Notícia 5 caminhões que foram pioneiros e mudaram a história

Em uma roda de conversa de bar, sempre lembramos de modelos que foram os primeiros a oferecer determinada inovação. No segmento dos pesados também tivemos pioneiros que marcaram época.

Assim como acontece com os automóveis, em que uma montadora lança uma novidade e logo outras seguem o mesmo caminho, nos caminhões também houve avanços que se consolidaram e outros que não tiveram tanto sucesso. Seja como for, selecionei 5 modelos que foram inovadores e, de certa forma, transformaram o segmento.

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1. Renault AE / Magnum

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Na época do lançamento, o modelo chamou atenção pelo visual e pela inovação em aerodinâmica e conforto (Foto: Divulgação: Renault Trucks

Lançado em 1990, o Renault AE — abreviação de Aerodynamic — foi um caminhão que rompeu padrões. Quadrado e imponente, sua cabine, projetada por Marcello Gandini, foi posicionada acima do motor para reduzir ruídos internos. A grande inovação, porém, estava no piso totalmente plano (flat floor).

Nos modelos “cara-chata”, como a cabine fica sobre o motor, é comum existir um ressalto no piso, conhecido como túnel do motor ou “caixão”, semelhante ao que vemos nos carros nos bancos traseiros. O Renault AE eliminou esse obstáculo e se tornou o primeiro caminhão com piso 100% plano. Após sua estreia, outras montadoras passaram a oferecer o recurso, como a própria Renault com a série T, a Scania com a série S (vendida no Brasil) e a Mercedes-Benz com as cabines Streamspace e GigaSpace.

Renault AE brochure

Desenho mostra as vantagens da cabine com piso plano (Foto: Renault Trucks | Divulgação)

Curiosamente, o Renault AE também era o caminhão mais potente do mercado, equipado com motor V8 Mack de 530 cavalos, superando o Scania 143M V8 de 500 cavalos. Em 1991, foi eleito International Truck of the Year.

O nome Magnum surgiu como versão de luxo do AE, mas acabou se consolidando e batizando oficialmente o modelo, que permaneceu em produção até 2013.

Para os fãs do antigo Top Gear, vale lembrar: Jeremy Clarkson utilizou um Renault AE em um desafio com caminhões, enquanto Richard Hammond escolheu um ERF EC11 e James May um Scania P94D.

2. Mercedes-Benz NG


Primeiro caminhão com ABS O Mercedes-Benz Classe S foi o primeiro carro do mundo a receber freios ABS em 1978. Como na época carros e caminhões pertenciam à mesma divisão da marca, logo iniciou-se o desenvolvimento para os pesados. Em parceria com a WABCO, em 1981 a Mercedes-Benz apresentou o sistema ABS para caminhões da série NG e para o ônibus 303.

Hoje, o ABS é item obrigatório em carros, caminhões e até implementos rodoviários.

Curiosidade: o primeiro carro a receber ABS no Brasil foi o Volkswagen Santana, em 1991.

3. Volvo FH

Volvo FH test crash

Airbags em caminhões só chegaram em 1995 (Foto: Volvo Trucks | Divulgação)

A Volvo é mundialmente reconhecida por seu compromisso com a segurança, sendo responsável por inovações como o cinto de três pontos. Em 1995, tornou-se a primeira montadora de caminhões a oferecer airbag para o motorista.

No ano seguinte, em 1996, apresentou também o Sistema de Proteção Inferior Frontal (FUPS), que só se tornaria obrigatório em todos os caminhões em 2006.

4. Scania NTG

Scania airbag lateral

Em tombamentos, o airbag lateral reduz o efeito chicote no pescoço do motorista (Foto: Scania | Divulgação)

Se a Volvo foi pioneira no airbag frontal, a Scania inovou em 2019 ao oferecer airbag lateral de cortina. Embora comum em automóveis, esse recurso tem enorme relevância nos pesados, pois protege motoristas e passageiros em acidentes de capotamento, evitando ferimentos graves ou esmagamento pelo próprio veículo.

No Brasil, o setor de mineração rapidamente adotou a tecnologia, já que tombamentos são mais frequentes nessas operações.

Recentemente, em setembro, a Volvo Trucks North America anunciou que seus modelos VNL e VNR passarão a contar com airbags de cortina de série, reforçando sua filosofia de segurança.

5: Mercedes-Benz Actros

Zweite Generation der MirrorCam: Mercedes Benz Trucks entwickelt Spiegelkamerasystem in wichtigen Details weiter Second generation of MirrorCam: Mercedes Benz Trucks is evolving some important details of the mirror camera system

O retrovisor digital elimina pontos cegos laterais (Foto: Daimler Truck | Divulgação)

Em 2014, a Mercedes-Benz apresentou o conceito Future Truck 2025, que trazia retrovisores digitais: câmeras externas substituíam os espelhos, transmitindo imagens para monitores instalados nas colunas da cabine. As vantagens incluíam melhor aerodinâmica e maior contraste em condições noturnas.

Em 2018, a marca lançou o Actros com o sistema MirrorCam, que ganhou segunda geração em 2022. Além disso, o modelo trouxe painel totalmente digital.

Retrovisor digital em caminhão mercedes-benz: conceito e duas gerações em apenas 8 anos

Do conceito à segunda geração passaram apenas 8 anos (Foto: Daimler Truck | Divulgação)

Atualmente, praticamente todas as grandes montadoras oferecem retrovisores digitais ou painéis digitais. Entre elas estão Mercedes-Benz, Volvo, DAF, MAN e Ford com o F-Max. A Scania chegou a apresentar uma versão, mas nunca lançou oficialmente. No Brasil, até os modelos Volkswagen Delivery, Constellation e Meteor já contam com painel digital como opcional.

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