Sim, ele sofreu bastante em 10 anos de mercado. Mas o fato é que o Toyota Etios, por mais passível de críticas que seja, é uma ótima opção de carro usado racional, espaçoso e com boa mecânica.
VEJA TAMBÉM:
Por isso, selecionamos o Toyota Etios 2019, em um dos últimos anos de produção e com motor 1.5. E destacamos 10 fatos para você considerar antes de optar pelo criticado (muitas vezes injustamente) hatch.
Plástica até tento amenizar o estilo pouco agradável, mas não o fazia mais interessante que os rivais
Veja 10 fatos sobre o Toyota Etios 2019.
Baseado em um projeto indiano, o Toyota Etios foi lançado no Brasil em setembro de 2012. Foi o primeiro produto feito na fábrica da montadora japonesa de Sorocaba, no interior de São Paulo.
Etios e o Etios Sedan chegaram em 2012 com a expectativa de serem o Toyota popular, mas foram ofuscados por Onix e HB20
O carro também estreava os motores 1.3 e 1.5, ambos multiválvulas. Não demorou muito para a linha se render a uma versão aventureira sobre a qual falaremos adiante.
A gama recebeu mudanças no acabamento nos anos seguintes. E também na mecânica, aí mais especificamente na linha 2017.
Os dois motores ganharam variação nos comandos de válvulas. De quebra, tiveram a potência aumentada e o câmbio manual passou de cinco para seis marchas. O Toyota Etios ainda trouxe, naquele ano, opção de caixa automática de quatro velocidades.
A família Toyota Etios passou pela sua primeira atualização de design na linha 2018. O compacto trocou os para-choques dianteiro e traseiro e adotou nova grade frontal.
Em 2019, mais mudanças visuais no Toyota Etios, bem discretas, diga-se de passagem. O carro passou a ter molduras pretas na grade e lentes escurecidas nos faróis e lanternas.
A chegada do Yaris e, principalmente, do Corolla Cross, ajudaram a decretar o fim do Toyota Etios. Apesar de venderem bem, hatch e sedã foram descontinuados em Sorocaba em abril de 2021 para abrir espaco para o novo SUV médio.
Curiosamente, a produção do Etios para outros mercados sul-americanos ainda foi mantida até 2023.
Sem dúvida, o Toyota Etios foi um dos carros mais criticados da história da indústria automotiva brasileira recente. E o bullying começou antes do lançamento, após uma prévia com carros testados no Japão por jornalistas brasileiros.
A Toyota se apressou e fez ajustes até o lançamento oficial, o que não poupou o Etios de mais críticas. Não só pelo estilo esquisito e nada unânime, mas também pelo acabamento interno e pela dinâmica.
Motor 1.4 de 107 cv entregava boa oferta de torque em baixa rotação que faz do Etios 2019 um carro ágil na cidade
Felizmente a Toyota tratou de fazer melhorias no Etios com o passar do tempo. E mesmo com tanto bullying, as virtudes mecânicas garantiam as vendas da linha compacta.
Em pouco tempo de produção o Toyota Etios já vendia tudo que produzia na planta de Sorocaba. Em 2016, por exemplo, foram quase 68 mil unidades vendidas no Brasil e mais 26 mil exportadas. Ultrapassando a capacidade instalada inicial de produção na fábrica do Etios, que era de 70 mil/ano em 2013.
Até 2021, foram 620 mil unidades do hatch e do sedã produzidas no Brasil.
Com o motor 1.5 16V. Já recalibrado e com comandos de válvulas variável, o Toyota Etios 2019 entrega 107 cv de potência com etanol e 102 cv, com gasolina. Para um carro com menos de uma tonelada, é o suficiente para boas arrancadas.
Além disso, o Toyota Etios 1.5 tem boa força em baixas rotações, o que facilita as retomadas e subidas. Na estrada, a sexta marcha do câmbio manual funciona como um over drive e contribui para um consumo de combustível moderado.
O Toyota Etios em 2019 também tinha opção de câmbio automático. Com quatro marchas, atrapalha um pouco o desempenho do hatch, mas é um aliado e tanto para o conforto no tráfego pesado das grandes cidades.
Não se engane com o entre-eixos de 2,46 metros do Toyota Etios. O habitáculo proporciona um ambiente com bom vão para pernas e joelhos do motorista e demais ocupantes na frente e atrás.
A posição de dirigir, porém, é esquisita. E o porta-malas do Toyota Etios hatch acomoda singelos 270 litros de capacidade, onde cabem uma mala grande e uma pequena.
Um dos maiores dramas e alvos de críticas do Toyota Etios. Nos primeiros anos, hatch e sedã desagradaram pela aparência e texturas nos revestimentos de painéis e portas.
O quadro de instrumentos central era uma tristeza só, com visualização ruim. E a tampa do porta-luvas com um buraco para não comprometer a saída do ar para o carona é de doer a vista. Rebarbas aparentes e encaixes falhos do Etios não condizem com a qualidade habitual dos Toyotas.
Acabamento simples era um dos pecados do Etios, além do visual
A fabricante japonesa até tentou melhorar o acabamento. Ao longo dos anos o Toyota Etios teve novos revestimentos e adotou um painel digital. Mas nada que tenha emprestado qualquer requinte à linha compacta.
Como dito, o Toyota Etios compensa a aparência geral com uma mecânica elogiável. Feito sobre a plataforma Entry Family Car (EFC) – versão simplificada da NBC para mercados emergentes -, o carro agrada no rodar a maior parte do tempo.
Bom lembrar que o modelo caiu nas graças de muitos motoristas de táxi e de aplicativos. Justamente pela robustez e a fama de mecânica durável da montadora.
Não satisfeita com a avalanche de críticas quanto ao design e acabamento do Etios, a Toyota resolveu aumentar o teto de vidro do seu hatch compacto.
No fim de 2013 a Toyota lançou o Etios Cross, a versão aventureira do hatch. Feita para brigar com Volkswagen CrossFox, Hyundai HB20X, entre outros.
Se o Etios já era feio, a Toyota conseguiu se superar com o aventureiro Cross
Porém, o modelo conseguiu ficar ainda mais controverso. Afinal, seguiu a fórmula de outros aventureiros: ganhou molduras escurecidas exageradas na carroceria e acabamento com jeito de Storm Trooper na dianteira.
O Etios Cross morreu em 2018, três anos antes de a Toyota encerrar as vendas da linha.
Sugerimos o Toyota Etios 2019 na opção X-Plus 1.5, já depois da última reestilização. Entre os equipamentos de segurança, controles de estabilidade e tração, Isofix e assistente de partida em rampas, além dos airbags frontais e freios ABS exigidos por lei.
Na parte de conforto, o Toyota Etios X-Plus 2019 oferece ar-condicionado, trio elétrico, ajustes de altura do banco do motorista e do volante, direção assistida e encosto traseiro rebatível. O som original da versão tem tomada USB e conexão Bluetooth, mas existem exemplares usados com centrais multimídias vendidas como acessórios de concessionária.
Já ouviu aquele papo que Toyota não quebra, né? Esse estigma positivo colou no Etios. Fato é que tem fama boa de manutenção e peças fáceis de achar.
As principais reclamações de donos de Toyota Etios apontam falhas recorrentes no sistema de embreagem. Segundo depoimentos em fóruns virtuais e no Reclame Aqui, o conjunto tem baixa durabilidade e apresenta excesso de vibrações e trepidações no pedal.
Outros problemas relatados: infiltrações de água na cabine, ruído excessivo das peças plásticas do acabamento interno e quebra frequente da alça do comando de regulagem de altura do banco do motorista.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Carro usado: 9 fatos sobre o Chevrolet Vectra GT
- Carro usado: 10 fatos sobre o Volkswagen up! TSI 2016
- Carro usado: 9 fatos sobre o Renault Fluence 2015
Por isso, selecionamos o Toyota Etios 2019, em um dos últimos anos de produção e com motor 1.5. E destacamos 10 fatos para você considerar antes de optar pelo criticado (muitas vezes injustamente) hatch.

Plástica até tento amenizar o estilo pouco agradável, mas não o fazia mais interessante que os rivais
Veja 10 fatos sobre o Toyota Etios 2019.
1. Trajetória
Baseado em um projeto indiano, o Toyota Etios foi lançado no Brasil em setembro de 2012. Foi o primeiro produto feito na fábrica da montadora japonesa de Sorocaba, no interior de São Paulo.

Etios e o Etios Sedan chegaram em 2012 com a expectativa de serem o Toyota popular, mas foram ofuscados por Onix e HB20
O carro também estreava os motores 1.3 e 1.5, ambos multiválvulas. Não demorou muito para a linha se render a uma versão aventureira sobre a qual falaremos adiante.
A gama recebeu mudanças no acabamento nos anos seguintes. E também na mecânica, aí mais especificamente na linha 2017.
Os dois motores ganharam variação nos comandos de válvulas. De quebra, tiveram a potência aumentada e o câmbio manual passou de cinco para seis marchas. O Toyota Etios ainda trouxe, naquele ano, opção de caixa automática de quatro velocidades.
A família Toyota Etios passou pela sua primeira atualização de design na linha 2018. O compacto trocou os para-choques dianteiro e traseiro e adotou nova grade frontal.
Em 2019, mais mudanças visuais no Toyota Etios, bem discretas, diga-se de passagem. O carro passou a ter molduras pretas na grade e lentes escurecidas nos faróis e lanternas.
A chegada do Yaris e, principalmente, do Corolla Cross, ajudaram a decretar o fim do Toyota Etios. Apesar de venderem bem, hatch e sedã foram descontinuados em Sorocaba em abril de 2021 para abrir espaco para o novo SUV médio.
Curiosamente, a produção do Etios para outros mercados sul-americanos ainda foi mantida até 2023.
2. Sofreu bullying, mas vendeu bem
Sem dúvida, o Toyota Etios foi um dos carros mais criticados da história da indústria automotiva brasileira recente. E o bullying começou antes do lançamento, após uma prévia com carros testados no Japão por jornalistas brasileiros.
A Toyota se apressou e fez ajustes até o lançamento oficial, o que não poupou o Etios de mais críticas. Não só pelo estilo esquisito e nada unânime, mas também pelo acabamento interno e pela dinâmica.

Motor 1.4 de 107 cv entregava boa oferta de torque em baixa rotação que faz do Etios 2019 um carro ágil na cidade
Felizmente a Toyota tratou de fazer melhorias no Etios com o passar do tempo. E mesmo com tanto bullying, as virtudes mecânicas garantiam as vendas da linha compacta.
Em pouco tempo de produção o Toyota Etios já vendia tudo que produzia na planta de Sorocaba. Em 2016, por exemplo, foram quase 68 mil unidades vendidas no Brasil e mais 26 mil exportadas. Ultrapassando a capacidade instalada inicial de produção na fábrica do Etios, que era de 70 mil/ano em 2013.
Até 2021, foram 620 mil unidades do hatch e do sedã produzidas no Brasil.
3. Desempenho do Toyota Etios 1.5 2019
Com o motor 1.5 16V. Já recalibrado e com comandos de válvulas variável, o Toyota Etios 2019 entrega 107 cv de potência com etanol e 102 cv, com gasolina. Para um carro com menos de uma tonelada, é o suficiente para boas arrancadas.
Além disso, o Toyota Etios 1.5 tem boa força em baixas rotações, o que facilita as retomadas e subidas. Na estrada, a sexta marcha do câmbio manual funciona como um over drive e contribui para um consumo de combustível moderado.
O Toyota Etios em 2019 também tinha opção de câmbio automático. Com quatro marchas, atrapalha um pouco o desempenho do hatch, mas é um aliado e tanto para o conforto no tráfego pesado das grandes cidades.
4. Espaço
Não se engane com o entre-eixos de 2,46 metros do Toyota Etios. O habitáculo proporciona um ambiente com bom vão para pernas e joelhos do motorista e demais ocupantes na frente e atrás.
A posição de dirigir, porém, é esquisita. E o porta-malas do Toyota Etios hatch acomoda singelos 270 litros de capacidade, onde cabem uma mala grande e uma pequena.
5. Acabamento interno
Um dos maiores dramas e alvos de críticas do Toyota Etios. Nos primeiros anos, hatch e sedã desagradaram pela aparência e texturas nos revestimentos de painéis e portas.
O quadro de instrumentos central era uma tristeza só, com visualização ruim. E a tampa do porta-luvas com um buraco para não comprometer a saída do ar para o carona é de doer a vista. Rebarbas aparentes e encaixes falhos do Etios não condizem com a qualidade habitual dos Toyotas.

Acabamento simples era um dos pecados do Etios, além do visual
A fabricante japonesa até tentou melhorar o acabamento. Ao longo dos anos o Toyota Etios teve novos revestimentos e adotou um painel digital. Mas nada que tenha emprestado qualquer requinte à linha compacta.
6. Mas é robusto…
Como dito, o Toyota Etios compensa a aparência geral com uma mecânica elogiável. Feito sobre a plataforma Entry Family Car (EFC) – versão simplificada da NBC para mercados emergentes -, o carro agrada no rodar a maior parte do tempo.
Bom lembrar que o modelo caiu nas graças de muitos motoristas de táxi e de aplicativos. Justamente pela robustez e a fama de mecânica durável da montadora.
7. Por que, Deus, por quê?
Não satisfeita com a avalanche de críticas quanto ao design e acabamento do Etios, a Toyota resolveu aumentar o teto de vidro do seu hatch compacto.
No fim de 2013 a Toyota lançou o Etios Cross, a versão aventureira do hatch. Feita para brigar com Volkswagen CrossFox, Hyundai HB20X, entre outros.

Se o Etios já era feio, a Toyota conseguiu se superar com o aventureiro Cross
Porém, o modelo conseguiu ficar ainda mais controverso. Afinal, seguiu a fórmula de outros aventureiros: ganhou molduras escurecidas exageradas na carroceria e acabamento com jeito de Storm Trooper na dianteira.
O Etios Cross morreu em 2018, três anos antes de a Toyota encerrar as vendas da linha.
8. Nossa dica de Toyota Etios 2019
Sugerimos o Toyota Etios 2019 na opção X-Plus 1.5, já depois da última reestilização. Entre os equipamentos de segurança, controles de estabilidade e tração, Isofix e assistente de partida em rampas, além dos airbags frontais e freios ABS exigidos por lei.
Na parte de conforto, o Toyota Etios X-Plus 2019 oferece ar-condicionado, trio elétrico, ajustes de altura do banco do motorista e do volante, direção assistida e encosto traseiro rebatível. O som original da versão tem tomada USB e conexão Bluetooth, mas existem exemplares usados com centrais multimídias vendidas como acessórios de concessionária.
9. Manutenção do Toyota Etios 2019
Já ouviu aquele papo que Toyota não quebra, né? Esse estigma positivo colou no Etios. Fato é que tem fama boa de manutenção e peças fáceis de achar.
Preços de peças do Toyota Etios 1.5:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 90 a R$ 160
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 250 a R$ 450
- Bomba de combustível: de R$ 350 a R$ 500
- Kit troca de óleo (4 litros 5w30 + filtro): de R$ 240 a R$ 400
- Amortecedor traseiro (par): de R$ 300 a R$ 480
- Para-choque traseiro: de R$ 500 a R$ 700
- Farol direito: de R$ 310 a R$ 550
10. Principais problemas do Toyota Etios
As principais reclamações de donos de Toyota Etios apontam falhas recorrentes no sistema de embreagem. Segundo depoimentos em fóruns virtuais e no Reclame Aqui, o conjunto tem baixa durabilidade e apresenta excesso de vibrações e trepidações no pedal.
Outros problemas relatados: infiltrações de água na cabine, ruído excessivo das peças plásticas do acabamento interno e quebra frequente da alça do comando de regulagem de altura do banco do motorista.
Recalls do Toyota Etios
- Troca do airbag do passageiro de unidades produzidas entre 2012 e 2017
- Substituição do airbag do motorista de unidades feitas entre 2015 e 2017
Continue lendo...