Notícia Amaciar pneus? Que história é essa?

Tem que amaciar motor de carro novo? Tem. Mas tem mais: não é só o motor que se amacia, também pneus e freios. Como assim?

O carro novo não precisa mais, como no passado, de rodar 4 mil ou 5 mil km “de leve”, pois os componentes móveis do motor se ajustam entre 500 km e 1000 km rodados.


Em relação aos pneus, ninguém imagina que eles também exigem “amaciamento”.

Um pneu novinho, seja no carro zero km, ou ao se trocá-los, só vai oferecer bom atrito com o asfalto depois de rodar algumas dezenas de quilômetros.

Por falar em atrito, é assim que funciona o freio do carro: atrito entre pastilhas e discos ou lonas e tambores. Então, no carro zero (ou ao se trocar pastilhas), o freio só terá máxima eficiência depois que tiver também rodado algumas dezenas de quilômetros.

VEJA TAMBÉM:


Então, curiosamente, a necessidade de rodar “manso” durante algum tempo é para reduzir o atrito entre alguns componentes (motor) e aumentar o de outros (pneu e freio).

O post Amaciar pneus? Que história é essa? apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...
 
Top