Um ano depois de revelar o conceito no Eicma 2024, a BMW apresentou oficialmente a nova F 450 GS, modelo que chega para preencher a lacuna entre as G 310 e F 800/900 e expandir o leque da marca no mercado europeu. Compacta, leve e tecnológica, a nova trail alemã é uma forte concorrente para esse mercado intermediário das 400, que cresce cada vez mais.
VEJA TAMBÉM:
A nova BMW F 450 GS chega como a menor moto trilheira da alemã, diferente da 310 GS que tem um perfil muito mais urbano. O modelo bate de frente com gigantes do segmento mundial como a Royal Enfield Himalayan 450 e CFMoto 450 MT.
Segundo Markus Flasch, CEO da BMW Motorrad, a F 450 GS “incorpora a essência de uma GS: suba na moto, acelere e divirta-se – com total controle e confiança”.
O modelo foi desenvolvido do zero e é equipado com um novo motor bicilíndrico em linha de 420 cm³, que entrega 48 cv a 8.750 rpm e 43 kgfm de torque a 6.750 rpm. O virabrequim com pinos desalinhados em 135° garante uma boa resposta, enquanto o peso de apenas 178 kg assegura agilidade e controle.
A embreagem Easy Ride (ERC), estreando nesta categoria, é um dos destaques. Trata-se de um sistema centrífugo que elimina a necessidade de acionar manualmente a embreagem durante trocas de marcha ou manobras, elevando o conforto e o controle, sobretudo em trilhas.
O Assistente de Troca de Marchas Pro, disponível em quase todas as versões, também permite subir ou reduzir marchas sem o uso da embreagem.
O chassi vem em estrutura tubular de aço e componentes em alumínio fundido, garantindo rigidez e baixo peso. As suspensões são assinadas pela KYB, com garfo invertido de 43 mm e amortecedor traseiro ajustável — configuração que remete às motos de rali da marca.
No visual, a nova BMW F 450 GS trail mantém o design da linha, com farol em LED no formato “X” e tanque compacto de 14 litros, suficiente para mais de 350 km de autonomia. O painel TFT de 6,5 polegadas oferece conectividade total com smartphone e modos de exibição inspirados nas big trails da marca.
Entre os equipamentos de série estão modos de pilotagem “Rain”, “Road” e “Enduro”, ABS Pro, controle de tração DTC, controle de torque do motor (MSR), punhos aquecidos e porta USB-C.
A F 450 GS chega em quatro versões:
Embora apresentado, o lançamento oficial da BMW F 450 GS está previsto para o fim de 2025 e as vendas deverão iniciar em 2026 no mercado europeu.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Honda NX 500: presta a substituta da CB 500 X?
- Sacola no braço ou no guidão da moto: pode ou não pode?
- Royal Enfield lança 5 novas motos para celebrar 125 anos de história
A nova BMW F 450 GS chega como a menor moto trilheira da alemã, diferente da 310 GS que tem um perfil muito mais urbano. O modelo bate de frente com gigantes do segmento mundial como a Royal Enfield Himalayan 450 e CFMoto 450 MT.
Segundo Markus Flasch, CEO da BMW Motorrad, a F 450 GS “incorpora a essência de uma GS: suba na moto, acelere e divirta-se – com total controle e confiança”.
O modelo foi desenvolvido do zero e é equipado com um novo motor bicilíndrico em linha de 420 cm³, que entrega 48 cv a 8.750 rpm e 43 kgfm de torque a 6.750 rpm. O virabrequim com pinos desalinhados em 135° garante uma boa resposta, enquanto o peso de apenas 178 kg assegura agilidade e controle.
A embreagem Easy Ride (ERC), estreando nesta categoria, é um dos destaques. Trata-se de um sistema centrífugo que elimina a necessidade de acionar manualmente a embreagem durante trocas de marcha ou manobras, elevando o conforto e o controle, sobretudo em trilhas.
O Assistente de Troca de Marchas Pro, disponível em quase todas as versões, também permite subir ou reduzir marchas sem o uso da embreagem.
O chassi vem em estrutura tubular de aço e componentes em alumínio fundido, garantindo rigidez e baixo peso. As suspensões são assinadas pela KYB, com garfo invertido de 43 mm e amortecedor traseiro ajustável — configuração que remete às motos de rali da marca.
No visual, a nova BMW F 450 GS trail mantém o design da linha, com farol em LED no formato “X” e tanque compacto de 14 litros, suficiente para mais de 350 km de autonomia. O painel TFT de 6,5 polegadas oferece conectividade total com smartphone e modos de exibição inspirados nas big trails da marca.
Entre os equipamentos de série estão modos de pilotagem “Rain”, “Road” e “Enduro”, ABS Pro, controle de tração DTC, controle de torque do motor (MSR), punhos aquecidos e porta USB-C.
A F 450 GS chega em quatro versões:
- Base (preta), voltada à simplicidade funcional;
- Exclusive, com modos de pilotagem avançados e Shift Assistant Pro;
- Sport, com suspensão ajustável e acabamento Racing Red;
- Trophy, topo de linha, com embreagem Easy Ride, protetores, para-brisa de rally e visual inspirado nas competições.
Embora apresentado, o lançamento oficial da BMW F 450 GS está previsto para o fim de 2025 e as vendas deverão iniciar em 2026 no mercado europeu.
Continue lendo...