Notícia [Vídeo] Porque pneus de Fórmula 1 num carro de rua é uma péssima ideia

Um argumento muito comum de se ver na internet é que se tal coisa fosse boa para um carro, estaria em um bólido de Fórmula 1. Esses carros de competição costumam ser laboratórios de tecnologias que veremos nas ruas, mas um carro de rua, mesmo um superesportivo, ainda possui uma proposta bastante diferente de um F1.

O canal Driven Media testou um Caterham equipado com pneu de Fórmula 1 para ver se isso ajudaria o esportivo leve no desempenho. Foi realizada uma série de testes em pista e uma volta em vias públicas para ver se os pneus de corrida realmente ajudam.


VEJA TAMBÉM:

O resultado não foi o esperado​


A primeira coisa a ser feita foi um adaptador para o carro poder receber o cubo rápido usado pela Fórmula 1. Com os pneus instalados o Caterham ficou parecendo um baja, os pneus de corrida são bem mais altos que os semi-slick Avon de 13 polegadas e perfil fino que o esportivo usa originalmente.

O vídeo é uma decepção para quem acha que o Caterham grudaria nas curvas. O carro piorou, perdeu aderência nas curvas com facilidade, destracionou mais e as rodas travaram cedo nas frenagens. A culpada por isso foi a temperatura, pneus de Fórmula 1 só “funcionam” quando estão devidamente aquecidos.

O Caterham é ágil mas não é rápido o suficiente para manter os pneus quentes. Além disso, ele não possui toda a downforce de um monoposto, outro fator que ajuda no funcionamento desses pneus. Isso pode ser visto na forma que eles se sujaram e desgastaram apenas em parte da banda de rodagem.

O post [Vídeo] Porque pneus de Fórmula 1 num carro de rua é uma péssima ideia apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...
 
Top