A China anunciou que irá implementar uma nova regra de exportação a partir de 2026. Todos os fabricantes de EVs chineses precisarão de uma licença especial de exportação para enviar carros para fora do país. Essa medida já existe para os modelos a combustão e híbridos.
O governo chinês busca proteger a reputação das marcas nacionais e garantir que compradores estrangeiros tenham total confiança em seus produtos.
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A decisão da China é motivada pela grande concorrência interna e também por reclamações externas sobre a qualidade do produto e suporte pós-venda. A guerra de preços entre as produtoras locais de EVs está muito intensa. Alguns fabricantes reduzem suas margens para manter a participação ativa no mercado.
Existem também problemas nos países de destino, como a falta de suporte no pós-venda, qualidade inconsistente dos veículos exportados e uma grande disputa de preços.
A China se tornou a maior exportadora de automóveis do mundo, superando até mesmo o Japão. Projeções indicam que o país pode exportar 10 milhões de veículos por ano em até cinco anos.
Mesmo com essa liderança, o país ainda tem um enorme espaço para crescimento interno. A China tem cerca de 1 carro por 1.000 habitantes, enquanto dados revelam que a Europa tinha, em 2020, 641 e os EUA tinham 860 por cada 1.000 habitantes.
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O governo chinês busca proteger a reputação das marcas nacionais e garantir que compradores estrangeiros tenham total confiança em seus produtos.
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A decisão da China é motivada pela grande concorrência interna e também por reclamações externas sobre a qualidade do produto e suporte pós-venda. A guerra de preços entre as produtoras locais de EVs está muito intensa. Alguns fabricantes reduzem suas margens para manter a participação ativa no mercado.
Existem também problemas nos países de destino, como a falta de suporte no pós-venda, qualidade inconsistente dos veículos exportados e uma grande disputa de preços.
- O novo controle de exportação deve obrigar as marcas a padronizar o processo, assim elevando a qualidade e a criação de redes de assistência técnica. Tudo está sendo pensado para diminuir a “enxurrada” de carros baratos sem suporte, que mancha a reputação do país em mercados estrangeiros.
Liderança global e o potencial de crescimento
A China se tornou a maior exportadora de automóveis do mundo, superando até mesmo o Japão. Projeções indicam que o país pode exportar 10 milhões de veículos por ano em até cinco anos.
Mesmo com essa liderança, o país ainda tem um enorme espaço para crescimento interno. A China tem cerca de 1 carro por 1.000 habitantes, enquanto dados revelam que a Europa tinha, em 2020, 641 e os EUA tinham 860 por cada 1.000 habitantes.
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