Notícia Avaliação: BYD Song Plus 2026 ficou melhor do que a encomenda?

O mundo automotivo na China funciona a todo vapor. Os carros são reestilizados em pouquíssimo tempo (coisa de 1 ano, dependendo), e novas gerações nascem a cada três anos ou menos. Por essas e outras, a BYD do Brasil tem que lançar um carro novo atrás do outro. Quer um exemplo? O Song Plus chegou aqui no final de 2022, e em maio de 2025 já tinha mudado. Nova cara, novos equipamentos, e um preço que subiu pouco: R$ 250 mil, frente os R$ 240 mil de antes.

+BYD faz “limpa-estoque” de Song Pro, Song Plus e King DM-i 2026

+GWM: série especial do Haval H6 tem preço mais baixo e visual diferentão


img-20250823-1652462-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-1656142-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-1652462-scaled-1-150x84.jpg

img-20250823-1656142-scaled-1-150x84.jpg

PreviousNext

Song Plus 2026 evolui mais do que o esperado


E, surpresa, ele evoluiu até mais do que a BYD divulgou! Grandão e de porte imponente, ele ficou mais estiloso e elegante com essa reestilização. Há quem diga que lembra alguns Porsche, mas prefiro dizer que ele tem “cara de Seal”. Por dentro, basicamente o mesmo ótimo acabamento, com novidades pontuais, como a alavanca de transmissão menor e mais discreta, ou o reposicionamento de algumas luzes ambientes de LED (uma faixa luminosa “desnecessária” abaixo da multimídia deixou de existir, por exemplo). Ficou melhor, como deve ser.

img-20250823-1653042-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-165435-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-1653042-scaled-1-150x84.jpg

img-20250823-165435-scaled-1-150x84.jpg

PreviousNext

Os tais equipamentos inéditos, incrementos valiosos pelos R$ 10 mil a mais da nova linha do Song Plus, melhoraram muito a vida a bordo. O sistema de som Infinity, por exemplo, tem qualidade surpreendente, e não distorce o que está sendo tocado nem nos volumes mais altos. O head-up display, que projeta informações de condução no parabrisas, é outra coisa rara nessa faixa de preços. A multimídia também foi atualizada e conta com algumas novidades, como o assistente de voz mais simpático: responde se está tudo bem e conversa de forma mais fluída.

img-20250823-173335-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-1727452-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-173335-scaled-1-150x84.jpg

img-20250823-1727452-scaled-1-150x84.jpg

PreviousNext

Motorização mais esperta


Porém, convivendo com o carro, deu pra ver que outras coisas mudaram. A motorização híbrida plug-in, olhando pela ficha técnica, é igual: inclui um pequeno 1.5 aspirado a gasolina (pouco mais de 100 cv), que mais serve como gerador, enquanto o grande responsável por mover o carro é um propulsor elétrico dianteiro de, aí sim, quase 200 cv de potência. Os 235 cv totais, com torque misto de cerca de 41 mkgf, são os mesmos declarados de antes.

img-20250823-1737152-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Seu desempenho segue animador, tal qual os 63 km de autonomia elétrica divulgada pelo Inmetro, que é facilmente ampliada: por pouco não fui de SP capital até Sorocaba, 100 km distante, apenas no modo elétrico. Isso, vale lembrar, no uso rodoviário. Na cidade, rendeu ainda mais.

img-20250823-165729-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Na hora de esgotar a bateria, percebi que, ao invés de mudar sozinho para o modo híbrido com 20% de carga, ele fez isso com 25%. Estranhei, mas só fui entender o motivo disso ao longo da semana de testes. Esse nível de reserva fica lá para que as baterias nunca se esgotem totalmente, e assim elas sempre têm carga disponível quando o motor elétrico precisa de máxima performance, por exemplo. Ou então, na hora de tirar o carro da inércia, operação feita com tração elétrica. O sistema basicamente guarda energia para não faltar depois…

img-20250823-1705392-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Mas, porque 25% ao invés de 20%? Com mais reserva de energia, o Song Plus consegue entregar sua máxima performance (aquela que permite o 0 a 100 km/h abaixo dos 8 segundos e afins) por mais tempo, mesmo que o motorista não faça recarga das baterias em fontes externas, como foi meu caso.

img-20250823-172401-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Não só isso: ele encara subidas longas com menor atuação do motor a combustão, que também traciona menos as rodas nas altas velocidades. Tudo porque agora ele trabalha com mais carga mínima nas baterias: 25%, ao invés de 20%.

img-20250823-1653352-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Isso só tem efeito se o motorista passar longe das tomadas e dos eletropostos, usando o Song Plus como se fosse um híbrido convencional, sem recarga em fontes externas de energia. Para quem pluga o carro toda noite num wallbox, não vai mudar nada. Como rodei pelo menos 400 km sem recarregar o carro em eletropostos, a mudança fez bastante diferença.

Motor 1.5 liga menos

img-20250823-1706032-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Acionando menos o motor a combustão, o SUV da BYD torna-se mais suave e silencioso (embora o som e vibração do 1.5 sejam pouco notados pelos passageiros), e ainda faz render mais o tanque cheio de gasolina, com aproximadamente 57 litros. Terminado o teste com 550 km percorridos, sendo que 70% deles foram na estrada, seu marcador ainda acusava mais de meio tanque de gasolina cheio. Nessa toada, renderia 1.100 km por tanque no total, ou mais.

img-20250823-1656532-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-1657552-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-1656532-scaled-1-150x84.jpg

img-20250823-1657552-scaled-1-150x84.jpg

PreviousNext

O que também ajuda é que a regeneração de energia ficou mais forte nessa linha 2026. Mesmo na estrada, ele consegue recuperar mais carga de frenagens e desacelerações do que antes. Cá entre nós, essa era uma falta do Song Plus até então: mesmo no modo máximo, ele regenerava pouco, e desperdiçava muita energia durante a condução por isso. Problema resolvido. De quebra, é uma ajuda para elevar a autonomia máxima (pouco, mas ajuda).

Mecânica mais quieta

img-20250823-1716092-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Nitidamente, são evoluções feitas com atualizações não tão complicadas de gerenciamento eletrônico, software e programação. Mas, juntas, fizeram bem ao carro. Já na mecânica, uma boa nova é que o sistema de suspensões pareceu mais silencioso e robusto: antes era mais fácil ouvir alguma batida seca ou “batuques” durante a condução em pisos ruins. No exemplar avaliado, tudo quieto.

Song Plus, no geral

img-20250823-1725322-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Como um todo, o Song Plus agrada. Tem máximo conforto, roda suave e silencioso, e não nega fogo na hora de acelerar. Porém, é bem macio no acerto de suspensões, e sua carroceria tem alto centro de gravidade: inclina mais nas curvas e pode rolar além do esperado no caso de manobras muito rápidas. Não é um carro para performance esportiva, e o que prova isso é sua velocidade máxima limitada em 170 km/h (175 pelo painel). O foco é “vida boa” e economia de combustível.

img-20250823-1738463-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 – Foto: Lucca Mendonça

O porta-malas ficou menor por conta dos acabamentos internos, mas segue amplo para uma família de vários membros. Ronda os 550 litros, contra 575 de antes. Em contrapartida, o espaço interno imenso é o mesmo: assoalho plano, portas grandes, teto alto, ampla área envidraçada e ótimo acabamento fecham o conjunto. Atrás, três adultos podem viajar sem muito desconforto, e contando com saídas do (poderoso) ar-condicionado, portas USB, luzes de leitura com acionamento touch e ajuste de inclinação do encosto traseiro. Todo mundo vai bem, obrigado.

img-20250823-1730022-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-1729552-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-1728262-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-1730022-scaled-1-150x84.jpg

img-20250823-1729552-scaled-1-150x84.jpg

img-20250823-1728262-scaled-1-150x84.jpg

PreviousNext

Na frente, porém, os bancos são os mesmos, pequenos. Quem tem mais de 1,85 m de altura vai sentir o topo do encosto de cabeça batendo na nuca, algo que pode ser descômodo a longo prazo. Ajustes elétricos, ventilação e aquecimento são de série para eles. Da mesma forma, o head-up display ficou no meu limite de visão: com 1,87 m de altura, tinha parte das informações cortadas caso me sentasse numa posição muito ereta. A telinha tem ajuste de altura, e estava no mais baixo possível. Não tem jeito: é um carro que leva em conta a baixa estatura média dos chineses (menos de 1,75 m para homens).

img-20250823-1726452-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-1726082-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-1726452-scaled-1-150x84.jpg

img-20250823-1726082-scaled-1-150x84.jpg

PreviousNext

Equipamentos de série


Equipamentos? Muitos. Teto panorâmico, sensores de chuva e crepuscular, poderosos faróis em LED, multimídia giratória de 15,6”, internet a bordo, assistente de voz, painel digital bonito e cheio de informações, dois carregadores de celular sem fio, tampa do porta-malas totalmente elétrica, inúmeros assistentes inteligentes de condução, luzes ambientes em LED personalizável, dentre vários outros luxos e funções que já citei aqui no texto. Com exceção da cor interna (que também pode ser preta com marrom), e dos tons de carroceria, tudo vem de série no carro.

img-20250823-173108-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-1732312-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-1727292-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 - Foto: Lucca Mendonça
img-20250823-173108-scaled-1-150x84.jpg

img-20250823-1732312-scaled-1-150x84.jpg

img-20250823-1727292-scaled-1-150x84.jpg

PreviousNext

Danados


Os chineses são danados. Aprendem rápido, entendem as dores de cada mercado, e vão moldando seus carros para que a concorrência fique numa saia cada vez mais justa. E, as vezes, seus carros evoluem em tantos pontos, que nem a própria marca dá conta de divulgar todas as novidades. Nada que um teste prático de alguns dias não resolva…

img-20250823-1704572-scaled-1.jpg

BYD Song Plus 2026 – Foto: Lucca Mendonça

O post Avaliação: BYD Song Plus 2026 ficou melhor do que a encomenda? apareceu primeiro em Motor Show.

Continue lendo...
 
Top