Notícia A moda das picapes: uma compra irracional (mas as montadoras estão certas)

A Chevrolet lançou a Montana 2023 e deixou claro que um dos focos do modelo não é a capacidade de carga em quilos, mas, sim, a facilidade de usar a caçamba para o transporte de pequenos volumes com um sistema de ‘divisórias’ e a promessa de ela teria a melhor vedação do compartimento na categoria.

Legal, hein?! Mas sabe qual outro veículo faz isso muito bem? Qualquer carro, não importa qual seja a categoria. Veja bem, a GM foi muito esperta nesse sentido: se o consumidor quer picape para usar como um carro “comum”, vamos entregar um utilitário que se pareça com ele.

VEJA TAMBÉM:

Em 2022, o veículos mais vendido do Brasil foi a Fiat Strada – mais uma caminhonete. Diversos lançamentos de picapes estão marcados para este ano. Um dos primeiros modelos lançados foi a F-150, com valores que beiram o meio milhão de reais! Todo o primeiro lote foi vendido em menos de um dia.

E por que eu estou contando essa história toda? Para mim, essa é a prova de que a compra de um carro, pelo menos para o consumidor brasileiro, é algo desprovido de qualquer racionalidade.

Qual o propósito de comprar um veículo de trabalho para usar como carro de passeio? Você vai ter o pior de todos os mundos!

Vamos falar especificamente das picapes compactas. Vocês conhecem a história do pato? Ele anda, nada e voa, mas não faz nada disso direito. Percebeu o meu ponto de vista? Assim são as picapinhas. Quer levar quatro pessoas? Claro, mas duas vão mal-acomodadas. Precisa levar carga? Com certeza, mas não pode ser muito peso ou algo volumoso.

Os SUVs já não são grandes coisas: paga-se mais caro por um modelo que muitas vezes oferece menos do que um sedã ou um hatch. Agora a situação piorou com as picapes compactas.

As montadoras estão erradas em oferecer? Claro que não, pelo contrário… Se as pessoas querem, quem não tem para oferecer vai perder dinheiro. O consumidor está errado? Quem sou eu para criticar como cada um gasta o seu dinheiro. Mas eu não entraria nessa nunca. E você? Concorda com a minha opinião? Discorda? Fique à vontade para usar a caixa de comentários logo abaixo.

O post A moda das picapes: uma compra irracional (mas as montadoras estão certas) apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...