Notícia Carros 1.0 foram um mau negócio em 2021: só o Fiat Argo esteve acima da média

Start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2021 e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto realizou um levantamento em sua base de dados, apoiados em milhares de anúncios no decorrer do ano, para verificar o comportamento de preços dos carros 1.0 do país. E o resultado é claro: os populares foram um mau negócio.

Diferentemente de picapes, SUVs e até importados premium, que foram analisados recentemente e exibiram performances invejáveis nas altas de cotações, os carros 1.0 não acompanharam a evolução de preços dos demais segmentos.

VEJA TAMBÉM:


O levantamento foi feito com carros 1.0 cotados em janeiro e dezembro de 2021, extraindo-se a variação de preços, sempre com veículos “modelo 2021”, isto é, seminovos. Na média geral, as 20 versões apuradas tiveram valorização de 14,05% de acordo com a pesquisa da Mobiauto, bem abaixo, portanto, dos 23,5% registrados pelo mercado total.

Motivos​


“Há vários motivos para determinar essa má performance. Um deles é o natural desinteresse do consumidor por carros populares, visto que o segmento representa cerca de 20% das vendas de modelos zero km atualmente, ou a metade dos SUVs, por exemplo”, destaca o consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr. Ele prossegue: “O segmento incorpora hoje modelos muito sofisticados, com motores de 1 litro turboalimentados, como o VW Polo. Esse fenômeno os aproxima da mesma faixa de preços dos SUVs. E é uma covardia disputar vendas com esses utilitários”.

Alguns dos modelos 2021 mais modernos desse segmento, de fato, possuem cotações na faixa de R$ 65 mil a R$ 75 mil, como Hyundai HB20 e HB20S, Chevrolet Onix e Onix Plus, além do Fiat Argo. E este último foi a exceção que confirmou a regra: com 26,96% de valorização no decorrer de 2021, foi o único modelo 1.0 do país a se posicionar acima da média de mercado. “Fizemos uma pesquisa recente nos mesmos moldes com as picapinhas: a valorização média foi de mais de 34%”, lembra Castro Jr.

Veja a lista:

ModeloMédia Jan/21Média Dez/21Variação
Fiat ArgoR$ 53.445R$ 67.85326,96 %
Fiat MobiR$ 43.669,50R$ 53.198,8723,39 %
Hyundai HB20R$ 55.745,33R$ 66.238,0818,82 %
VW PoloR$ 62.350R$ 70.062,8913,24%
Chevrolet OnixR$ 65.217,50R$ 73.797,5713,16 %
Renault KwidR$ 44.485R$ 50.233,4012,92 %
Hyundai HB20SR$ 62.900R$ 69.014,309,72 %
Renault SanderoR$ 52.472,50R$ 57.295,499,19 %
Ford KaR$ 53.615,45R$ 57.813,957,83 %
VW GolR$ 53.105R$ 55.838,625,15 %
Chevrolet Onix PlusR$ 71.990R$ 72.012,860,03%

Com a crise de fornecimento de semicondutores em 2021, que restringiu a produção de modelos mais baratos – as montadoras usavam as poucas peças que chegavam às linhas de montagem para produzir veículos de maior valor agregado –, a tendência era de alta desses carros 1.0.

“Como a produção foi restrita, nada mais natural do que a alta nas cotações dos seminovos. Mas nem assim isso ocorreu. Entendo que é desinteresse puro do consumidor”, explica o executivo.

Carros 1.0 estão caros? Vai piorar! Boris Feldman explica:


O post Carros 1.0 foram um mau negócio em 2021: só o Fiat Argo esteve acima da média apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...
 
Top