A Volvo criou um intermediário entre o XC60 e o XC90, mas, até agora, ele existe só na China: trata-se do…XC70, nome pra lá de sugestivo. Híbrido plug-in de longo alcance, nos moldes de BYD Song ou GWM Haval H6 PHEV, o XC70 é mais cria da Geely do que outra coisa. Para quem não lembra, a Volvo faz parte do Grupo Geely, chinês.
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Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
Com identidade visual emprestada dos modelos elétricos da marca sueca, como EX30 ou EX90, ele ronda os 4,80 m de comprimento e 1,90 m de largura, justamente medidas próximas as de um BYD Song Plus atual, porém com um belo “plus” na distância entre-eixos, de generosos 2,90 m. Pelo formato geral da carroceria, parece mais um “filhote de EX90”, em referência ao SUV grandalhão de sete lugares da Volvo.
Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
No seu powertrain, uma fórmula conhecida pela concorrência chinesa. Sob o capô vai um motor 1.5 turbo a gasolina, que atua principalmente como gerador, entregando 163 cv de potência. Ele trabalha junto com dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo, garantindo tração integral e potência combinada que supera os 460 cv. Segundo a Volvo, o modelo demora apenas 5,3 segundos na prova de 0 a 100 km/h.
Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
O que atrai no XC70, porém, é a autonomia elétrica. Pelo ciclo de medição chinês CLTC, o híbrido plug-in consegue rodar mais de 200 km sem queimar uma gota de gasolina sequer, apenas aproveitando a carga das baterias de tração. São duas opções para elas, inclusive: 21,2 kWh ou pouco menos de 40 kWh de capacidade, dependendo da configuração. Os 200 km de alcance elétrico são permitidos pela maior.
Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
Além da tração integral permanente, tal qual seus outros irmãos híbridos XC60 e XC90, o XC70 traz um sistema de transmissão exclusivo: é uma caixa dedicada para modelos plug-in, com três velocidades. Mais ou menos como o que a GWM aplica nos Haval H6, porém com uma marcha extra. XC60 e XC90 usam um câmbio automático convencional de oito marchas.
Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
O novo Volvo é equipado com tecnologia de carregamento rápido, permitindo que ele recupere 80% da carga em apenas 23 minutos. Além disso, há a função V2L, que transforma o carro em um enorme gerador, para abastecer dispositivos elétricos e eletrônicos externos. É uma função bacana para viagens, acampamentos e afins.
Volvo XC70 - Foto: Volvo/divulgação
Volvo XC70 - Foto: Volvo/divulgação
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Por dentro, apesar do porta-malas mediano (cerca de 410 litros), ele oferece amplo espaço para os cinco ocupantes. A cabine inclui painel de instrumentos digital de 12,3”, multimídia horizontal de 15,4” (foge à regra de outros modelos da marca, que trazem tela vertical), um enorme head-up display com realidade aumentada, assistente de voz controlado por inteligência artificial, além de todo o pacote de segurança que se espera de um Volvo: muitos airbags, assistentes de condução e por aí vai.
Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
Porém, nem mesmo a própria Volvo sabe dizer se ele virá ao Brasil ou não. Tudo depende da estratégia da matriz sueca. Marcelo Godoy, presidente da fabricante aqui no país, diz que “caso a Suécia abra a possibilidade de termos este carro aqui no Brasil, pretendemos trazer”.
Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
Para o executivo, o XC70 seria uma grande soma ao portfólio atual da marca no mercado nacional. No momento, o SUV híbrido plug-in está em fase inicial de produção na China, mas já conta com pré-venda aberta por lá.
O post Volvo XC70: conheça o SUV híbrido plug-in que pode chegar ao Brasil apareceu primeiro em Motor Show.
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Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
Como é o XC70?
Com identidade visual emprestada dos modelos elétricos da marca sueca, como EX30 ou EX90, ele ronda os 4,80 m de comprimento e 1,90 m de largura, justamente medidas próximas as de um BYD Song Plus atual, porém com um belo “plus” na distância entre-eixos, de generosos 2,90 m. Pelo formato geral da carroceria, parece mais um “filhote de EX90”, em referência ao SUV grandalhão de sete lugares da Volvo.

Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
Motorização do XC70
No seu powertrain, uma fórmula conhecida pela concorrência chinesa. Sob o capô vai um motor 1.5 turbo a gasolina, que atua principalmente como gerador, entregando 163 cv de potência. Ele trabalha junto com dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo, garantindo tração integral e potência combinada que supera os 460 cv. Segundo a Volvo, o modelo demora apenas 5,3 segundos na prova de 0 a 100 km/h.

Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
O que atrai no XC70, porém, é a autonomia elétrica. Pelo ciclo de medição chinês CLTC, o híbrido plug-in consegue rodar mais de 200 km sem queimar uma gota de gasolina sequer, apenas aproveitando a carga das baterias de tração. São duas opções para elas, inclusive: 21,2 kWh ou pouco menos de 40 kWh de capacidade, dependendo da configuração. Os 200 km de alcance elétrico são permitidos pela maior.

Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
Além da tração integral permanente, tal qual seus outros irmãos híbridos XC60 e XC90, o XC70 traz um sistema de transmissão exclusivo: é uma caixa dedicada para modelos plug-in, com três velocidades. Mais ou menos como o que a GWM aplica nos Haval H6, porém com uma marcha extra. XC60 e XC90 usam um câmbio automático convencional de oito marchas.

Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
O novo Volvo é equipado com tecnologia de carregamento rápido, permitindo que ele recupere 80% da carga em apenas 23 minutos. Além disso, há a função V2L, que transforma o carro em um enorme gerador, para abastecer dispositivos elétricos e eletrônicos externos. É uma função bacana para viagens, acampamentos e afins.
Interior e equipamentos do XC70

Volvo XC70 - Foto: Volvo/divulgação

Volvo XC70 - Foto: Volvo/divulgação


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Por dentro, apesar do porta-malas mediano (cerca de 410 litros), ele oferece amplo espaço para os cinco ocupantes. A cabine inclui painel de instrumentos digital de 12,3”, multimídia horizontal de 15,4” (foge à regra de outros modelos da marca, que trazem tela vertical), um enorme head-up display com realidade aumentada, assistente de voz controlado por inteligência artificial, além de todo o pacote de segurança que se espera de um Volvo: muitos airbags, assistentes de condução e por aí vai.

Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
Vem para o Brasil? Nem a Volvo sabe…
Porém, nem mesmo a própria Volvo sabe dizer se ele virá ao Brasil ou não. Tudo depende da estratégia da matriz sueca. Marcelo Godoy, presidente da fabricante aqui no país, diz que “caso a Suécia abra a possibilidade de termos este carro aqui no Brasil, pretendemos trazer”.

Volvo XC70 – Foto: Volvo/divulgação
Para o executivo, o XC70 seria uma grande soma ao portfólio atual da marca no mercado nacional. No momento, o SUV híbrido plug-in está em fase inicial de produção na China, mas já conta com pré-venda aberta por lá.
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