriciclo leve (L6e) e a legislação de alguns países do continente, que permitem a condução de jovens a partir de 14 anos.
A categorização é condizente também com o desempenho e tamanho do Toyota FT-Me. O carro que não precisa de habilitação tem menos de 2,5 m de comprimento e permite até estacionar em vagas 45º, assim como o famigerado Smart.
Outro fator favorável à condução dos menos experientes é a ausência de pedais: todas as funções de condução são controladas diretamente pelo volante, tornando o veículo uma alternativa acessível também para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, sem necessidade de adaptações extras.
No quesito desempenho este singelo carro que não precisa de habilitação atinge uma máxima limitada de 45 km/h e tem autonomia de 100 km com uma carga de bateria completa.
Além disso, o microcarro tem um sistema de conectividade avançado, permitindo que o smartphone do proprietário funcione como chave digital, travando e monitorando remotamente por aplicativo
Segundo a fabricante, o visual do Toyota FT-Me é inspirado no capacetes dos pilotos. Ele vem nas cores preto e branco, bem divididas e marcadas, além de levarem a uma silhueta bastante futurista e geométrica. Os paralamas, por exemplo, foram bem acentuados.
As rodas do modelo também se destacam e deixam raios e detalhes para traz, sendo bem maciças e escuras.
Não há previsões concretas de uma possível fabricação do microcarro conceito. Mas certamente a fabricante desenvolve modelos menores e mais simples para o futuro.
Regulamentação Europeia para Quadriciclos Leves
Na Europa, veículos como o Toyota FT-Me são classificados como quadriciclos leves (L6e), conforme a Diretiva 168/2013/EU. Para estes, a legislação permite que jovens a partir de 14 ou 16 anos, dependendo do país, possam conduzi-los sem a necessidade de uma carteira de motorista convencional.
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Esta permissibilidade vem graças à sua classificação como quadriciclo leve (L6e) e a legislação de alguns países do continente, que permitem a condução de jovens a partir de 14 anos.
A categorização é condizente também com o desempenho e tamanho do Toyota FT-Me. O carro que não precisa de habilitação tem menos de 2,5 m de comprimento e permite até estacionar em vagas 45º, assim como o famigerado Smart.
Outro fator favorável à condução dos menos experientes é a ausência de pedais: todas as funções de condução são controladas diretamente pelo volante, tornando o veículo uma alternativa acessível também para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, sem necessidade de adaptações extras.

No quesito desempenho este singelo carro que não precisa de habilitação atinge uma máxima limitada de 45 km/h e tem autonomia de 100 km com uma carga de bateria completa.
- Um dos destaques do modelo é o teto com painéis solares integrados, que podem fornecer uma autonomia extra de até 30 km por dia, dependendo da exposição ao sol.
Além disso, o microcarro tem um sistema de conectividade avançado, permitindo que o smartphone do proprietário funcione como chave digital, travando e monitorando remotamente por aplicativo
Segundo a fabricante, o visual do Toyota FT-Me é inspirado no capacetes dos pilotos. Ele vem nas cores preto e branco, bem divididas e marcadas, além de levarem a uma silhueta bastante futurista e geométrica. Os paralamas, por exemplo, foram bem acentuados.


As rodas do modelo também se destacam e deixam raios e detalhes para traz, sendo bem maciças e escuras.
- Segundo a montadora, o impacto ambiental gerado pelo novo FT-Me é 90% menor em comparação a um carro urbano convencional do mesmo porte.
Não há previsões concretas de uma possível fabricação do microcarro conceito. Mas certamente a fabricante desenvolve modelos menores e mais simples para o futuro.

Regulamentação Europeia para Quadriciclos Leves
Na Europa, veículos como o Toyota FT-Me são classificados como quadriciclos leves (L6e), conforme a Diretiva 168/2013/EU. Para estes, a legislação permite que jovens a partir de 14 ou 16 anos, dependendo do país, possam conduzi-los sem a necessidade de uma carteira de motorista convencional.
- Entre os países que permitem a condução desse tipo de veículo por adolescentes estão França, Itália e Espanha. Já na Alemanha e Países Baixos, por exemplo, a idade mínima costuma ser 16 anos.
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