Tutorial Atualização VWPlay 0812 - Nova interface

FIAMM

New member
09/02/2025
4
2
Virtus Exclusive
Quando fiz a atualização do meu Virtus Exclusive 23/24 na CSS Sorana aqui em São Paulo, a instalação foi bem semelhante a este do Car Analysis.
O processo foi até mais complexo, foi aberto o capô e ele plugou um carregador de bateria nos terminais de bateria do carro e iniciou o processo todo com um pen drive da própria VW com logo e tudo e foi atualizado da versão 0578 para a versão 0707, após acabar e reiniciar o sistema ele plugou o VAS e lembro bem que fez todos esses procedimentos e demorou um bocado.
Mas mesmo o procedimento sendo feito conforme a VW manda, meu Apple Car Play e meu Android Auto, sempre apresentaram travamentos e telas congeladas em preto, meus aparelhos são Iphone 15 PRO e Samsung Galaxy S23 Ultra, todos atualizados no dia da atualização.
Vale ressaltar que quem tem iphone tem problema também com o carregador de indução de todos os modelos da VW, que param de carregar depois de alguns minutos com aquecimento do iphone, coisa que não acontece com o Samsung. Segundo a VW o fato das câmeras do iphone serem saltadas o contato com a base do carregador de indução, não fica 100% o que causa a instabilidade no carregamento.
Mas de qualquer forma, desci pra minha garagem pluguei o pen drive e não tive coragem de atualizar para a 0812, fiquei receoso de dar pau na VW Play, e não tenho o obdeleven ou VCDS para rodar o coding de adaptação do 5F.
Vou tentar na CSS novamente, mas você precisa alegar algo, como seu telefone não estar carregando ou instabilidade do Carplay por exemplo que eles fazem de graça.

Obs.: Tenho o App Car Scanner Pro e o OBDII ELM 327, que tem a função da Multimidia 5F e a opção Confirmation of installation change, mas o processo de inserir o valor Key é um pouco diferente do obdeleven e VCDS.

Última edição:

FIAMM

New member
09/02/2025
4
2
Virtus Exclusive
Criei coragem, fiz o procedimento e deu tudo certo!!!
Engraçado que assim como outro membro já havia falado, após a instalação não gerou código de erro de DTC na ECU.
Passei o scanner com o Car Scanner Pro e não encontrou nenhum código de erro na ECU.

Melhorias que eu percebi na 0812:

- Melhor fluidez da VW Play
- CarPlay muito mais rápido entre os apps
- Conexão Wi-Fi muito mais rápida com o smartphone
- Waze nativo via Wi-Fi ficou tão rápido quanto o do CarPlay
- Visual moderno da interface

Vale muito a pena pessoal, já em relação a garantia da VW Play atualizada para a 0812 com a VW eu já não sei kkkkkkkkkkkk...

Última edição:

paul02005

New member
15/02/2025
2
1
Taos HL
O meu problema é algo diferente após feita a revisão na concessionária atualizaram para a versão 0707 e com isso não consigo mais estar utilizando o apple carplay sem fio, apenas no fio.

voltei na concessionária e disseram que não sabem o que fazer. vendo uns vídeos (
) do car analysis vi que pode ter faltado uma liberação da conexão bluetootooth.

coincidentemente fiz a atualização do IOS também e pensava que poderia estar interligado, mas pelo que vi no vídeo não, está na falta da capacidade do pessoal da ccs mesmo de fazer o processo completo.

alguém aqui com algum problema semelhante ?

Alguém já fez no Taos 24/24 HL?

paul02005

New member
15/02/2025
2
1
Taos HL
Alguém já fez no Taos 24/24 HL?
Pessoal trago atualizações:

- Realizei a atualização no meu Taos Highline 24/24. Aqui deu 100% certo seguindo as informações do post. Não sei se no meu caso eu dei sorte ou não, mas ao fim da atualização não ficou nenhum tipo de erro ou aviso para remover via vcds ou outro meio.

O cuidado que eu tive foi usar um pen-drive "puro" usb-c sem adaptadoress. Segui essa linha porque em outro carro que tive o Android auto não funcionava com adaptador (outras funções funcionavam, as mais exigentes como Android Auto não, o que me leva a pensar que pode ocorrer alguma limitação de energia em si)

Comprei na Kalunga um pen-drive que tem tanto Usb A como Usb C da Sandisk de 32gb.
Atualizado, 100% funcional, sem erros, alertas ou qualquer coisa do tipo. Muito obrigado ao autor do post.

Obs: após a instalação o Android auto não conectou automaticamente, mesmo excluindo e voltando o perfil Bluetooth do celular, eu precisei redefinir as configurações da central e ai sim funcionou perfeitamente !

Última edição:

Edpo

New member
18/02/2025
1
0
T-Cross TSi
Bom dia.
Alguém pode me indicar um modelo de VCDS, de bom custo benefício, para usar com um T-Cross 2021 confortline?

Thiago_RVD

New member
26/02/2025
1
0
T-Cross TSi
Meu T-Cross veio de fabrica com a Composition Touch com 2 entradas USB ativas. Posteriomente comprei uma VW Play e fiz a substituição, porém na VW Play somente 1 porta USB funciona. Alguém já passou por essa situação e sabe como solucionar?

dgateles

Administrator
Membro da Staff
30/08/2021
41
17
Virtus Exclusive
Meu T-Cross veio de fabrica com a Composition Touch com 2 entradas USB ativas. Posteriomente comprei uma VW Play e fiz a substituição, porém na VW Play somente 1 porta USB funciona. Alguém já passou por essa situação e sabe como solucionar?
Opa! Cara pra esse tipo de pergunta eu peço que crie um tópico novo invés de comentar na atualização de software da multimidia, fica mais fácil dos outros poderem te ajudar.

Padaca

New member
01/03/2025
2
1
Virtus TSi
vwplay-0812-update-696x389.jpg

É NECESSÁRIO ESTAR NA VERSÃO 0707 ANTES DE PROSSEGUIR!
Tutorial de Instalação:
  1. Faça o download da atualização: ou
  2. Formate um pendrive em formato FAT32​
  3. Coloque o arquivo ZIP do download na raiz do pendrive - não extraia!
  4. Ligue o veículo sem ignição (não pise no freio, apenas gire a chave ou aperte o botão) e acione o pisca alerta​
  5. Vá para a tela de configuração da VWPlay onde é exibida a versão do sistema​
  6. Nesse momento, insira o pendrive com o arquivo de atualização​
  7. Se tudo estiver correto, um botão de atualização irá surgir na tela. Clique nele para que a instalação seja iniciada​
  8. O processo de instalação deve durar cerca de 10 minutos e a multimídia será reiniciada.​
Atenção:
  1. NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR SUA ATUALIZAÇÃO! AO RELIZÁ-LA, VOCÊ ACEITA A RESPONSABILIDADE E RISCOS!
  2. NÃO DESLIGUE O VEÍCULO DURANTE A ATUALIZAÇÃO!
Passos após instalação:
Um erro ficará visível após a atualização, ao scanear o veículo (não aparece na multimidia nem no painel). Para removê-la, utilizando o VCDS ou OBDEleven, faça:
  1. Navegue até o módulo 5F (multimídia)
  2. Vá na opçao Adaptation
  3. Entre na opção Confirmation of installation change
  4. Lá você encontrará um valor para Key, exemplo: 19E7
  5. Copie esse valor e insira na ferramenta e clique em gerar
  6. Note que um novo valor será gerado em Chave de confirmação, copie esse valor e altere e aplique.
  7. Limpe os erros da multimídia e está feito.

Possíveis erros e bugs:
  1. Minha multimidia reiniciou e parou numa tela preta com uma escrita em verde "Unable to mount the USB Device. Use other USB Device":
    Remova o pendrive, NÃO DESLIGUE O VEÍCULO, vá até seu computador e formate o pendrive novamente com o software Rufus ( ), seguindo a seguinte configuração:
    View attachment 59
    Após a formatação abra o pendrive e você verá alguns arquivos lá dentro:
    View attachment 60
    APAGUE-OS e coloque novamente o ZIP da atualização.
    Volte ao veículo e plugue novamente o pendrive e aguarde, tudo ocorrerá normalmente agora.
Cara, segui seu tutorial e deu tudo certo, atualização para o 0812 bem sucedida e sem sustos! Som FM, som do pendrive, Android Auto, tudo funcionando e o visual é bem bacana e sem erros, inclusive todas as modificações que eu fiz por VCDS estão preservadas na nova versão. Estão cobrando 300 reais pra fazer isso remotamente, mas é fácil, e tenho orientação dá pra fazer sozinho, basta estar com a 0707 instalada.
Muito obrigado!

pabloh15

New member
16/03/2025
1
0
Polo MK6,5 GTS
Ao tentar atualizar a multimídia do polo track 2025, aparece que o software não é válido para atualização, alguém sabe como resolver?

rebes.gustavo

New member
19/03/2025
2
1
Nivus TSi
Boa tarde Galera. Tudo certo?
Comprei a pouco um Nivus 24. Porém fui ver para atualizar na css e cobram 350 reais, pois não está mais na garantia o carro. Esses procedimentos são tranquilos de fazer? Estou pensando em fazer eu mesmo. Pergunto porque li todos comentários e vi que alguns tem um tipo de scanner e tal...mas aí o investimento fica caro. Preciso dele para qualquer coisa que aconteça?

dgateles

Administrator
Membro da Staff
30/08/2021
41
17
Virtus Exclusive
O procedimento é simples de fazer, basta seguir o tutorial conforme está escrito. No mais, o scanner é para remover um erro que fica interno na multimidia, mas não te afeta em nada. Claro que o ideal é removê-lo, mas se não quiser também, pode ficar assim mesmo.

rafaelrautter

New member
20/03/2025
1
0
Nivus TSi
Bom dia, tenho nivus confortline 2024, levei na vw pra atualizar, estava na versão 0578 agora está na versão 0707, estou querendo atualizar para 0812, mais estou com pouco de medo de atualizar, baixei atualização tudo mais não fiz, mto falaram que deu pau na mídia, essa versão 0812 está boa sem ser corrompido os arquivos medo kk

rebes.gustavo

New member
19/03/2025
2
1
Nivus TSi
O procedimento é simples de fazer, basta seguir o tutorial conforme está escrito. No mais, o scanner é para remover um erro que fica interno na multimidia, mas não te afeta em nada. Claro que o ideal é removê-lo, mas se não quiser também, pode ficar assim mesmo.
obrigado!!!

cffranca

New member
19/03/2025
1
1
Virtus TSi
vwplay-0812-update-696x389.jpg

É NECESSÁRIO ESTAR NA VERSÃO 0707 ANTES DE PROSSEGUIR!
Tutorial de Instalação:
  1. Faça o download da atualização: ou
  2. Formate um pendrive em formato FAT32​
  3. Coloque o arquivo ZIP do download na raiz do pendrive - não extraia!
  4. Ligue o veículo sem ignição (não pise no freio, apenas gire a chave ou aperte o botão) e acione o pisca alerta​
  5. Vá para a tela de configuração da VWPlay onde é exibida a versão do sistema​
  6. Nesse momento, insira o pendrive com o arquivo de atualização​
  7. Se tudo estiver correto, um botão de atualização irá surgir na tela. Clique nele para que a instalação seja iniciada​
  8. O processo de instalação deve durar cerca de 10 minutos e a multimídia será reiniciada.​
Atenção:
  1. NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR SUA ATUALIZAÇÃO! AO RELIZÁ-LA, VOCÊ ACEITA A RESPONSABILIDADE E RISCOS!
  2. NÃO DESLIGUE O VEÍCULO DURANTE A ATUALIZAÇÃO!
Passos após instalação:
Um erro ficará visível após a atualização, ao scanear o veículo (não aparece na multimidia nem no painel). Para removê-la, utilizando o VCDS ou OBDEleven, faça:
  1. Navegue até o módulo 5F (multimídia)
  2. Vá na opçao Adaptation
  3. Entre na opção Confirmation of installation change
  4. Lá você encontrará um valor para Key, exemplo: 19E7
  5. Copie esse valor e insira na ferramenta e clique em gerar
  6. Note que um novo valor será gerado em Chave de confirmação, copie esse valor e altere e aplique.
  7. Limpe os erros da multimídia e está feito.

Possíveis erros e bugs:
  1. Minha multimidia reiniciou e parou numa tela preta com uma escrita em verde "Unable to mount the USB Device. Use other USB Device":
    Remova o pendrive, NÃO DESLIGUE O VEÍCULO, vá até seu computador e formate o pendrive novamente com o software Rufus ( ), seguindo a seguinte configuração:
    View attachment 59
    Após a formatação abra o pendrive e você verá alguns arquivos lá dentro:
    View attachment 60
    APAGUE-OS e coloque novamente o ZIP da atualização.
    Volte ao veículo e plugue novamente o pendrive e aguarde, tudo ocorrerá normalmente agora.
A calculadora não está mais abrindo, alguém um novo link? As que eu encontrei pedem dois números.

dgateles

Administrator
Membro da Staff
30/08/2021
41
17
Virtus Exclusive
A calculadora não está mais abrindo, alguém um novo link? As que eu encontrei pedem dois números.
Link foi ajustado. Além disso, as ferramentas encontram-se nos links na barra de menu do fórum. Você pode encontrá-los lá

Don

New member
31/03/2025
2
0
T-Cross TSi
Fiz a atualização, mas antes mesmo de atualizar já não conectava o Android Auto nem por cabo.
Atualizei na esperança de resolver o problema. Fiz atualização gradual. Versão em Versão. Mas mesmo assim não conecta. Carplay da Apple conecta. Android Auto não...

Cesinha

New member
27/03/2025
2
0
Polo MK6 GTS
Fala pessoal, novo no fórum.

Caí aqui depois de pesquisar muito sobre um problema que tá rolando com meu carplay: o GPS simplesmente perde sinal e vai parar no meio do oceano, voltando depois de cerca de 1-2 minutos. Alguém que sofreu com esse problema sabe dizer se resolveu com essa nova versão?

Ainda não atualizei, mas tava vendo de comprar um odb2 só pra fazer isso. Alguém tem alguma indicação de um ELM bluetooth que atenda para fazer essa atualização?

Meu carro tá na garantia ainda e fui na concessionária pra ver se existia a possibilidade de atualização e, de acordo com eles, ainda não chegou a versão 0812 para eles.
Procurando um cara que faz coding aqui por onde moro, essa atualização não sai por menos de 250 e nem me dá garantia que o problema vai sanar.

Dureza!
Tenho um Polo GTS 2024, moro no Rio e vou muito para SP, conheço nada, e acontece a mesma coisa, o carro vai parar no meio do oceano (KKKKKK). Isso só acontece via Cabo, não acontece via Apple CarPlay Wireless, apaga do nada e depois de alguns segundos volta. Para não me perder e ficar dando voltinhas estou conectando o cabo na saida USB traseira, para manter carregado, e usando o sem fio para não me perder.