Notícia VW confirma fim do Gol (como conhecemos) e chegada do Polo Track

A Volkswagen do Brasil anunciou nesta sexta-feira (5) um investimento de R$ 7 bilhões na América Latina até 2026 para desenvolver digitalização e descarbonização. Por trás desses termos, está um plano de tornar a produção mais simplificada, ou seja, reduzir todos produtos da região à plataforma MQB. Também foi confirmado o Polo Track

Hoje, apenas o Gol, Voyage, Saveiro e Amarok são feitos fora dessa plataforma na América Latina. Quem assume o lugar do Gol será o Polo Track, que foi confirmado em um teaser junto desse anúncio de investimentos. A Saveiro deverá ganhar uma nova versão, além de conviver com a Tarok; já a próxima Amarok passará a ser feita na fábrica da Ford junto da Ranger.

VEJA TAMBÉM:


Esse investimento ainda deve incluir a linha de elétricos ID, veículos híbridos flex e motores TSI mais potentes. Essa informação antecipamos em outubro, quando conhecemos a dupla de elétricos ID.3 e ID.4, que devem chegar em 2022.

O futuro do Gol e derivados​

fabrica volkswagen taubate sp linha de montagem do gol e up

A linha de montagem de Taubaté (SP) será modernizada para fabricar o Polo Track

Segundo o nosso colunista Fernando Calmon, o sedã Voyage ganhou uma sobrevida e deverá ser fabricado até dezembro de 2022. Já a picape Saveiro será feita no Brasil até o final de 2024, sendo o último carro fora da plataforma MQB no Brasil. Uma nova geração será acompanhada da picape médio-compacta Tarok, prevista para ser produzida na Argentina em 2025.

O Polo Track será feito na fábrica de Taubaté (SP), de onde sai o Gol atualmente. Essa é, até então, a única planta da Volkswagen no Brasil que não trabalha com a plataforma MQB. Com esses investimentos a linha de montagem do Vale do Paraíba será modernizada.

Fim do Gol​


O nome Gol não será morto, entretanto. Segundo o caçador de segredos Marlos Ney Vidal, do portal Autos Segredos, um inédito SUV compacto será feito em Taubaté com esse nome. Suas fontes também apontam que uma nova Saveiro será feita na plataforma MQB, convivendo com a irmã maior Tarok.

O objetivo dos investimentos​


A Volkswagen da América Latina está junto do resto do mundo na reestruturação da marca com o objetivo de reduzir os impactos ambientais. A plataforma MQB permite mais eficiência na linha de montagem e já é preparada para receber motorizações modernas e conjuntos híbridos.

Para a América Latina ainda existe a facilidade criada pelo etanol. O nosso combustível de origem vegetal é renovável e traz uma alternativa mais acessível de reduzir os impactos ambientais. O plano da Volkswagen é ser neutra em emissões de carbono até 2050.

Outro foco do grupo é na tecnologia de entretenimento. As centrais VW Play trarão mais conectividade e, de acordo com a nota oficial, permitirá que os motoristas se conectem. A integração das centrais automotivas com os smartphones pessoais facilitam a vida do motorista na hora de carregar suas preferências pessoais.


O post VW confirma fim do Gol (como conhecemos) e chegada do Polo Track apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...
 
Top