Notícia Uber faz parceria com três startups chinesas de direção autônoma para lançar robotáxis: entenda

Novidade deve atender os países da Europa e do Oriente Médio


Robotaxi.jpg


Fotos: CarNewsChina/Reprodução

A Uber anunciou uma parceria estratégica com startups chinesas de direção autônoma Pony.ai, Momenta e WeRide para integrar suas tecnologias à plataforma da empresa e expandi-las para mercados internacionais. A princípio o robotáxi deve ser lançado em países da Europa e do Oriente Médio, ficando de fora da China e dos Estados Unidos.

O primeiro lançamento de robotáxis equipados com a tecnologia na plataforma da Uber está previsto para o início de 2026, na Europa. Nesta fase inicial, os veículos devem contar com operadores de segurança a bordo. A parceria entre Uber e Momenta foi anunciada em 2 de maio. Vale lembrar que a Momenta é uma startup chinesa fundada em 2016 com o apoio da SAIC Motor, General Motors e Toyota. Além disso, desde 2021, fornece software de direção autônoma para a marca premium IM, da SAIC.

robotaxi2.jpg


Por sua vez, a Pony.ai foi a mais recente a anunciar sua colaboração com a Uber, informando que seus robotáxis irão começar a operar no Oriente Médio até o fim de 2025. Outros mercados internacionais serão adicionados posteriormente. Usuários da Uber ainda devem poder escolher entre motoristas humanos e veículos autônomos da Pony.ai, com operadores a bordo durante a fase piloto. A Pony.ai tem apoio da Toyota e da Nio e foi fundada em dezembro de 2016 por James Peng e Tiancheng Lou, ex-desenvolvedores da Baidu. A empresa tem sede em Guangzhou e tem licenças para operar serviços de transporte autônomo em Pequim e Guangzhou.

Robotaxi3.jpg


Em relação à WeRide, outra empresa chinesa de direção autônoma, também oferecerá seus robotáxis na plataforma da Uber. As duas empresas anunciaram a parceria em setembro de 2024, prevendo uma frota em Abu Dhabi com 50 robotáxis até meados de 2025. Uber e WeRide pretendem expandir para novas cidades a cada ano, totalizando 15 cidades nos próximos cinco anos, incluindo o velho continente. Essa companhia, que foi fundada em 2017 por Tony Han, ex-chefe da divisão de direção autônoma da Baidu, tem apoio de empresas como Bosch, Nvidia e BlackRock. A empresa já conta com licenças para operar veículos autônomos na China, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Singapura.

The post Uber faz parceria com três startups chinesas de direção autônoma para lançar robotáxis: entenda appeared first on Revista Carro.

Continue lendo...
 
Top