Notícia Avaliação: Fiat Pulse mira o protagonismo entre os SUVs

Dianteira Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022

Com novo motor 1.0 turbo e câmbio CVT, Fiat Pulse destaca-se em tecnologia e eficiência para concorrer com Nivus e Tracker




Não é exagero dizer que a Fiat chegou atrasada ao mercado de SUVs. Afinal, a marca líder de vendas no Brasil em 2021 é a última a finalmente ter um representante nacional no segmento com a estreia do Pulse. Após tanta espera, quais as credenciais do modelo (além do atrativo preço inicial de R$ 79.990) para se destacar na disputada categoria, que já representa mais de 32% do mercado brasileiro de carros novos?

É verdade que o Pulse não é o primeiro SUV da marca a ser vendido por aqui. No passado, a marca já se aventurou com o importado Freemont, um médio de nicho derivado do Dodge Journey. E também já cogitou a venda do 500X, que chegou a ser exibido ao público no último Salão de São Paulo, em 2018. Nenhum dos dois, entretanto, teria capacidade de conquistar o que a Fiat almeja com o inédito modelo: volume. Apesar de não revelar números, a marca espera disputar a liderança dos utilitários esportivos compactos (B-SUVs).

Dianteira Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022 Traseira Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022
A demora em lançar um representante no segmento também pode ser relacionada à preparação e estudo pela então FCA (hoje Stellantis) para que o modelo não surgisse como uma rival direto do primo Jeep Renegade, além dos novos parentes da então PSA, Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus. Por isso, ao invés de utilizar a plataforma Small Wide (a mesma dos Jeep nacionais e também do 500X), o ponto de partida para o modelo produzido em Betim (MG) foi a nova base modular MLA.

Ainda que a Fiat tente negar, na prática a MLA é uma evolução das bases MP1 e MP-S de Argo e Cronos, respectivamente. E isto, de fato, não é nenhum demérito, já que os compactos ocupam posição de destaque em seus segmentos. Em relação à dupla, o Pulse ganhou novas suspensões dianteira e traseira, sistema de direção específico, nova arquitetura eletrônica, novo assoalho, sistema de freios aprimorado e novas estruturas de bancos na cabine, além de maior utilização de aços nobres (de ultra-alta e alta resistência).

Dianteira Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022 Lateral Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022
O Pulse possui 4.099 mm de comprimento, 1.774 mm de largura, 1.579 mm de altura e 2.532 mm de distância entre eixos. Para efeito de comparação, o Argo Trekking possui, na ordem: 3.998/1.724/1.568/2.521. Apesar de a fabricante divulgar porta-malas com capacidade para 370 litros, o padrão de medição é novo, do tipo líquido. Isso torna o dado mais otimista do que o divulgado para a linha Argo, que é de 300 litros pelo método VDA. Pessoalmente, a impressão de que o porta-malas do Pulse possui basicamente o mesmo volume do hatch.

Nova cabine e equipamentos exclusivos

Ainda que utilize as mesmas estamparias de portas e o para-brisa do Argo (como ocorre com as duplas Polo/Nivus e Fit/WR-V), o Fiat Pulse recebeu atenção especial na cabine. Todo o interior é exclusivo do modelo, o que inclui painel com saídas de ar horizontais, nova almofada para o volante, quadro de instrumentos digital na versão de topo, painéis de porta redesenhados, novos bancos e console central. A marca diz ainda ter aprimorado os sistemas de direção, ar-condicionado e arrefecimento do modelo.

Interior Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022 Painel Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022
O novo desenho interno aproxima o Pulse do estilo visto em modelos como o Fiat Tipo europeu e o Jeep Compass 2022. A qualidade percebida do novo projeto nacional aparece em itens como a cobertura para os trilhos dos bancos e o ajuste do tipo milimétrico para a inclinação do encosto (embora o acionamento continue por alavanca). Apesar da boa aparência e encaixe dos plásticos, não há material emborrachado no painel ou nas portas (com exceção do apoio de braço).

A sensação de espaço na dianteira é até melhor do que em Argo e Cronos, graças ao desenho mais recuado da tampa do porta-luvas. Por falar em porta-objetos, os 18 nichos na cabine somam volume de 25,1 litros, segundo a Fiat. Na traseira, a área para pés, joelhos e ombros também é semelhante à do Argo, com túnel central baixo (mas não plano).

Porta-malas Fiat Pulse Impetus T200 CVT 2022 Interior Fiat Pulse Impetus T200 CVT 2022
A estreia da plataforma MLA permitiu ao Pulse receber equipamentos inéditos na comparação com Argo e Cronos, como quadro de instrumentos totalmente digital, alerta de colisão, sistema de frenagem autônoma de emergência, alerta de saída involuntária de faixa com correção do volante, comutação automática do farol alto e central multimídia com espelhamento sem fio e conexão 4G nativa.

O modelo estreia em cinco versões, com três níveis de acabamento (Drive, Audace e Impetus) e preços que variam entre R$ 79.990 e R$ 115.990. Veja aqui a relação completa de itens de série e preços de cada versão do Fiat Pulse.

Dianteira Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022 Traseira Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022
Estreia do motor 1.0 turbo

O cuidado com os detalhes no projeto do Fiat Pulse poderiam ir por água abaixo se o modelo estreasse com o antigo e pouco eficiente motor 1.8 flex E.TorQ. Ao invés dele, a Stellantis reservou ao modelo a estreia do inédito 1.0 GSE turbo flex, de 3-cilindros, que produz 130/125 cv de potência (E/G) a 5.750 rpm e 20,4 kgfm de torque a 1.750 rpm com qualquer um dos combustíveis.

Acoplado ao motor turbo está um novo câmbio automático do tipo CVT, fornecido pela Aisin, com simulação de 7 marchas. Além do 1.0, o Pulse é vendido nas versões de entrada com motor 1.3 Firefly aspirado, de 107 cv a 6.250 rpm (2 cv a menos que no Argo) e 13,7 kgfm a 4.000 rpm (com etanol), que pode ser unido ao câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT.

Motor Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022 Câmbio Fiat Pulse Impetus T200 CVT 2022
Nosso primeiro contato com o Fiat Pulse 2022 ocorreu nas diferentes pistas de testes do Circuito Panamericano, da Pirelli, no interior de São Paulo (SP). Lá, pudemos avaliar as versões Audace e Impetus, ambas com o novo conjunto mecânico formado pelo motor 1.0 T200 e câmbio CVT.

Ao entrar no Pulse Audace, uma surpresa negativa: o ajuste de distância (ou profundidade) do volante só está disponível para a configuração topo de linha, o que dificulta encontrar a melhor posição para motoristas mais altos. Apesar disso, a percepção de espaço é beneficiada pelo teto e colunas internos em cor clara (ao contrário do Impetus, que traz ambientação totalmente escura).

Dianteira Fiat Pulse Impetus T200 CVT 2022 Rodas Fiat Pulse Impetus T200 CVT 2022
As respostas ao acelerador impressionam, junto com o excelente casamento entre motor e câmbio. A calibração acertada da caixa CVT pouco lembra o funcionamento tradicional de um conjunto continuamente variável, já que simula 7 marchas em qualquer situação (nos modos Drive, Sport ou manual). Em acelerações e retomadas, o Pulse ganha velocidade de forma ágil, sem que isso seja transmitido à cabine em forma de desconforto sonoro. Segundo dados de fábrica, o Pulse 1.0 T200 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e chegar à máxima de 189 km/h (com etanol).

A suspensão, que mantém o arranjo McPherson na dianteira e por eixo de torção, na traseira, mantém bom compromisso entre conforto e esportividade. Com 224 mm de vão livre do solo, o Pulse apresenta rolagem contida da carroceria em curvas. Ainda assim, o modelo mostra mais cedo a tendência ao subesterço (saída de frente) do que um Argo Trekking, por exemplo, quando levado ao limite de aderência.

Interior Fiat Pulse Impetus T200 CVT 2022 Traseira Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022
De acordo com dados do Inmetro, o consumo de gasolina do Pulse 1.0 T200 é de 12 km/l, na cidade, e 14,6 km/l, na estrada. Com etanol, nos mesmos ciclos, as médias são de 8,5 km/l e 10,2 km/l, na ordem.

Além das pistas de asfalto do circuito, pudemos dirigir o Fiat Pulse em uma desafiadora pista off-road. Mesmo sendo um modelo de tração dianteira e com vocação urbana, o utilitário esportivo da Fiat mostrou desenvoltura na terra, encarando sem problemas provas de rampa, inclinação lateral, caixa de ovos (sequência de buracos profundos) e até transposição de trecho alagado.

Traseira Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022 Dianteira Fiat Pulse Audace 1.0 T200 CVT 2022
Os bons ângulos de entrada (20,5º), de transposição (21,3º) e de saída (31,3º) ajudar a evitar que o assoalho entre em contato com o solo. O Pulse conta ainda com ABS off-road e a função TC+, que otimiza os parâmetros do controle eletrônico de tração para uso em terrenos de baixa aderência.

Após tanta espera, a Fiat entra no segmento de SUVs compactos no Brasil com um produto competente, que se destaca pela tecnologia, conectividade, desempenho e eficiência. O Pulse, definitivamente, tem boas credenciais para ser protagonista e batalhar pela liderança no segmento. E o atraso da marca será duplamente corrigido com o lançamento de um segundo SUV com motor turbo, o Fiat Fastback, já em 2022.

Fotos: Divulgação/Stellantis

The post Avaliação: Fiat Pulse mira o protagonismo entre os SUVs appeared first on Revista Carro.

Continue lendo...
 
Top