Notícia Carro na garantia deve ter óleo trocado apenas na concessionária

Tem uma polêmica aí quando os automóveis ainda estão em garantia, em relação à troca do óleo do motor. Qual é a polêmica? É que as concessionárias insistem em que a troca do óleo seja feito por elas na revisão. E se a quilometragem ou o tempo da troca sair fora da revisão, leva o carro para elas trocarem o óleo.

E aí o dono do carro não gosta dessa exigência porque ele fala: “eu troco o óleo do meu carro sempre naquela oficina, naquela troca de óleo”. E a concessionária e a fábrica argumentam, com toda a razão, que o óleo do motor tem que ser o recomendado pelo fabricante. Mas aí, se você troca o óleo fora da concessionária, quem garante que o óleo utilizado foi exatamente o recomendado?

VEJA TAMBÉM:

Mas aí tem gente que diz: “eu mesmo comprei o óleo e levei para ser substituído na oficina”. Mas a concessionária continua tendo razão porque, lamentavelmente, há quem compre um óleo barato, não é exatamente o recomendado no manual, troca esse óleo fora da concessionária, e diz: “eu troquei eu mesmo. Eu comprei aquele óleo recomendado pelo fabricante”.

Então, lamentavelmente, nem a fábrica e nem as concessionárias são obrigadas a acreditar – ou que a troca de óleo usou o óleo certo, ou que o próprio dono do carro usou o óleo certo na troca, porque ele pode ter tentado economizar alguns reais e colocado um óleo mais barato.

A gente muitas vezes critica aqui a posição da fábrica e das concessionárias, mas dessa vez elas tem razão, porque com o óleo do motor, principalmente, não se brinca ou se coloca o correto ou então está se correndo vários riscos de danificar o motor. Um probleminha que custa uma nota preta!

O post Carro na garantia deve ter óleo trocado apenas na concessionária apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...